segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Efeito La Niña e o Aumento da Irrigação das Culturas

A Abimaq - Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos está apostando no aumento da área de irrigação e na venda de máquinas e equipamentos para 2011. Tudo por conta do fenômeno La Niña, cuja previsão é de uma forte estiagem em 2011. A tendência é o aumento da área irrigada no Brasil, e o produtor deverá se preparar para os efeitos do fenômeno La Niña. O produtor deve começar a pensar em planejar a implantação de um sistema econômico de irrigação. A irrigação por gotejamento proporciona uma economia de 80% na água. O sistema convencional de irrigação acarreta uma perda de 70% de água, por evaporação. A CSEI estima que, atualmente, apenas 4,1 milhões de hectares são iriigados, ou seja quase 7% de um potencial de 60 milhões de hectares.

4 comentários:

  1. Caro Colega

    Com La Ñiña,ou sem ela,a água,como bem se sabe,será,
    cada vez mais,um bem a poupar. A rega por gotejamento foi,assim,um grande invento. Mas,como todas as coisas,não é perfeito,quanto mais não seja,
    pelos entupimentos a que está sujeito,de natureza física,biológica e química. Disso tratam,pelo menos,
    três trabalhos brasileiros,dois,na Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental,e um,
    na Ciência Rural.

    Muito boa saúde,Caro Colega.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Gismonti

    A CSEI/ABIMAQ é uma entidade representativa da indústria brasileira fabricante de sistemas de irrigação. Nossos associados representam mais de 80% do mercado e são fabricantes de todos os métodos de irrigação disponíveis.
    A CSEI defende o uso consciente e eficiente da água, acreditamos que a agricultura irrigada é uma das soluções para responder ao aumento da demanda por alimentos que vemos pela frente. Mais, entendemos que a irrigação é a técnica que pode guiar uma segunda revolução verde gerando imensos ganhos de produtividade no campo. Tudo isso feito de forma sustentável e preservando a disponibilidade de água para os seus diversos usos.
    A escolha do método de irrigação deve ser feita com cautela e pautada em um bom projeto técnico aliado ao estudo de viabilidade financeira do empreendimento. Não existe um único método de irrigação que seja mais eficiente ou mais indicado em todas as condições, cada um se adequa melhor a diferentes realidades.
    Essa é a posição da CSEI/ABIMAQ que gostaria de esclarecer já que o texto postado sugere uma tendência da instituição em recomendar o método de gotejamento em detrimento dos demais - o que não é realidade.
    Ainda a título de contribuição, o potencial de área irrigável no Brasil (conforme o PNRH) é de 29,5 milhões de hectares.
    Atenciosamente.

    Marcelo Borges Lopes
    Presidente
    CSEI/ABIMAQ

    ResponderExcluir
  3. Estimado Sr. Marcelo
    Muito interessante o seu comentário. Veio elucidar muita coisa. A propósito, do gotejamento, quando escrevi o artigo eu acrescentei o que li na Literatura (me perdoe se deu a idéia de ser uma indicação da Abimaq). Apóio quando diz que na irrigação o Técnico deverá escolher o melhor método e o mais econômico.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Gismonti, agradeço seu esclarecimento e o espaço dado a ele.
    Estamos a disposição para contribuir com o engrandecimento da agricultura irrigada no Brasil. Nosso e-mail para contato é o csei@abimaq.org.br
    Abraço.

    Marcelo

    ResponderExcluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.