terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Utilização do Pó de Basalto na Agricultura

Segundo estudos realizados, o pó de basalto possui propriedades de recuperar solos degradados e repor os nutrientes retirados pelas plantas, nas colheitas. É um fertilizante que o Brasil não precisa importar. É uma matéria-prima nacional, inesgotável, de fácil exploração e distribuída em todas as regiões do país. Ele faz parte da adubação orgânica: palhadas, adubo verde, pó de rochas. Os solos pobres agradecem a reposição de nutrientes, pela incorporação de rocha basáltica moída. Faz parte da agricultura sustentável. Ele se diferencia da adubação mineral: os adubos químicos, pelo uso continuado, deixam os solos pobres; o pó de basalto enriquece o solo com nutrientes, pois apresenta, na sua composição, 19 elementos para promoverem o desenvolvimento da planta.
No solo, o pó de basalto é atacado pelos microorganismos (bactérias e fungos), pelas secreções ácidas das raízes das plantas que solubilizam o pó moído. O solo não deve ser preparado, mas mantida a cobertura vegetal e a adubação verde para uma melhor eficiência do pó de basalto. A maneira de aplicar o pó é semelhante à aplicação do adubo químico. O produtor deve escolher variedades de ciclo mais longo. As leguminosas, como o feijão e a soja, levam uma grande vantagem em relação as demais culturas, em termos de produtividade, porque têm a propriedade de fixar o N do ar. No Estado de Santa Catarina, no município de Porto União, os produtores estão obtendo excelentes resultados com a aplicação de pó de basalto. Um video preparado pela  EPAGRI - Programa SC Agricultura -  mostra os excelentes resultados.
São inúmeras as vantagens proporcionadas pela utilização do pó de basalto:
1) liberação lenta de nutrientes;
2) as perdas de nutrientes, por lixiviação, são reduzidas;
3) economia no emprego da mão-de-obra;
4) neutraliza a acidez do solo;
5) não tem propriedades acidificantes nem salinizantes para o solo;
6) a presença de sílica diminui a fixação do fósforo;
7) é uma boa fonte de micronutrientes para as plantas;
8) economia no emprego de fertilizantes;
9) substitui a adubação química e tem efeito residual maior;
10) menor incidência de pragas e doenças.
As mudas cítricas, que receberam no plantio uma quantidade de pó de basalto, apresentaram um desenvolvimento mais rápido e as folhas são maiores e mais pesadas. Por sua vez, as hortaliças, quando recebem aplicações de pó de basalto no solo, apresentam folhas com maior resistência ao ataque de patógenos. As melancias, que recebem, na cova, uma mistura de pó de basalto e húmus na proporção 1:1, apresentam folhas mais desenvolvidas e o controle de pragas e doenças é mínimo.
No pó de basalto, a liberação de nutrientes é contínua e progressiva. O ideal é empregar uma mistura de grãos finos e grãos mais grossos. As partículas finas têm uma liberação mais rápida de nutrientes. As grossas, por sua vez, vão liberando os nutrientes mais lentamente. Mas para uma boa eficiência do pó de basalto é necessário um solo com vida microbiana intensa. Os resultados serão melhores num solo bem provido de matéria orgânica.
As recomendações, em geral, são de 2 t/ha para as culturas anuais e perenes, incorporando no solo. Nas frutíferas, utiliza-se mais 2 kg/planta na formação da muda. Nas hortaliças, a quantidade varia de 100 a 150 g/m². Nas abóboras e melancias, usar uma mistura de 1 kg de pó de basalto e 1 kg de húmus, na cova.

OUTROS ARTIGOS PARA LER
A matéria orgânica do solo
Recuperação de solos degradados
Os microorganismos do solo
A essência para o sucesso do plantio direto
As vantagens do plantio direto

11 comentários:

  1. o pó de rocha ´r recomendado para o tomate?

    ResponderExcluir
  2. Mandei analizar o po de rocha basaltica de minha regiao margem rio parana e contem aluminio +++ perguntar tem como neutrlizar este aluminio antes de aplicar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pó de basalto deu 1,7 % de alumínio posso usar na soja ?

      Excluir
  3. Meu solo é arenoso e conforme a analise possue alumio, 0,05. Estou vendo uma amostra de po de rocha que tem AL2O3 14,24. Posso usar esse po ou ele ira aumentar a concetracao de aluminio no solo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo verificar as condições física, química e biológica do solo. Um solo sem atividade biológica é um entrave à utilização dopo de rocha. Recomendo, também, verificar qual o pó de rocha que vai usar e se combina com o seu tipo de solo. Não vejo problema, mas verifique tudo isto.

      Excluir
    2. Po de rocha de origem da ardósia não tem ação no pH do solo
      Se seu pó de rocha tem alumínio
      Lembre da tabela de Mallavolta
      Relação ph /absorção de micro e macro nutrientes
      Isso não mudou até hoje

      Excluir
  4. Ser a que posso usar nas suculentas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. O pó de basalto contém silício que traz grandes benefícios para as plantas. O pó de basalto melhora o desenvolvimento radicular tanto em área como em profundidade.

      Excluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.