quinta-feira, 16 de abril de 2009

LODO DE ESGOTO - ASSUNTO DE WORKSHOP

Um workshop sobre o " Uso agrícola de lodo de esgoto ", será realizado de 19 a 20 de maio em Campinas - SP, patrocinado pelo IAC e pela EMBRAPA Meio Ambiente.O lodo de esgoto tem apresentado bons resultados como fonte de nutrientes NPK, Cálcio, Magnésio e Zinco para as plantas. As quantidades usadas devem estar de acordo com às necessidades das plantas. Além disto, o lodo de esgoto deve apresentar teores baixos de patógenos e metais pesados. O tratamento com cal hidratada diluida à concentração de 40% eleva o pH a 12 e serve no controle dos patógenos.

Na fazenda Motorola, situada em Jaguariúna - SP, o lodo é aplicado na forma líquida. O IAC recomenda que a quantidade não deve ultrapassar 40 kg/ha de nitrogênio (N) disponível por ano. Após 5 anos de aplicação do lodo a fertilidade do solo melhorou.

Entretanto há uma preocupação na aplicação do lodo em relação à saúde pública embora reconhecido os benefícios que acarreta para a agricultura. Por isto a resolução 375 do CONAMA estabelece critérios e procedimentos para o uso, em áreas agrícolas, de lodo de esgoto gerado em estação de tratamento de esgoto sanitário e seus produtos derivados, visando benefícios à agricultura e evitando riscos à saúde pública e ao ambiente. E neste workshop, a resolução do CONAMA vai ser apreciada para uma melhor adequação ao que ela dispõe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.