quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Fertilizantes Nitrogenados de Liberação Controlada

No solo, o nitrogênio (N) encontra-se, na maior parte, nas formas orgânicas que são mineralizadas pela atividade dos microorganismos. O nitrogênio (N) é exigido pelas culturas em maior quantidade, em relação ao trio NPK. As recomendações de N, em kg/ha, baseiam-se na quantidade extraída pela cultura, e nas transformações que ocorrem no solo, como: mineralização, lixiviação, volatilização, nitrificação, etc. A forma N-nítrica é a que predomina no solo, permanecendo na solução, favorecendo a lixiviação para as camadas mais profundas, longe do alcance das raízes da planta. A lixiviação é a principal perda de N disponível para a planta. A eficiência dos adubos nitrogenados é em torno de 50%, devido às perdas dos nitratos por
lixiviação ou do óxido nitroso para a atmosfera. O excesso de nitratos lixiviados causa sérios problemas ao meio ambiente, e uma perda de recursos econômicos pelo produtor rural, no emprego de maiores dosagens de fertilizantes. Para minimizar estas perdas, existem fertilizantes nitrogenados de liberação controlada que podem estar revestidos ou estabilizados com inibidores da nitrificação ou com inibidores da urease. Eles vão liberando N durante o ciclo de absorção pela planta. O potássio (K) também está sujeito à perdas por lixiviação que são maiores em solos arenosos, ou solos com baixa CTC, devido aos baixos teores de argila e de matéria orgânica. Os fertilizantes de liberação controlada de N podem ser:

1. Inibidores ou de estabilização
Estes reduzem as perdas de N porque demoram mais a converter o N em formas que seriam facilmente perdidas. A proteção pode durar dias, semanas e o efeito residual aparecerá se houver condições reais para as perdas.
2. Não revestidos, mas de disponibilidade lenta
Há uma necessidade de decomposição bioquímica dos compostos, que atrasam a disponibilidade de N. A proteção dura de semanas a meses.
3. Fertilizantes solúveis revestidos
Eles protegem o nutriente. São produtos com N na forma tradicional, mas revestidos. Podem ser revestidos com enxofre (S) ou com polímeros. No caso do revestimento com enxofre (S) há necessidade de romper o revestimento que dependerá de sua espessura, e das condições ambientais.

Além das perdas de N por lixiviação, volatilização, etc, a acidificação do solo é outro problema. Os fertilizantes nitrogenados, devido ao processo de nitrificação, aumentam a acidez do solo. Todos os fertilizantes nitrogenados, sejam convencionais ou de liberação controlada, provocam a acidificação do solo, pois passam pelo processo de nitrificação liberando o íon H+. O sulfato de amônio, após 60 dias, apresenta o maior grau de acidificação do solo, porque o N-amoniacal passa rapidamente para a forma N-nítrica, liberando quatro (4) íons de H+.  Aumentando a dose de N no solo, o pH diminui proporcionalmente. A incorporação dos adubos nitrogenados no solo seria a alternativa para diminuir as perdas e reter mais N-amônio. Porém, no Sistema de Plantio Direto isto seria incompatível.
ANJOS e TEDESCO (1976) estudando a volatilização de amônia da uréia e do sulfato de amônio, concluíram que a uréia apresentou as maiores perdas em solo descoberto.
Da Ros, Clovis Orlando; Brum, Angelo Marcos; estudaram a produção de trigo com diferentes fontes de N (uréia, sulfato de amônio e Sulfammo), em Cruz Alta/RS. Além destas três fontes, os tratamentos constaram, também, da utilização do dobro de uréia e outro sem N. Aplicaram, também, fontes de P e K. A conclusão foi que não houve diferenças significativas no rendimento de trigo com o emprego das diferentes fontes de N. Ressaltaram que o trigo foi plantado sobre área colhida com soja, cujos resíduos mineralizados podem ter beneficiado o cereal.
A EMBRAPA, realizou experimentos na cultura do algodão, no oeste da Bahia (2008/2009), com fontes de N (uréia, nitrato de amônio, sulfato de amônio, uréia super N, e Sulfammo). A uréia super N possui 44% de nitrogênio, é revestida com inibidores de urease e apresenta liberação lenta. Este efeito inibidor da urease pode durar 14 dias. Recomendam analisar o custo com a aplicação dos produtos uréia super N e Sulfammo.
A utilização de fertilizantes de liberação controlada ou lenta de nutrientes pode ser uma alternativa para diminuir as perdas. Contudo, é bom levar em consideração os resultados de pesquisa com estas fontes diferenciadas de N, pois, em alguns experimentos, não houve diferenças significativas em relação às convencionais. Quanto o agricultor poderia diminuir na dosagem? Qual o custo-benefício que estas fontes promoveriam em relação às convencionais? São respostas que o técnico, ao recomendar uma adubação, deverá ter em mente. Tem-se que verificar a eficiência dos adubos de liberação controlada, em relação ao convencional, para se estimar o quanto de N poderá ser diminuído na aplicação e que se traduzirá em diminuição no custo do fertilizante empregado pelo produtor rural. É claro que estudos mais avançados deveriam ser feitos para avaliar as perdas: utilização de lisímetros, colheita dos lixiviados após cada rega, e análise dos lixiviados para determinar os nitratos.

OUTROS ASSUNTOS PARA LER
As perdas de óxido nitroso para a atmosfera
Minimizar as perdas de N na citricultura
As perdas de N na agricultura
Eficiência dos fertilizantes - Perdas de N
Acidificação do solo pelos adubos nitrogenados
As formas de absorção de nitrogênio

5 comentários:

  1. Bom dia Caro Gismonti,

    Sou aluno de Agronomia e gostaría de saber se estes adubos nitrogenado peletizados a base de Sº podem acidificar o solo a medida que se acrescente o nutriente ao solo, além desta, também gostaría de saber como se dá processo de liberação do nutriente...

    Abraço

    Att.:

    Adilson Junior

    ResponderExcluir
  2. Todos os adubos nitrogenados no solo, pelo processo de nitrificação, liberam H+ que contribui para acidificar o solo. Os adubos nitrogenados controlados contêm revestimentos que retardam a nitrificação e a urease. As formas daproveitáveis pelas plantas NO3- e NH4+ são obtidas através da nitrificação. Os adubos que contêm enxofre, também acidificam o solo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://site.timacagro.com.br/timac/Portugues/produto/index.php?acao=detalhar&cod=36

      Excluir
  3. Muito útil seu artigo professor. Meu TCC é até sobre isso, vou testar a eficiência dos diferentes fertilizantes nitrogenados de liberação controlada disponíveis no mercado, com o convencional. Uma grande dúvida que eu tinha era se os fertilizantes com proteção física nos grânulos eram considerados de liberação lenta ou controlada, pois alguns técnicos dizem que não! Mais valeu.

    Jairo C. Filho - Estudante de Agronomia

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.