quinta-feira, 29 de julho de 2010

Os Cuidados no Transporte de Agrotóxicos

Quem transporta agrotóxicos tem uma árdua missão: adotar medidas preventivas para evitar acidentes ou diminuir os riscos de acidente e ainda cumprir as obrigações conforme a lei de transporte de produtos perigosos. O desrespeito à legislação ocasiona multas tanto ao que vende como àquele que transporta. O agricultor na hora da compra deve se informar, junto ao revendedor, das características e perigos causados pelos produtos que transporta. Em suma, o agricultor precisa saber:
1. quais os cuidados no transporte do produto;
2. se a nota fiscal está corretamente preenchida conforme a legislação de transporte de produtos perigosos;
3. se a "ficha de emergência" e o "envelope para transporte" acompanham a nota fiscal;
4. se os produtos estão dentro dos "limites de isenção".
Grupo I - tóxicos - até 5 kg ou litros;
Grupo II - tóxicos - até 50 kg ou litros;
Grupo III - Nocivos - até 100 kg ou litros.
Se a carga estiver acima do limite de isenção, o transporte deverá ser feito por uma empresa preparada e habilitada para cumprir a legislação. Além disto, o veículo deverá levar rótulos de riscos, placas de segurança, e um kit de emergência contendo equipamentos de proteção, cones, pá, ferramentas, placas de sinalização, lanterna, etc.
No transporte de pequenas quantidades, o veículo mais apropriado é uma caminhonete e os produtos protegidos por uma lona impermeável presa à carroceria. O transporte de agrotóxicos é proibido dentro da cabine ou na carroceria, junto às pessoas, animais, ração e medicamentos. A altura da carga deve ser igual a altura da carroceria. Um "cofre de carga" pode ser usado para guardar pequenos volumes, ou que apresentem fragilidade. Revisar a carroceria para ver se não tem pregos ou outros materiais cortantes que causem danos às embalagens. Produtos com resíduos ou vazamento, embalagens rompidas, não podem ser transportados. É proibido o estacionamento do veículo junto a locais de aglomeração de pessoas e animais. Da mesma forma, é proibida a lavagem dos veículos transportadores de agrotóxicos em coleções de água. As embalagens assinaladas como "frágil" devem ser protegidas contra danos, rupturas e vazamentos.
Como proceder no caso de vazamentos ou acidente?
Isto é um assunto que ninguém quer passar, mas que pode acontecer. Neste caso, o veículo deve ser parado, e o motorista verificar o que aconteceu. Não acenda fósforo, não fume, não coma, não beba durante o processo de limpeza que deverá ser procedido. Antes, o motorista deve vestir o seu equipamento de proteção individual para depois sinalizar a área com cones, cordas, placas de sinalização - PERIGO. AFASTE-SE. A ficha de emergência deve ser verificada, seguindo as orientações nela contidas. O produto derramado deve ser estancado para evitar que atinja rios, córregos, a rodovia, e recolhido para descartá-lo em locais apropriados. A presença de pessoas, crianças, deve ser afastada. O revendedor deve ser contatado, e o veículo jamais abandonado, sem a presença da pessoa habilitada.
Fonte consultada e imagens aqui mostradas - ANDEF - Associação Nacional de Defesa Vegetal.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Fórmulas Similares de Fertilizantes

As tabelas de recomendação de adubação, nos diversos Estados brasileiros, para diferentes culturas, são baseadas nos níveis de N, P, K do solo, conhecidos pelo resultado da análise de uma amostra média de terra representativa da lavoura. As quantidades dos principais nutrientes vêm expressas em N, P2O5 e K2O. por outro lado, as formulações de adubos expressam os teores de P e K em P2O5 e K2O, respectivamente. Assim, para uma lavoura de feijão, por exemplo, as recomendações seriam, por hectare: 20 kg N, 80 kg de P2O5 e 40 kg de K2O. " Qual seria a fórmula, ou fórmulas, de fertilizante mineral que forneceria estas quantidades exatas?"

