quinta-feira, 7 de maio de 2009

Os nutrientes das plantas (3) - Cálcio (Ca), Magnésio (Mg) e Enxofre (S)



Macronutrientes Secundários

Cálcio (Ca):

É outro macronutriente importante para as plantas. É chamado macronutriente secundário junto com o magnésio (Mg) e o enxofre (S).

Os efeitos indiretos do cálcio são tão importantes quanto o seu papel como nutriente. O cálcio promove a redução da acidez do solo, melhora o crescimento das raízes, aumento da atividade microbiana, aumento da disponibilidade de molibdênio (Mo) e de outros nutrientes. O cálcio reduzindo a acidez do solo, diminui a toxidez do alumínio (Al), cobre (Cu) e manganês (Mn). Plantas que apresentam altos teores de cálcio resistem melhor a toxidez destes elementos.
As vagens chochas na soja e as folhas enroladas no milho são sintomas de deficiência de cálcio.
O cálcio existe tanto na forma de cátion como parte insolúvel dos minerais do solo. As formas disponíveis Ca++ são adsorvidas nos colóides do solo. Pela troca de cátions, elas passam para a solução do solo e depois são absorvidas pelas plantas.
O calcário e o gesso são as principais fontes de cálcio e são, também, condicionadores de solos. Além destes, existem fertilizantes que contém na sua composição o cálcio como o superfosfato simples com 18-20% de cálcio, o superfosfato triplo com 12% e outros conforme quadro que apresentamos no Capítulo da Legislação Brasileira de Fertilizantes.

Magnésio (Mg):

Outro importante macronutriente secundário. O magnésio apresenta, no solo, teores menores do que o cálcio porque é mais solúvel e sujeito, então, às perdas por lixiviação. O magnésio é fornecido sob a forma de íons Mg++ pelo sistema de troca do solo. O magnésio, como o nitrogênio, é parte da clorofila e sua deficiência aparece com um amarelecimento entre as nervuras das folhas mais velhas.
A forma disponível é a Mg++ adsorvida aos colóides do solo. Pela troca de cátions, o íon Mg++ passa para a solução do solo.

Enxofre (S):

O enxofre contido na atmosfera é uma das maiores fontes deste nutriente. As deficiência de enxofre são parecidas com as do nitrogênio – folhas amarelo-pálido. O enxofre faz parte das proteínas e é absorvido em grandes quantidades.
No solo, a maior fonte de enxofre é a matéria orgânica e no íon (SO4‾) contido no sistema de trocas do solo.
O enxofre é absorvido pelas plantas na forma (SO4‾) altamente sujeita às perdas por lixiviação.

7 comentários:

  1. Prezado Professor Gastão,
    Não sei se esta é a sua profissão, mas é como o vejo atuando nesse Blog fantástico. Parabéns.
    Gostaria de lhe solicitar um aconselhamento com relação à adubação com cálcio.
    Recentemente fiz uma análise de solo e o teor de cálcio e magnésio foi respectivamente de 2,6 e 0,5 mg/dm³. A Saturação por bases foi definida como 78% e pH foi medido como de 6,2. O Engenheiro Agrónomo consultado propôs a seguinte recomendação:
    “1 - Pelas características do solo não podemos fazer todas as correções necessárias para levarmos o solo ao padrão para a cultura. Excederia a capacidade do solo de reter os nutrientes.
    2 - Existe uma forma barata de fazer cálcio e magnésio no solo, através de calcário, porém seu solo já está com níveis de saturação por bases muito alto. Temos que optar por usar estes nutrientes na adubação de produção e via fertilizantes que não alterem o pH do solo.”
    Existe algum meio mais eficaz de resolver esse problema?
    Antecipadamente lhe agradeço imensamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Diomedes, vc obteve resposta do Professor Gastão? Fiquei curioso.

      Excluir
    2. Desculpe a demora muito grande na resposta, mas esta pergunta passou desapercebida. Com o comentário do Unknown foi possível vê-la. O Ca e Mg estão expressos em mg/dm³. Terá que converter para cmolc/dm³ ou mmolc/dm³> Verificar se os novos valores estão em que faixa (baixa, média, alta) no manual de recomendação de calagem e adubação para o seu Estado. Verificar o valor da CTC a pH 7.O. Calcular a quantidade de calcário (se for necessário) segundo o método recomendado para a sua região. Qual o V2 recomendado para a cultura.
      O artigo abaixo mostra como obter os índices para conversão de Ca e MG de mg/dm³ para cmolc/dm³.
      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2012/02/interpretacao-analise-de-solo-cmolc-e.html

      Excluir
  2. Respostas
    1. Claro, toda a planta necessita de 16 nutrientes, 3 são retirados do ar e os outros 13 do solo. O magnésio é geralmente fornecido pela calagem. Uma análise do solo vai lhe dizer os valores de Mg no solo.

      Excluir
  3. Gostaria que explanace um pouco sobre o silício estou ouvindo falar muito neste nutriente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia:
      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com/2010/02/os-beneficios-do-silicio-si-para-as.html

      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com/2010/07/o-silicio-e-sua-importancia-para-as.html


      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com/2012/01/aplicacao-de-silicio-confere.html

      Excluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.