quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Melhores Relaçoes K,Ca,Mg para Cana-de-Açúcar

Existem certas relações entre nutrientes do solo, os quais podem estabelecer parâmetros para uma análise das respostas das culturas a eles. Os nutrientes mais usados são: potássio (K), cálcio (Ca) e o magnésio (Mg). Na cana-de-açúcar, estas relações nos dão uma idéia sobre a resposta da planta à aubação potássica e à produtividade. As relações mais usadas são: K/Ca+Mg; Ca/K; Mg/K e Ca/Mg.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Novas Variedades de Feijão para a Colheita Mecanizada

A EMBRAPA Arroz e Feijão lançou, no mercado, três novas variedades de feijão, produtivas e para a colheita mecanizada. As sementes das cultivares são: BRS 9435 Cometa, BRS Estilo (carioca) e a BRS Esplendor (preto). A Cometa é um cultivar precoce, 78 dias e a produtividade chega até 2.700 kg/ha, conforme a região. É recomendada o plantio nas seguintes estações e Estados:
SC e PR - períodos de seca e de chuva;
SP, BA, SE, AL - estação chuvosa;
GO, DF - safras com seca, chuvas e inverno;
MS e MT - na seca e no inverno;
TO - no inverno
Todas as três cultivares são resistentes às principais doenças que atingem o grão, e são bastante produtivas.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Correção de artigo sobre La Niña

Dia 28 último publicamos uma postagem sobre o fenômeno La Niña e a irrigação. Ficou uma dúvida que queremos tirar agora: quando falamos que o método gotejamento promovia uma economia de 80%, foi um esclarecimento nosso pelo que lemos na literatura. Jamais isto é uma indicação da Abimaq, a qual preconiza que não existe um método mais eficiente e indicado para irrigação. O que é preciso é um projeto técnico para recomendar o melhor e o mais econômico para a propriedade rural. Quanto o potencial da área a ser irrigada no Brasil, o correto é 29,5 milhões de hectares e não 60 milhões. Nos comentários do referido artigo, o leitor poderá ler o da Abimaq, bem esclarecedor sobre irrigação das culturas.

Recuperação de Solos Degradados

Solos degradados são aqueles que sofreram transformações físicas, químicas e biológicas, devidos às alterações climáticas. A degradação do solo provoca uma diminuição da sua capacidade de produzir, principalmente pela ação da erosão e pelo uso  indevido  dos  solos  agrícolas. Estes solos apresentam baixa fertilidade motivada pela exportação de nutrientes pelas colheitas e às perdas dos mesmos por volatilização, lixiviação, não havendo, em muitos casos, a reposição dos elementos essenciais às plantas.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Efeito La Niña e o Aumento da Irrigação das Culturas

A Abimaq - Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos está apostando no aumento da área de irrigação e na venda de máquinas e equipamentos para 2011. Tudo por conta do fenômeno La Niña, cuja previsão é de uma forte estiagem em 2011. A tendência é o aumento da área irrigada no Brasil, e o produtor deverá se preparar para os efeitos do fenômeno La Niña. O produtor deve começar a pensar em planejar a implantação de um sistema econômico de irrigação. A irrigação por gotejamento proporciona uma economia de 80% na água. O sistema convencional de irrigação acarreta uma perda de 70% de água, por evaporação. A CSEI estima que, atualmente, apenas 4,1 milhões de hectares são iriigados, ou seja quase 7% de um potencial de 60 milhões de hectares.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Os Programas para o Desenvolvimento Agropecuário no Brasil

Vários são os programas dirigidos aos diversos segmentos do setor agrícola buscando uma melhor produtividade das culturas e uma melhor sustentabilidade.
1. Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC)
Este programa conta com recursos da ordem de R$ 2 bilhões. O Programa ABC visa práticas, tecnologias, sistemas produtivos eficientes, com a finalidade de tornar menos penosa a emissão de gases de efeito estufa. O programa financiará a implantação e ampliação de sistemas integrados lavoura-pecuária ou a combinação dos dois com florestas, correção do solo, adubação, práticas conservacionistas, implantação e manutenção de florestas comerciais, recomposição de áreas de preservação ou de reservas florestais, com o objetivo de uma produção sustentável e com baixa emissão de gases de efeito estufa.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

O Problema dos Solos Compactados

Os solos compactados apresentam uma série de desvantagens para a agricultura. A água não penetra facilmente através do perfil do solo, escorrendo pela superfície e levando, nas enxurradas, terra e nutrientes; 
por sua vez o solo oferece uma resistência, dificultando os trabalhos de preparo do solo e de plantio; há uma maior concentração de raízes na camada superficial, que apresentam-se deformadas; as raízes não penetram no perfil do solo, em busca de água e nutrientes, e, no período de estiagem, as plantas sofrem com o
estresse.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Webconferência sobre ITR e ADA

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoverá dia 21 de setembro, às 10 horas, uma webconferência sobre Imposto Territorial Rural (ITR) e Ato Declaratório Ambiental (ADA). As perguntas podem ser enviadas para o e-mail  canaldoprodutor@cna.org.br.
O prazo para entrega do ITR e ADA encerra, em 2010, no dia 30 de setembro.
Local da webconferência:  http://www.canaldoprodutor.com.br/ , 10 horas da manhã.
Fonte: CNA

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Os Cuidados Essenciais para o Sucesso da Calagem

Afora a aplicação de calcário para neutralizar a acidez do solo, melhorar o desenvolvimento do sistema radicular das plantas, melhorar a absorção, pelas plantas, dos nutrientes do solo, reduzir os níveis tóxicos de alumínio (Al) e de manganês (Mn) e aumentar a produtividade das plantas, a calagem deve ser executada de maneira correta, e a escolha do corretivo é um dos fatores primordiais.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

