terça-feira, 28 de abril de 2009

Obtenção dos Fertlizantes Fosfatados

OS FERTLIZANTES FOSFATADOS

Os adubos fosfatados provém das rochas fosfatadas naturais. Podem ser usados pelas indústrias tanto os fosfatos naturais brasileiros como os fosfatos naturais importados. Os fosfatos naturais pouco reativos (não confundir com os fosfatos naturais reativos como os de Gafsa, Carolina do Norte, Khourigba, Arad) por serem de baixa reatividade precisam ser atacados por ácidos ou submetidos ao calor para tornarem-se produtos solúveis em água.


PRINCIPAIS FERTLIZANTES FOSFATADOS:
a) Superfosfato simples – é o mais antigo dos fertilizantes fosfatados (1840). É de fácil fabricação.
Rocha fosfatada moída + H2SO4 = Superfosfato simples
Espera-se que a mistura se solidifique e “ cure “ (completar a reação) e, então, a massa é quebrada. Possui baixa concentração de fósforo – 20%.
b) Superfosfato triplo - neste caso, a rocha fosfatada moída é tratada com ácido fosfórico (H3PO4). O produto tem mais concentração de P2O5 porque se usa o ácido fosfórico. A reação é semelhante àquela de obtenção do superfosfato simples.
O ácido fosfórico possui 52 a 55% de P2O5. Para obtenção deste ácido submete-se a rocha fosfatada a uma reação com maior quantidade de ácido sulfúrico. Obtém-se o ácido fosfórico e o sulfato de cálcio (gesso). O sulfato de cálcio é separado por filtração. Este processo é chamado " processo úmido ".

c) Termofosfatos – são produtos obtidos pelo tratamento térmico das rochas fosfatadas. O processo é baseado na fusão das rochas. O produto pode ser ou não adicionado de silicato de magnésio e sílica. São os termofosfatos magnesianos.
A temperatura de fusão gira a mais de 1.200°C. Após, o material é resfriado pela ação de jatos de água com formação de grãos menores que 2 mm. Estes grãos são separados da água e após uma pré secagem seguem para um secador rotativo e moinho de bolas.
O P2O5  dos termofosfatos é solúvel em ácido cítrico 2% 1:100, insolúvel em água e pH alcalino. Possuem 17% de P2O5, 7% de Mg e 16% de cálcio.
a) MAP e DAP - a amônia combinando-se com o ácido fosfórico produz os fosfatos de amônio. São produtos com altos teores de fósforo, alta solubilidade e muito utilizados pelas indústrias de fertilizantes por fornecerem N e P, minimizando os custos.
O fosfato diamônio (DAP) apresenta 17% de N e 47% de P2O5. O fosfato monoamônio apresenta 11% de N e 60% de P2O5.
Os teores de N e P expressos acima são o mínimo estabelecido pela Legislação Brasileira de Fertilizantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.