sexta-feira, 23 de julho de 2010

O Estado do Ceará Incentiva o Cultivo Protegido

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA), em parceria com a Coordenação de Desenvolvimento da Agricultura Familiar, e do Instituto Agropólos, executam um "projeto piloto" beneficiando seis famílias das comunidades de Ibiapara e Vaquejador, com o cultivo protegido e energia solar. O projeto está sendo desenvolvido desde novembro de 2009, e os agricultores estão produzindo alimentos de qualidade utilizando energia renovável. Isto garante segurança alimentar e uma maior renda para as famílias que fazem parte do projeto. Culturas como, milho, feijão, pepino, tomate, pimentão, e frutas como manga, goiaba, laranja, tangerina, maracujá e outras, estão sendo comercializadas e incluídas na merenda escolar. A mão-de-obra é

quinta-feira, 22 de julho de 2010

As Argilas e os Níveis de CTC do Solo

Solo fértil é aquele que contém todos os nutrientes disponíveis e essenciais às plantas, que não apresenta elementos tóxicos, e ótimas propriedades físico-químicas. Solo produtivo é o solo fértil aliado à ótimas condições de clima e práticas culturais, proporcionando um bom desenvolvimento das plantas e maior produtividade por área. Um solo não fértil pode tornar-se um solo produtivo através da neutralização da acidez pela calagem, mais aplicação de adubos, contando com condições climáticas favoráveis. Encontramos várias leis no campo da Agronomia:
Lei dos Acréscimos não Proporcionais - também conhecida como Lei de Mitscherlik ou Lei dos Retornos Decrescentes, em que a produção das culturas aumenta até uma certa quantidade de nutrientes aplicados para depois decrescer, mesmo com o aumento desta quantidade. A planta responde à aplicação de fertilizantes, para depois deixar de responder com o acréscimo na quantidade aplicada.

terça-feira, 20 de julho de 2010

A Matéria Orgânica do Solo

A matéria orgânica (MO) seria formada de organismos, resíduos de vegetais e de animais, em decomposição. A matéria orgânica do solo é a principal reguladora da CTC do mesmo. O carbono (C) orgânico participa com 58% na composição da matéria orgânica do solo. Para se obter o teor de MO%, multiplica-se o teor de carbono por 1,724. Dividindo-se o teor de carbono por 20 teremos uma estimativa do teor de nitrogênio (N) no solo. Os solos contêm carbono cerca de duas vezes superior a da atmosfera e cerca de três vezes superior à presente na vegetação. A decomposição da matéria orgânica do solo libera CO2 para a atmosfera, e desta é absorvida, novamente, para formar a matéria orgânica.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Programa Agricultura de Baixo Carbono - Programa ABC

O Programa Agricultura de Baixo Carbono (Programa ABC) tem a finalidade de manter a produção agropecuária diminuindo a emissão de gases de efeito estufa. No primeiro ano do programa serão destinados dois bilhões de reais. O objetivo do Programa ABC, além de aumentar a produção brasileira, é uma maior segurança alimentar e ambiental. O programa estimulará todas as propriedades agropecuárias que buscam a sustentabilidade, e atuará em cinco frentes:
1 - Recuperação de pastagens degradadas - a proposta é recuperar 15 milhões de hectares de pastos degradados, utilizando manejo adequado e adubação, visando uma redução de 83 a 104 milhões de toneladas de gás carbônico (CO2) equivalente/ano, até 2020;
2 - Incentivo para formação de sistemas produtivos, a integração lavoura-pecuária - buscar um aumento de área, integrando lavoura-pecuária-florestas, em 4 milhões de hectares, reduzindo 18 a 22 milhões de toneladas de CO2;
3 - Expansão do plantio direto - Ampliação do Sistema de Plantio Direto em 8 milhões de hectares;
4 - Aumento das áreas cultivadas, incentivando a fixação biológica de nitrogênio (N);
5 - Ampliação da área com florestas plantadas.

OUTROS ASSUNTOS
As Emissões de Metano nas Lavouras de Arroz Irrigado

quinta-feira, 15 de julho de 2010

O Projeto Biomas

Com a discutida Reformulação do Código Florestal, aprovado em 06/07/2010 pela Comissão Especial da Câmara, criando as Reservas Legais e as Áreas de Preservação Permanente - APP's houve um impasse entre os Ministérios do meio Ambiente e da Agricultura, para levar a cabo esta mudança. A CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) recorreu a uma parceria com a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), para por fim a esta polêmica, e lançou o "Projeto Biomas". Este projeto visa identificar os potenciais de uso da terra, considerando o ambiente, e estabelecendo parâmetros para o desenvolvimento de uma agropecuária sustentável. O projeto visa à criação de seis unidades de 500

terça-feira, 13 de julho de 2010

Os Biomas Brasileiros

Bioma vem a ser uma comunidade biológica, ou fauna ou flora, com interações próprias e com o solo, água e ar. Áreas bióticas são áreas geograficamente ocupadas por biomas. São levados em consideração o mesmo tipo de clima e de vegetação, embora um bioma possa ter uma ou mais vegetações e diferentes animais. Por outro lado, como componente abiótico teríamos a energia radiante recebida na terra e vapor d'água. No Brasil, existem sete tipos de biomas: a Floresta Amazônica, o Pantanal, a Caatinga, o Cerrado, a Mata Atlântica, o Pampa e as Zonas Costeiras.
1 - Mata Atlântica:
Este bioma possuía na sua origem 4.000 km² e representava 8,5% da

