quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Quanto se adiciona de Ca e Mg pela Calagem

A prática da calagem visa eliminar a acidez do solo para permitir que a planta absorva os nutrientes que ela precisa para o seu crescimento e produção. Além disto estamos incorporando nutrientes Ca e Mg ao solo. E quanto se incorpora de Ca e Mg em cmolc/dm³?

Na postagem "Mistura de calcários para manterem a relação Ca/Mg" (clique para saber mais) explicamos como se calcula a mistura de calcários calcítico e dolomítico para manter uma relação Ca/Mg.
Nesta postagem vamos dar uma regra que facilita todos aqueles cálculos. Mas sempre é bom o técnico saber como chegar às fórmulas, caso esqueça dos coeficientes abaixo.
"Para cada 1% de CaO do calcário, quando se aplica uma tonelada do mesmo, na camada de 0-20 cm, estamos adicionando 0,01783 cmolc Ca²+/dm³".
"Para cada 1% de MgO do calcário, nas mesmas condições anteriores, estamos adicionando 0,0248 cmolc Mg²+/dm³".

Admitindo-se um calcário com 28% de CaO e 12% de MgO, um dolomítico, as quantidades em cmolc/dm³ de Ca e Mg são:
28 x 0.01783 = 0,49 cmolc Ca/dm³
12 x 0,02480 = 0,29 cmolc Mg/dm³
Se você comparar este cálculo com a postagem anterior verá que em duas linhas obtivemos o mesmo resultado com o calcário dolomítico

4 comentários:

  1. Caro professor Ney, em um calculo para necessidade de calagem de um área, qual formula deverei adotar, saturação de bases ou neutralização de alumínio uma vez que as NC em ambas são diferentes?
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve usar aquela recomendada pela pesquisa oficial para a sua região, seu Estado.
      Leia:
      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com/2009/04/interpretacao-da-analise-do-solo-parte_25.html
      Se você mora no RS, leia:
      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com/2009/10/determinacao-da-necessidade-de-calagem.html

      Se o seu Estado não aparece neste artigo, consulte a Embrapa, ou serviço de extensão rural.

      Excluir
  2. professor o que o sr. acha das algas marinhas calcificadas do gênero Lithothamnium substitui o calcário quanto a questão de cálcio e magnésio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O lithothamnium é um produto derivado de algas marinhas calcárias que pode apresentar 46% de CaO, 4,2% de MgO, uma reatividade de 99% e um PRNT de 92,6%. Em teores de Ca e Mg isto representa 33% de Ca e 2,5% de Mg.
      O uso do produto apresenta baixo custo de processamento. As algas são retiradas do fundo do mar, por dragagem, e submetidas a uma secagem natural, depois ensacadas e estocadas.
      Pesquisadores da Universidade Federal de Lavras - MG que aplicado em conjunto com a vinhaça, nas lavouras de cana-de-açúcar, apresentou resultados significativos como condicionador do solo e liberação de vários nutrientes, como o Ca, Mg e Si. Houve, também, uma melhoria do pH do solo, criando condições melhores para a disponibilidade dos nutrientes.
      Segundo o Prof. Paulo César Melo da UFLA, o produto pesquisado já apresentava aumento do açúcar em frutas como laranja, mamão, goiaba, maracujá e outras. Depois, Melo testou o produto em lavouras de cana usando o produto misturado com vinhaça, somente vinhaça e área sem os produtos. Constatou que houve um aumento 52% na produção de açúcar e álcool quando se aplicou a mistura do produto com a vinhaça. O produto potencializou o efeito da vinhaça. Quando comparado à área que não recebeu nenhum tratamento, o aumento foi de quase 100%.

      Excluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.