segunda-feira, 18 de maio de 2009

Os Fosfatos perante à Legislação Brasileira

A Legislação Brasileira determina que a garantia do fósforo deve ser avaliada nos seguintes extratores químicos:
Fosfatos Acidulados e parcialmente Acidulados – Citrato neutro de amônio (CNA) + água, e os teores solúveis em água e total para os parcialmente acidulados quando comercializados isoladamente;
Misturas que contenham fosfatos acidulados ou parcialmente acidulados – citrato neutro de amônio (CNA) + água e facultativo o teor solúvel em água;
Fosfato Naturais, Fosfatos Naturais Reativos, Escórias, Termofosfatos e Farinha de Ossos – o teor total de fósforo e o teor solúvel em ácido cítrico a 2% relação 1:100; No caso dos Fosfatos Naturais Reativos pode ser indicada o teor de fósforo solúvel em ácido fórmico a 2% relação 1:100 desde que o teor de fósforo solúvel encontrado neste extrator (ácido fórmico) seja igual ou maior que 55% do fósforo total do produto.
Misturas que contenham fosfato natural, fosfato natural reativo, escórias e farinha de ossos - teor total de fósforo somente em misturas de natureza física pó ou farelada; fósforo solúvel em ácido cítrico 2% na relação 1:100 e teor de fósforo solúvel em água ou informação de que o fósforo é insolúvel em água;
Misturas que contenham termofosfatos – teor total somente quando em misturas de natureza física pó ou farelada; teor solúvel de fósforo em ácido cítrico a 2% relação 1:100 ou teor de fósforo solúvel em citrato neutro de amônio (CNA) + água.
O fósforo é avaliado na forma de P2O5. No caso do ácido cítrico a 2%, a relação 1:100, quer dizer 1 gramo de produto para 100 ml de ácido. Um avanço da Legislação de Fertilizantes foi permitir a indicação da solubilidade em ácido fórmico 2% 1:100 para os fosfatos naturais reativos. Isto era uma antiga aspiração dos que defendiam os fosfatos naturais reativos.

O mercado comum europeu utiliza o ácido fórmico há anos pois dizem que é o único extrator para diferenciar os fosfatos naturais reativos dos fosfatos de baixa reatividade desde que 55% do seu fósforo total seja solúvel no ácido fórmico 2% 1:100. E estão corretos pois pesquisas realizadas no Brasil confirmam este fato, como vejamos: dos fosfatos naturais, na ilustração acima, o único que poderia ser comercializado no Mercado Comum Europeu seria o fosfato natural de Gafsa – pois no teste realizado por Catani e Nascimento, 94,6% do fósforo total do Gafsa é solúvel no ácido fórmico 2% 1:100. Os fosfatos naturais brasileiros são de baixa reatividade e não servem para aplicação direta na agricultura mas podem ser utilizados pelas indústrias onde sofrerão tratamentos químicos que os tornarão solúveis em água.

15 comentários:

  1. Em uma fonte de fosforo com 29% de P2O5 e 10% de fosfpro soluvel em CNA, qual devo considerar para recomendar uma adubação. Sendo que minha necessidade é de 40 kg de fosforo/ha.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Denis,
    Acredito que o teor de 29% de P2O5 seja o fósforo total da fonte. Pelos dados informados, deve ser um fosfato parcialmente acidulado. A rocha utilizada no tratamento parcial com ácidos deve ser baixa reatividade, pois não acredito que a indútria usaria um fosfato de alta reatividade para tratá-lo com ácidos. A parte que não é solúvel em CNA+água continua a ser a rocha originária cuja eficiência vai depender de sua reatividade no solo. Mas, as recomendações de adubação se baseiam no fósforo solúvel em CNA+água. Então, você vai precisar de 400 kg/ha do produto.
    Espero que tenha dirimido a sua dúvida. caso contrário, escreva. Um abraço e boa pergunta a sua.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, caro Braga.

    Muito obrigado pelos seus esclarescimentos.
    Aproveitando sua aula, uma dúvida que não consigo sanar é o seguinte:

    Fiz a seguinte conta (utilizando seu exemplo no site) com base na análise de solo, de uma área de 2.300 ha, onde vou implantar Eucalipto aqui no Norte de Minas.