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Aumento da Área de Plantio do Algodão

Quando um produto está ameaçado de pouca oferta mundial, os produtores ingressam no desejo de aumentar a área de plantio. É a Lei da Oferta e Procura. Com pouca oferta, o preço tende a subir. Baseados nisto, os produtores brasileiros desejam aumentar a área de plantio: a estimativa é de um aumento de 20% na área plantada, para a safra 2010/2011. Dois motivos levam a isto: primeiro, a rentabilidade deverá ser muito alta em virtude da escassez de oferta; segundo, grande parte da produção futura já está comercializada. Com este aumento de 20%, a área plantada deverá ser de quase 1 milhão de hectares. Houve anos em que a área plantada de algodão estava neste patamar, e a ociosidade atual é de 25%, o que não demandará despesas com infraestrutura: ela já existe, mas ociosa. A indústria têxtil está preocupada, pois há um atraso na colheita e o pouco algodão colhido está sendo exportado para cumprir contratos. Em suma, não há algodão no Brasil e nem de onde importar, atualmente.

RS será Beneficiado com a Reformulação do Código Florestal

Cerca de 400.000 agricultores gaúchos serão beneficiados com a reformulação do Código Florestal, aprovado em 06/07 pela Comissão Especial da Câmara. Trata-se do fim da exigência de manutenção de 20% de Reserva Legal, em propriedades que possuam até quatro módulos fiscais. Segundo o módulo fiscal, definido para cada município, em hectares, a classificação das propriedades é a seguinte:
Minifúndio - menos de 1 módulo fiscal;
Pequena propriedade - de 1 a 4;
Média propriedade - de 4 a 15;
Grande propriedade - mais de 15 módulos fiscais.

Prorrogada a Consulta de Texto para Classificação do Milho

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento prorroga por 180 dias a consulta de texto para edição de novas regras de classificação do milho. A Instrução Normativa dispõe sobre requisitos de identidade e qualidade, amostragem, modo de apresentação e rotulagem do produto. No requisito qualidade, as exigências serão definidas em relação ao uso proposto, consistência, tamanho, cor do grão e limites de tolerância para classificação em tipos de milho.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

A Meta é Diminuir a Importação de Potássio

O Brasil importa mais de 90% do potássio consumido na fertilização das lavouras. Porém, o preço vem aumentando muito nos últimos anos o que se torna um problema quando se quer reduzir o custo de uma lavoura. A FertBrasil é uma rede de pesquisa e inovação, que congrega 138 pesquisadores e técnicos de 22 unidades de pesquisa da Embrapa e 73 de outras entidades de pesquisa e extensão. O objetivo é gerar e transferir tecnologia visando o aumento da eficiência dos fertilizantes, e identificar fontes alternativas de nutrientes, com a formação de novos produtos para a agricultura. Estas fontes seriam minerais e resíduos orgânicos. No caso dos orgânicos, os resíduos suínos e de aves. Segundo Vinicius Benites da Embrapa, 10 a 15% do potássio consumido no Brasil poderia vir de dejetos de animais. Outra fonte seria a vinhaça, subproduto da Usina de cana, rica em potássio, e que poderia suprir o equivalente a 25% do potássio importado. Nos minerais, a utilização de rochas silicáticas. A rede FertBrasil pretende disponibilizar no mercado 21 produtos e processos visando eficiência com economicidade. Com isto esperam alcançar uma diminuição de 1,40% na importação de potássio, de imediato. Será analisada, ainda, o impacto desta tecnologia no meio ambiente, em comparação com o emprego dos fertilizantes convencionais.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

O Silício e sua Importância para as Plantas

Pelo decreto-lei 4954 de 14/01/2006, o silício foi considerado como micronutriente pela legislação brasileira. Quanto às fontes, somente o silicato de potássio foi regulamentado como fonte de silício solúvel para ser usada na agricultura. O silicato de potássio é obtido tratando-se a sílica com hidróxido de potássio, sob temperatura e pressão altas, obtendo-se o silicato de potássio. O silicato apresenta-se como líquido solúvel, pH maior que 12, aspecto viscoso e incolor. Por ser solúvel pode ser aplicado via foliar, fertirrigação e hidroponia. No solo, o silício desloca o fósforo (P) fixado nos óxidos e hidróxidos de ferro e alumínio, tornando-o disponível para as plantas. Em condições de alagamento, reduz a toxidez de ferro e manganês. O silício favorece a

