quinta-feira, 9 de abril de 2009

NOVO FUNGO SE ALASTRA NO TRIGO

O agricultor no dia-a-dia luta contra uma série de fatores na sua plantação de trigo. Excesso de umidade que favorece o ataque de fungos, excesso ou falta de chuvas, granizo, ventos fortes, ataque de pragas e doenças, falta de crédito, ataque de pragas aos grãos armazenados, perdas na colheita, e tantos outros fatores que causam uma diminuição na produtividade. Através dos seus derivados o trigo é uma dos principais grãos na mesa dos brasileiros.
Agora, um fungo "laranja mortal" vem aparecendo em lavouras ocasionando ataques em plantações ao redor do mundo deixando os produtores de prontidão no controle da evolução da marcha deste fungo em direção a outras lavouras.
A pesquisa, por sua vez, comenta progresso no combate a este fungo, ou seja, a clonagem de dois genes que combateriam o mesmo. Estes genes são encontrados em uma variedade de trigo silvestre e apresentam defesas contra fungos ocasionadores da "ferrugem" .
Esta operação de obter variedades resistentes a este fungo poderá levar anos. O importante é descobrir quem são estes genes e onde eles se localizam no genoma.
O fungo, chamado Ug 99, apareceu na Uganda e se espalhou em direção ao Irã e China.. O veículo principal de disseminação é o vento que carrega os "esporos" para outras regiões contaminando as lavouras.
Portanto, mais uma luta dos pesquisadores em obter variedades de trigo resistentes à doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.