terça-feira, 29 de junho de 2010

Evolução dos Fertilizantes em 2010

Os fertilizantes são muito importantes para promoverem o desenvolvimento das plantas. Eles repõem os nutrientes necessários para um aumento de produtividade das culturas. Pelas características de nossos solos serem de baixa fertilidade, a aplicação de fertilizantes faz com que as plantas respondam muito bem à aplicação dos mesmos. Um queda no consumo de fertilizantes proporciona uma diminuição da produtividade das lavouras. Os custos altos de produção contra os baixos preços recebidos pelo produtor, na venda da safra, faz com que haja uma menor aplicação de fertilizantes. Segundo dados da ANDA - Associação Nacional de Difusão do Adubo - nos anos de 2006 e 2007 houve um incremento nas entregas de

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Condicionadores de Solos - Ácidos Húmicos e Fúlvicos

Os condicionadores de solos se caracterizam por produtos que concentram grandes quantidades de matéria orgânica e ácidos húmicos e fúlvicos. Servem para a restauração da fertilidade dos solos desgastados proporcionando equilíbrio físico, químico e biológico. Formoso, C.H; Teixeira, N.T.; Lopes, G.O. testando um produto comercial, contendo ácidos húmicos e fúlvicos, na cultura do tomate, em casa de vegetação, chegaram à conclusão que o mesmo beneficiou a produção de frutos, com uma aplicação de 0,5 l/ha. Os mesmos pesquisadores, e mais Cavarreto, B.M. estudaram a possibilidade de usar condicionador de solo comercial à base de turfa, ácidos húmicos e fúlvicos e mais potássio (K), no desenvolvimento e produção da

terça-feira, 22 de junho de 2010

A Lei dos Retornos Decrescentes na Agricultura

Em virtude dos solos brasileiros, em geral, apresentarem características de acidez acentuada e de baixa fertilidade, com pobreza de nutrientes indispensáveis às plantas, são necessárias práticas de calagem e fertilização, recomendadas pelos técnicos, a fim de que o produtor rural consiga obter altas produtividades. Sem isto, as lavouras estão fadadas à baixas produtividades.
Os órgãos de pesquisa brasileira vem trabalhando há anos no aprimoramento das tabelas para que elas representem o ideal nas recomendações de nutrientes para as diversas culturas, visando o aumento da produtividade com economicidade. Em suma, que os nutrientes aplicados através da fertilização, aliado a

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Exposição Direta e Indireta aos Agrotóxicos

A NR – 31, “Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura” foi aprovada pela Portaria No. 86 de 03.03.2005, publicada no Diário Oficial da União em 04.03.2005.
Esta NR-31 obriga os empregadores rurais e equiparados, inclusive os constituídos sob a forma de microempresa ou empresa de pequeno porte.
A NR-31 tem como objetivo estabelecer normas a serem observadas na organização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento das atividades da agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura com a segurança e saúde e meio ambiente do trabalho. Se aplica a quaisquer atividades, no campo, relacionadas acima, verificadas as formas de relação de trabalho e emprego e o local de atividades.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Classificação dos Fertilizantes no Contexto da Legislação

As plantas necessitam de nutrientes para o seu desenvolvimento e formação de grãos. Como afertilidade de nossos solos é muito baixa há necessidade de fornecê-los por meio da aplicação de fertilizantes químicos, orgânicos, e misturas entre eles. Portanto, fertilizantes são misturas minerais ou orgânicas, naturais ou sintéticas que fornecem um ou mais nutrientes para as plantas. A comercialização é feita dentro dos preceitos que rege a Legislação Brasileira de Fertilizantes, que prevê as garantias mínimas dos nutrientes contidos no fertilizante, e tolerâncias admitidas para cada caso.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Aumento nos Recursos para Agricultura Familiar

Deverão ser injetados na agricultura familiar 16 bilhões de reais, para a safra 2010/2011. Na safra anterior a aplicação foi de 15 bilhões de reais, quase 6,7% de incremento. Quando iniciou o programa, cerca de 5,4 bilhões de reais foram colocados ao alcance da agricultura familiar. O PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) espera atingir 2,2 milhões de contratos com o desenvolvimento deste tipo de segmento da agricultura. Além disto, o programa espera beneficiar 1 milhão de novos agricultores atingindo, em grande escala, as Regiões Norte e Nordeste do país. A novidade do Programa, que será assinado no próximo dia 17, é que aquelas famílias que exploram lavouras de trigo, milho, soja, bovinocultura, etc, com renda de até R$ 220.000,00 por ano poderão participar do programa, o que não acontecia até agora. Os agricultores, ainda este mês, poderão procurar o Banco do Brasil para renegociar as suas dívidas, parcelamento, quitação à vista com desconto, etc.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Necessidade de Calagem e Saturações de Ca e Mg

