terça-feira, 5 de abril de 2011

Novas Variedades de Arroz para Sistema Clearfield

Duas variedades de arroz irrigado vão ser utilizadas pelos produtores na próxima safra. As variedades desenvolvidas pela Embrapa Clima Temperado, de Pelotas/RS e pela Embrapa Arroz e Feijão, de Santo Antônio de Goiás/GO, são a BRS Sinuelo CL e a BRS Pampa. A comercialização dos grãos será feita pela Embrapa Transferência de Tecnologia, de Brasília/DF. Atualmente as duas variedades estão em fase de produção devendo ser comercializadas a partir de setembro para a safra 2011/2012. A variedade Sinuelo foi desenvolvida em parceria com a BASF, sendo tolerante ao herbicida Only. A tolerância permite o controle bastante eficiente do "arroz vermelho". A variedade Sinuelo produz grãos da classe "longo fino". Esta variedade, quando utilizada no Sistema Clearfield® Arroz, além do
controle do arroz vermelho, reduz o custo de produção e há um melhor aproveitamento da adubação nitrogenada. A outra variedade, a BRS Pampa é de ciclo precoce, ótimo rendimento de grãos inteiros e melhor qualidade no cozimento. É uma variedade que apresenta resistência às doenças, como a bruzone e a queima de bainhas.
O que é Sistema de produção Clearfield Arroz?
O Sistema de Produção Clearfield Arroz é a combinação de uma semente certificada tolerante com um herbicida, especialmente desenvolvido para este sistema, como solução no controle do arroz vermelho e outras plantas daninhas. Sabe-se que o arroz vermelho provoca sérios prejuízos ao produtor e à indústria. Para o produtor as perdas vão desde a queda na produtividade do arroz irrigado até o acamamento da lavoura, redução da qualidade e do valor do arroz, infestação das áreas pelas sementes do arroz vermelho, as quais sobrevivem no solo por até 10 anos. Para a indústria, há uma menor qualidade do produto recebido, os custos de beneficiamento são maiores, há necessidade de máquinas selecionadoras e há depreciação do produto no mercado. O Sistema de Produção Clearfield Arroz combina a aplicação do herbicida Only, produzido pela BASF e o uso de sementes tolerantes como o caso IRGA 422CL e Tuno CL, desenvolvidas pelo Instituto Riograndense do Arroz - IRGA/RS. Agora, as novas variedades lançadas pela Embrapa se somam àquelas para o desenvolvimento do Sistema. No Sistema Clearfield Arroz, o produtor prepara o solo, planta a semente certificada e tolerante, aplica o herbicida Only, na época e nas quantidades recomendadas pelos técnicos da BASF. O produtor para participar deve seguir a orientação dos referidos técnicos. Lavouras sem o uso de semente certificada e tolerante e que não seguem as recomendações técnicas, não são lavouras que espelham o Sistema Clearfield. O Sistema vem sendo utilizado desde 2004, no Rio Grande do Sul, com o objetivo de controle do arroz vermelho. As variedades recomendadas para este Sistema são portadoras de genes que conferem resistência à herbicidas do grupo das imidazolinonas, como o caso do Only. Os produtores que adotam este sistema devem ter o cuidado de não plantar arroz, na mesma área, por mais de dois anos. É recomendada a consorciação com soja, ou deixar a área em pousio, ou plantar uma variedade de arroz convencional. A não observância desta regra como, também, não controlar os escapes de arroz vermelho, podem colocar tudo a perder, com a criação de populações de arroz vermelho resistentes ao herbicida.
Em 2010, a BASF lançou o herbicida Kifix para o Sistema Clearfield para o controle do arroz vermelho e outras espécies daninhas com efeito pré e pós-emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.