quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Adubação do Maracujazeiro para Minas Gerais - parte 2

Na postagem O Maracujá (1) aborda as adubações para os Estados da Bahia e São Paulo. Através de tabelas, as recomendações foram feitas em quantidades de fertilizantes – uréia, supersimples e cloreto de potássio - de acordo com a análise do solo.
Nesta publicação “O Maracujá (2)” vamos tecer considerações sobre o Estado de Minas Gerais. O maracujazeiro absorve grandes quantidades de nutrientes: o nitrogênio (N) ao redor de 205 kg/ha/ano; o potássio (K2O), 221 kg/ha/ano. Por outro lado, a exportação destes nutrientes pelos frutos é a seguinte: nitrogênio, 44 kg/ha; o potássio, 89 kg/ha.
Entretanto o que se tem encontrado é que as quantidades recomendadas de N são muito variáveis nos Estados brasileiros: na Bahia o N varia de 30 a 200 kg/ha; o K2O de 30 a 150 kg/ha. Em Minas gerais, o N é de 167 kg/ha; o K2O, 267 kg/ha; em São Paulo, o N varia de 107 a 160 kg/ha e o K2O de 107 a 480 kg/ha.
Segundo pesquisadores, a relação N/K2O deve ser de 1:3. Borges, Ana Lucia et ali, em experimento realizado na Epamig, conseguiram melhores resultados utilizando 100 kg de N/ha e 200 kg de K2O/ha; portanto uma relação 1:2. Outros pesquisadores obtiveram melhores resultados com uma relação 1:2,6.

Adubação em Minas Gerais
No plantio: aplicar na cova junto com o fertilizante fosfatado: 20L de esterco de curral curtido, ou 5L de esterco de galinha, ou 2L de torta de mamona, mais 100 g de calcário dolomítico para cada tonelada de calcário aplicado na calagem, mais o fertilizante fosfatado conforme quantidade recomendada na tabela anexa. Quanto ao fertilizante fosfatado, pode-se aplicar a metade da quantidade como fertilizante solúvel em água e a outra metade dobrada como fosfato natural ou termofosfato.
Por exemplo: Pela tabela ao lado, a recomendação é de 330 g/cova de superfosfato simples: aplica-se a metade da quantidade do supersimples (solúvel em água), ou seja, 165 g/cova; a outra metade dobrada (165x2 = 330 g/cova) usa-se um fosfato natural que tenha no mínimo 9% de fósforo solúvel em acido cítrico a 2% relação 1:100. Ficaria, então, aplicado na cova: 165 g de supersimples + 330 g de fosfato natural reativo.


Pós-plantio: usar a recomendação da tabela para Minas Gerais:

Nitrogênio (N): deve ser parcelado e aplicado aos 30 e 60 dias após o plantio.
Potássio (K): deve ser aplicado 90 e 120 dias após o plantio.
Adubação de frutificação: na tabela abaixo estão as recomendações de fertilizantes NPK simples para serem aplicados nos meses de novembro, janeiro e março, nos primeiro e segundo anos e de conformidade com a análise do solo. As quantidades estão expressas em g/cova.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.