O objetivo desta postagem é atender a uma solicitação do Tiago, leitor deste blog, que postou um comentário pertinente ao assunto. Já publicamos várias postagens sobre o tema, mas vale  repetir para reforçar o assunto tão importante para aqueles que se dedicam à recomendação de calagem e fertilizantes, baseadas nas informações de uma análise de solo. Além disto, muitos emails nos pedem para esclarecer muitas dúvidas que ainda ficam entre os leitores.
Preliminarmente, vamos recordar o seguinte:
Se a análise não informa o valor da soma de bases (SB), o cálculo é este:
SB = K+Ca+Mg+Na expressa em cmolc ou mmolc/dm³. Todos os elementos têm que estar expressos na mesma unidade.
Se a análise não informa o valor da CTC efetiva (t), o cálculo é este:

terça-feira, 8 de junho de 2010

O Fósforo do Solo e a Eficiência Agronômica

Os solos brasileiros são ácidos e apresentam deficiências de P para as plantas. Embora exigido pelas culturas, em geral, em quantidades pequenas, o P é um fator limitante no aumento de produção das culturas. As plantas respondem muito bem à calagem, à fosfatagem e à manutenção dos níveis de P no solo, com aumento na produtividade. Entretanto, nos fertilizantes minerais granulados ou complexos, o nutriente P é expresso em percentagem maiores do que o N e K. Isto se deve ao fato de que apenas 15 a 25% do P aplicado ao solo´é absorvido pelas plantas, devido aos processos de fixação, retrogradação e outros já comentados em artigos anteriores (leia o artigo  "clicando aqui").
O fósforo, no solo, encontra-se na fase sólida – orgânica e inorgânica, e na fase líquida – solução do solo. Nesta solução ele está presente como ânions H2PO4 e HPO4 e sua concentração é menor que 0,01 mg/dm³ ou 0,02 kg/ha. Esta é apenas uma pequena fração do fósforo total e é a forma solúvel que as plantas absorvem.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

32a. Semana Citricultura

De 7 a 11 de junho do corrente ano, o Centro de Citricultura "Sylvio Moreira" e O Blog Agricultura SP, vão apresentar palestras, vídeos e debates sobre a Citricultura, na 32a. Semana Citricultura. É um assunto bastante importante pelo que representa a citricultura brasileira no cenário agrícola mundial. No dia 7, às 14,15 h, o pesquisador científico do IAC, Sr. José Orlando Figueiredo receberá um prêmio, com transmissão ao vivo. Na programação, mais os seguintes eventos: 41º Dia do Citricultor e a 36a. Expocitros.
Para maiores informações, clique aqui  PROGRAMAÇÃO COMPLETA.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

As Reações dos Fertilizantes Potássicos e o Solo

O potássio é um cátion que tem uma carga elétrica positiva, e é absorvido pela planta sob a forma de íon K+ presente na solução do solo. Os minérios de potássio não sofrem nenhum tratamento químico, como as rochas fosfatadas, para serem empregados diretamente na agricultura. Os minérios de potássio se formaram ao longo de milhões de anos pela evaporação de grandes mares e lagos que secaram, depositando no seu fundo os sais de potássio. No decorrer dos anos, estas camadas, existentes no fundo dos mares, foram cobertas por grandes camadas de rochas e solo. Por isto é que se encontram minérios de potássio a grandes profundidades (2.000 metros), causando um problema a sua exploração e a separação dos componentes não desejáveis.

terça-feira, 1 de junho de 2010

As Transformações do Enxofre (S) no Solo

Após o carbono (C) e o nitrogênio (N), o enxofre (S) é um dos elementos mais abundantes na terra. Ele é essencial para os organismos vivos  e fonte de energia para as bactérias litotróficas. Nos solos tropicais, os teores de S disponível são bastante baixos e não satisfazem as necessidades das plantas. Por isto a aplicação de fertilizantes que contenham o enxofre na sua composição, como o superfosfato simples, o sulfato de amônio e outros. No caso de pastagens e árvores (culturas permanentes), o enxofre necessário deve vir da reciclagem da matéria orgânica existente no solo; as reações microbianas ou químicas produzem sulfato (SO4--) disponível e absorvido pelas plantas. Segundo Shan et al. (1977), o S orgânico do solo pode