    P - 9,5 mg/dm³ pH - 5,6
    P resina - 4,0 mg/dm³ M.O. - 3,6 dag/kg
    K - 73 mg/dm³ Al - 0,6 cmolc/dm³
    S - 6,1 mg/dm³ H+Al - 8,2 cmolc/dm³
    Ca - 1,3 cmolc/dm³ CTC - 9,9 cmolc/dm³
    Mg - 0,2 cmolc/dm³ V - 17
    m - 26

    9,5 mg/dm³ x 2 = 19kg/ha de P

    1kg de P = 2,29136kg de P2O5

    Logo, 21 x 2,29136 = 48,09 kg/ha de P2O5

    48,09 -------------------20% (dúvida; quanto devo usar de assimilação para fosfatos reativos?)
    x -------------------100%

    x= 240,45 kg/ha P2O5

    100--------------- 29 P2O5
    x --------------- 240,45 P2O5

    x = 829,13 kg/ha de fosfato natural reativo.

    Se utilizar 10% que é a concentração do P solúvel em CNA, a dosagem é muito maior.

    Sei que tais recomendações dependem de outros fatores, como a argila (não presente esse resultado), porém, a recomendação para eucalipo na maioria das bibliografias com argila até 15% e P res entre 3 e 5mg/d³, é de 40kg de P2O5/ha.

    Interessante que, a recomendação para fosfatagem em silvicultura nessa região, é de 400kgha de fosfato natural reativo aplicado no sulco (subsolador a 40 cm de profundidade) e 150g de 6-30-6 + micro na cova.
    Mesmo assim, se P na análise der exemplo 0,7mg/dm³, ainda aplicam 400kg/ha.
    Como o custo de implantação é alto, o risco é grande e tem dado certo, ninguém tem coragem de aplicar menos que isso, ou mais.
    Silvicultura, hoje,no Norte de Minas é do tipo "Maria vai com as outras", o que um fizer, todos seguem.

    Antecipo-lhe novos agradecimentos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Denis,
    O cálculo que você fez serve para indicar o quanto de P2O5 o solo contém, que são 43,5 kg P2O5/ha (19 kg P x 2,29136)
    A recomendação que você citou, conforme resultado da análise, é de 40 kg P2O5/ha. Esta recomendação é baseada em dados de pesquisa que apontam que a necessidade de P2O5 para solos com P resina entre 3 e 5 mg/dm3 que o caso do solo em questão.
    Portanto, o que se deve aplicar no solo são fontes de fósforo que forneçam os 40 kg/ha.
    Você fala em fosfato natural reativo com 10% de fósforo solúvel em CNA+água. Ora isto não está correto pois os fosfatos naturais são insolúveis em água e sua garantia em fósforo não é expressa em CNA+água.
    A Legislação brasileira prevê que as garantias do fósforo, nos diversos fosfatos são expressas da seguinte maneira:
    FOSFATOS SOLÚVEIS - caso dos superfosfatos, DAP, MAP - em CNA+água, e teor solúvel em água.
    FOSFATOS PARCIALMENTE ACIDULADOS - teor de fósforo total, teor solúvel em CNA+água (mínimo 9%)
    FOSFATOS NATURAIS NÃO REATIVOS - É o caso dos fosfatos naturais brasileiros - fósforo total e mínimo de 4% de fósforo solúvel em ácido cítrico 2% relação 1:100.
    FOSFATOS NATURAIS REATIVOS - teor total de fósforo, e mínimo de 9% de fósforo solúvel em ácido cítrico a 2% 1:100.
    Eu considero fosfato natural reativo aquele que apresenta 55% do seu fósforo total solúvel em ácido fórmico a 2% relação 1:100. O ácido fórmico é o melhor extrator para diferenciar reativos de não reativos.
    A quantidade de 400 kg/ha está viável, tanto na aplicação de um fosfato parcialmente acidulado como num fosfato reativo para o solo com esta análise.
    Ainda, no caso do fosfato natural reativo, se souber a garantia expressa em ácido fórmico, se for aplicado na forma pó, e tiver mais de 55% do fósforo total solúvel no ácido fórmico 2% 1:100, você pode calcular os 40 kg/ha em relação ao fósforo total - mas só neste caso.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber qual laboratório no Brasil faz análise de P em Ácido Formico em fosfato natural??