O Controle dos Nematoides pela Rotação de Culturas

Os nematoides são vermes que provocam graves lesões no sistema radicular das plantas.
As plantas infestadas apresentam um comprometimento na sua capacidade de absorver a água e os nutrientes. São conhecidos os nematoides de cistos, de galhas e de lesões radiculares. Os nematoides infestam várias culturas, como soja, milho, algodão, cana-de-açúcar, café e outras. No caso da soja, existem mais de cem espécies de nematoides, com cinquenta gêneros, pelo mundo.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Adaptação ao Novo Rótulo da Embalagem de Arroz

As empresas embaladoras de arroz devem adaptar o rótulo da embalagem ao novo padrão oficial, até 1º/02/2011. Tudo com base na Instrução Normativa nº 6, do MAPA, que visa a identificação, o subgrupo, a classe e o tipo de arroz, conforme o que está preconizado na referida norma.

Área de Plantio do Milho Deverá Decrescer

Cerca de 7,4 milhões de hectares deverá ser a área plantada com milho na safra de verão. A causa foi o baixo preço da saca de milho que motivou os agricultores a trocarem pelo plantio da soja. Entretanto o panorama do milho mudou com o aumento dos preços deste grão, mas como o produtor já tinha optado pela soja, os insumos já comprados, descartaram a possibilidade de muitos mudarem de idéia. A solução é aguardar a "safrinha".

sábado, 11 de setembro de 2010

Novos Milhos Transgênicos

A empresa Syngenta aguarda a liberação, pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), para a comercialização da semente de milho desenvolvida a partir de três novas tecnologias transgênicas: Bt11, GA21 e MR162.
As sementes controlam vários tipos de lagartas, como a lagarta do cartucho. Esta lagarta é a responsável por sérios danos ao milho, ocasionando prejuízos severos à produtividade das plantas. São híbridos de grande produtividade, de acordo com o clima, região, e manejo das plantas. Outro milho transgênico, desenvolvido pela a Syngenta, é o "Agrisure Viptera", para o plantio da safra 2010/2011, e controla as lagartas que atacam as plantas de milho.
Por outro lado, a Monsanto deve lançar, este ano, o milho transgênico "YeldGard VI Pro", híbrido responsável pelo aumento da produtividade e combate às pragas.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Os Tipos de Adubos Orgânicos

Os adubos orgânicos são originados de resíduos de plantas e de animais. Os adubos orgânicos podem ser simples ou mistura entre eles. Já o composto é obtido através de processos físicos, químicos, físico-químico e biológicos. Os organo-minerais são misturas de orgânicos e fertilizantes minerais.
Os adubos orgânicos simples são aqueles originados de plantas e de animais. Neste tipo temos os estercos de bovinos e suínos, camas de aviários, torta de mamona, turfa, linhita. Um cuidado especial é com a utilização de estercos e plantas que apresentem partes comestíveis pela população humana, pois eles têm, quando no estado fresco, microorganismos que podem causar doenças. Sua utilização só é permitida

terça-feira, 7 de setembro de 2010

A Importância de uma Correta Amostragem de Solo

Já abordamos, em vários posts, a importância da calagem para neutralizar a acidez do solo e da recomendação de adubação para suprir os nutrientes essenciais ao desenvolvimento e o aumento na produtividade das plantas. O técnico responsável pela lavoura de grãos, pomar de fruteiras, etc... leva em conta o resultado da análise do solo feita por um laboratório especializado e credenciado. Esta análise tem que representar o solo que está sendo cultivado. Caso contrário, as recomendações serão errôneas influindo nos resultados da produção. Por isto, a importância desta amostra média de representar corretamente o nível de fertilidade em que se encontra o solo onde o produtor vai estabelecer a lavoura de qualquer cultura.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O Plantio de Adubos Verdes na Citricultura

Com a adubação verde é possível recuperar a fertilidade do solo devido os aumentos nos teores de matéria orgânica do solo, na CTC, na disponibilidade de nutrientes para as plantas, na retenção de água e na aeração do solo, e no controle de nematóides. Os adubos verdes, leguminosas, possuem baixa relação C/N devido à presença de grande quantidade de nitrogênio. Mas elas, sozinhas, não suprem as necessidades totais das plantas em nutrientes, com excessão do N, embora tenham quantidades apreciáveis de NPK+Ca+Mg. As leguminosas têm a capacidade de formar relações com fungos, originando as micorrizas, tão fundamentais na agricultura ecológica pelo aumento da área de exploração das raízes.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Satélites Vão Monitorar Propriedades Brasileiras

A partir do fim do ano, no Brasil, as propriedades agrícolas cadastradas serão monitoradas por cinco satélites, diariamente. Os satélites poderão enxergar, numa lavoura, as folhas que começam a amarelar, mesmo que o produtor não as tenha observado, os riscos de calote, e o cumprimento de leis ambientais. As imagens obtidas, destas propriedades cadastradas, formarão uma base de dados à qual serão adicionadas informações como: dados de solo e clima, tipo de semente plantada e especificações técnicas de cada cultura. O sistema já foi apelidado de "big brother".
O produtor brasileiro, com as informações obtidas, poderá planejar o período de colheita ideal. Por outro lado, as seguradoras saberão se os seus segurados plantaram mesmo e se vão colher.
O convênio abrange a EMBRAPA, a Seguradora Allianz, a empresa alemã Rapid Eye, e a empresa brasileira de tecnologia agrícola, a R3ZIS.
O sistema está sendo testado no interior do Estado de São Paulo e, até o fim do ano, atingirá vários municípios do Estado de Minas Gerais.