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Aprovada a Reformulação do Código Florestal

A Comissão Especial da Câmara aprovou em 06/07 a reformulação do Código Florestal. O próximo passo é discutir e votar a matéria em plenário, após as eleições de outubro. O relatório aprovou o fim da classificação dos diferentes tipos de vegetação. Outra questão foi juntar a moratória de cinco anos sem abertura de novas áreas de plantio e a consolidação das existentes até julho de 2008. Os ocupantes de propriedades que podiam ter áreas maiores desmatadas, no início da ocupação, não serão obrigados a recompô-las nem serão punidos. O prazo máximo para a recomposição das áreas desmatadas foi mantido em vinte anos mais os cinco de moratória. Em relação à Reserva Legal, a vegetação remanescente, nas propriedades com até quatro módulos fiscais será preservada, porém nos limites previstos no bioma: 80% nas florestas da Amazonas Legal, 35% no Cerrado e 20% nas demais áreas. Foi tirado da competência dos Estados, a possibilidade de aumentar ou reduzir pela metade as Áreas de Preservação Permanente - APP's. Foi, também, dispensada a recomposição de Reserva Legal nas propriedades de até quatro módulos fiscais, cujas áreas já estão consolidadas para a produção. As áreas preservadas deverão ser mantidas.

Módulo Fiscal é o parâmetro para a classificação fundiária do imóvel rural quanto a sua dimensão, em hectares, conforme art. 4º da Lei 8.629/93. Ele é estabelecido para cada município.
Minifúndio - menos de 1 módulo fiscal;
Pequena propriedade - entre 1 e 4 módulos fiscais;
Média propriedade - entre 4 e 15 módulos fiscais;
Grande propriedade - acima de 15 módulos fiscais.

terça-feira, 6 de julho de 2010

As Emissões de Metano no Arroz Irrigado

O leitor assíduo deste blog,  que se assina "msg" fez um comentário sobre as emissões de metano, o qual transcrevemos abaixo e que completamos após com algumas elucidações sobre a matéria conforme a pesquisa brasileira oficial. O leitor msg, nos brinda sempre com comentários pertinentes aos assuntos do blog, e que vem enriquecer os nossos conhecimentos e dos nossos leitores.
Caro colega Gismonti
Pelo que  tenho lido, em que se inclui um texto seu, é grande o interesse aí, sobretudo,no Rio Grande do Sul,
pela cultura do arroz. Sendo ela responsável por parte das emissões de metano,que se vão dando onde haja condições  de  anaerobiose,  estando  assim  muito  bem  acompanhada,  que  várias  são  essas  condições,

segunda-feira, 5 de julho de 2010

As Garantias Mínimas dos Fosfatos Naturais Reativos

O nosso leitor " forjengineer " publicou um comentário no blog sobre as garantias mínimas dos fosfatos naturais reativos que teriam sido alteradas pela Instrução Normativa n° 5. Disse o leitor que o P2O5 total, no mínimo, seria 27%, e que o P2O5 solúvel em ácido cítrico 2% 1:100 seria, no mínimo, 30% do teor total de fósforo garantido pelo indústria que o comercializa. Na nossa publicação, falamos de 28% de fósforo total  e 9% de fósforo solúvel em ácido cítrico 2% 1:100. E o leitor forjengineer, atento à legislação brasileira de fertilizantes comentou esta diferença. Agradecemos ao mesmo por este comentário dando a possibilidade de atualizarmos o artigo.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

A Importância dos Equipamentos de Proteção para Agrotóxicos

Os agrotóxicos, se não forem bem manejados, podem causar uma série de problemas ao homem, aos animais e ao meio ambiente. Todo cuidado e medidas preventivas, adotadas no trabalho diário com estes produtos, são condições primordiais para uma aplicação correta dos produtos. A NR-31, norma que regulamenta as atividades do empregador e empregados, no campo, é bem rígida no aspecto de utilização dos agrotóxicos. O produto tóxico pode contaminar o homem e animais, através da pele, olhos, nariz (respiração) e boca. A Legislação Trabalhista prevê que todo o trabalhador que lida com estes produtos deve estar protegido, utilizando vestimentas especiais, que protejam todo o corpo. Estes protetores são chamados de Equipamentos de Proteção Individual - EPI'S. Todo o trabalhador deve ter o seu EPI