    Grato

    Claudio Figueira

    ResponderExcluir
  6. O fosforo no fosfato natural é insoluvel na solução extratora, Citrato de neutro de amonia em CNA por qual motivo?

    ResponderExcluir
  7. Os fosfatos naturais precisam ser atacados por ácidos para solubilizar o fósforo. Por isto se usa o ácido cítrico ou fórmico como extrator, usando-se uma grama de fosfato natural reagindo com 100 ml de ácido a 2%.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, Tenho um adubo P2O5 sol. CNA + água de 32 e P2O5 sol. Agua de 26.
    Eu jogando 300 kg, quantos pontos de P eu terei 96 ou 78? Gostaria de uma explicação para eu entender a diferença entre os dois.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você terá 78 de P solúvel em água para dar o arranque, uma disponibilidade imediata de P para absorção pela planta.

      No Extrator CNA+ água você terá 96 de P


      O problema é em solos ácidos, pois a acidez fixa o P tornando-o indisponível para a planta. Neste caso recomenda-se uma mistura de solúvel em água mais um fosfato natural reativo. Ou fazer a calagem na área total.

      Excluir
  9. Bom dia,

    Uma dúvida surgiu, e como acompanho sempre este blog, aqui desejo saná-la:

    Os fosfatos acidulados (simples, triplo, MAP e DAP), contém uma descrição de percentagem de P2O5 solúvel em CNA (citrato neutro de amônio).

    Minha dúvida é: o que, na prática, é o CNA, este ácido já está presente no solo, ou ele está dissolvido na formulação do adubo. O que define o termo "acidulados" aos fosfatos que citei?

    ResponderExcluir
  10. O CNA é um extrator utilizado para determinar o teor de P dos fertilizantes. Para os fosfatos naturais utiliza-se o ácido cítrico. Assim como o P do solo é avaliado em extratores Mehlich 1 ou resina trocadora de íons. Como o Ph do solo é medido em extratores como a água ou CaCl2.São apenas extratores que calcula-se que vão desempenharas condições do solo.

    Acidulados são os fosfatos cuja rocha fosfatada foi tratada por ácidos como o sulfúrico e o fosfórico para torna-los solúveis no solo.

    Existem os fosfatos parcialmente acidulados onde se usa menor quantidade de ácidos para atacar a rocha fosfática tricálcica que é insolúvel no solo.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Sr.Braga!

    uma dúvida,
    Recebi uma análise que consta 16,8% de P2O5 (Total) e 5,6% de P2O5 (Ac. Cit). Mas não diz de qual fonte de fósforo se trata. Se termofosfato, fosfato natural não reativo ou outra fonte.
    Você poderia me ajudar com essa dúvida, por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser um fosfato natural de baixa reatividade. Termosfosfato não poderá ser porque o fósforo em ácido cítrico é muito baixo. Fosfato natural reativo não é. Pode ser uma outra formulação desenvolvida por alguma indústria utilizando fosfato natural de baixa reatividade.

      Excluir
  12. Boa tarde Sr.Braga!

    uma dúvida,
    Recebi uma análise de um fosfato natural com 20 % de P2O5 (Total) e 6 % de P2O5 (Ac. Cit). O que devo considerar na recomendação objetivando 80 pontos de fosforo por ha? 400 Kg ( 20 % P2O5) ou 1334 Kg ( 6 % P2O5)?
    Seria 6 % de liberação imediata e o restante (14 %) liberado gradativamente , ou não devo levar em consideração esse restante , e só considerar os 6 % do acido cítrico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Junior. Pelo dados que você deu, acho que trata-se de um fosfato natural de baixa reatividade. O que vai ser liberado para as planta de maneira imediata é os 6% e o restante ao longo do tempo. se for uma cultura de ciclo curto não lhe aconselho. estes fosfatos são mais indicados para culturas de ciclo longo como frutíferas e pastagens perenes e para a fosfatagem do solo, assim mesmo misturando com um fosfato solúvel em água.
      Se foi lhe dado na análise a garantia do P2O5 solúvel em ácido fórmico a 2% (1:100) aí a coisa muda de figura pois trata-se de um fosfato natural reativo (a garantia do P2O5 ser maior que 55% do fósforo total). Mas, mesmo assim, faça uma mistura com fosfato solúvel se for para culturas de ciclo curto.

      Excluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.