quinta-feira, 19 de maio de 2011

Os Solos Arenosos

Solos arenosos são aqueles que apresentam menos de 15% de argila. Estes solos possuem uma maior proporção de areia (70%), por isso secam mais rapidamente porque são porosos e permeáveis. Os espaços (poros) entre os grãos são maiores o que possibilita a passagem da água com mais facilidade entre eles e alcançando profundidades maiores. E nesta movimentação da água para as camadas mais profundas, ela carrega junto os nutrientes essenciais às plantas. Por isto, são solos que apresentam pobreza de nutrientes. A densidade aparente varia de 1,2 a 1,8 g/cm³. Quanto maior a densidade aparente, menor a porosidade.
São solos com limitações em relação à fertilidade natural. Estes solos possuem pH ácido, pobreza em nutrientes, baixos teores de matéria orgânica, baixa capacidade de troca de cátions, deficiências de cálcio, e toxidez por alumínio nas camadas mais profundas. Nestas condições, as plantas encontram dificuldade para desenvolverem um ótimo sistema radicular em extensão e em profundidade, causando sérios problemas na produção das culturas, além da toxidez do alumínio. Ao contrário dos solos argilosos, apresentam baixa retenção de água, muito sujeitos à erosão devido a sua baixa estruturação. O mau desenvolvimento do sistema radicular faz com que as plantas sofram estresse hídrico, principalmente nos períodos de estiagem, o que contribui para limitar a produtividade das lavouras. A acidez do solo deve ser corrigida com aplicação de calcário, com a incorporação do produto a profundidades maiores e com bastante antecedência do plantio. A pobreza de nutrientes, principalmente fósforo (P) e potássio (K) pode ser corrigida com aplicações, à lanço, de adubos fosfatados e potássicos, seguidas da adubação de manutenção, com aplicações de NPK, mais adubação de cobertura.
Para uma agricultura sustentável nestes solos, à longo prazo, é preciso a adoção de práticas conservacionistas, a utilização do sistema de plantio direto, a integração lavoura-pecuária, rotação de culturas, adubação verde, etc. A deficiência de cálcio e a toxidez por alumínio nas camadas profundas do solo podem ser combatidas com o uso do gesso agrícola. O gesso contribuirá para criar um ambiente propício ao desenvolvimento das raízes, o que permitirá às plantas atravessarem melhor um veranico e aproveitarem os nutrientes disponíveis na camada mais profunda do solo. O gesso, sulfato de cálcio, libera cálcio e o íon sulfato liga-se ao alumínio formando compostos menos tóxicos para as plantas. A reciclagem de nutrientes é importante nestes solos. A adubação verde, com o plantio de plantas em cobertura e depois incorporadas, favorecem a reciclagem de nutrientes das camadas subsuperficiais para a superfície do solo. Outra vantagem da adubação verde, nestes solos, é o aumento do teor de matéria orgânica, que, originalmente, é muito baixo. Nos solos arenosos, as plantas, para mostrarem alta produtividade, necessitam de grande aporte de adubos orgânicos: bagaço de cana, bagaço de coco e estercos de animais.
Os solos arenosos se prestam para a irrigação, o que melhora a produtividade. Devido à grande profundidade e a drenagem são pouco propensos à salinização.
Os solos arenosos podem ser usados para a agricultura, desde que se pratique um bom "manejo". Os solos arenosos, por suas características, precisam de muitos cuidados quando se destinam à produção de alimentos. A erosão destes solos pode ser aliviada com a introdução do plantio direto ou a rotação de culturas. A baixa retenção de água pode ser compensada pelo maior desenvolvimento do sistema radicular, em área e em profundidade. A deficiência de nutrientes está associada à baixa CTC destes solos, promovendo uma maior lixiviação de cátions. Como grande parte da CTC está associada à matéria orgânica, o aumento do teor orgânico pode ser aumentado pela adição de resíduos vegetais, menor mobilização do solo e tempo de utilização do manejo.
Os solos arenosos têm, como característica, a sua "resiliência". O que é resiliência? Resiliência é a habilidade do solo de resistir ao estresse e recuperar-se depois de cessado o mesmo. Solos com baixa resiliência se degradam e se recuperam com mais facilidade, ao contrário dos solos com alta resiliência. Os solos com baixo teor de matéria orgânica são mais suscetíveis à degradação, são de baixa resiliência. O manejo nestes solos seria aumentar o teor de carbono (C) pelo incremento de resíduos vegetais incorporados (C x 1,72 = MO). No preparo do solo, quando for utilizado o arado e a grade, é necessário considerar 60 a 80% da capacidade de campo. No caso de escarificador e subsolador, a faixa ideal de umidade deve estar entre 30 e 40% da capacidade de campo. O uso do preparo convencional induz rápido decréscimo da agregação facilitando a erosão. A adoção do plantio direto promove um incremento da agregação do solo, dificultando a erosão, e possibilitando uma agricultura sustentável.
OUTROS ARTIGOS PARA LER
A essência para o sucesso do plantio direto
As vantagens do plantio direto
Importância e manejo da adubação orgânica
Época e semeadura dos adubos verdes
Rotação de culturas contra a monocultura
Reciclagem de nutrientes do solo

21 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog, também iniciei um blog votado para assuntos relacionado com agronomia, sou universitário e acho que é muito relante este tipo de comunicação já que podemos trocar informações sobre muitos temas, como estou iniciando o meu estou aberto a dicas e sugestão e parcerias. Meu blog é: Agronice.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei desse blog,vou fazer igual no meu

    ResponderExcluir
  3. Estou trabalhando em um sítio localizado no município de Itapuã e tenho observado estas características de solo arenoso. meu cliente pretende a produzir olerículas e pequenas frutas. estamos utilizando a adubação com o composto da Ecocitrus. Poderias auxiliar no cálculo da dose de adubação???
    obrigado e parabens pelo Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezados Alexandre e Alana,
      Vcs têm que considerar os teores de nutrientes, em %, contidos no composto Ecocitrus. Depois ver quanto de N, P2O5 e K2O recomendados para olerícolas. Parta da nutriente em menor quantidade na recomendação.
      Ex. 40 N 60 P2O5 e 50 K2O (parta de 40 N)
      Vamos supor que o composto tenha 3,8% de N.
      em 100 kg de composto ......... 2,5 kg N
      quanto de composto (X)............ 40 kg N
      X = (40 x 100) / 2,5
      X = 1.600 quilos de composto
      Com as concentrações de P2O5 e K2O no composto, calcular quanto de P2O5 e K2O serão fornecidas pelos 1.600 kg de composto. A diferença deve ser utilizada com fertilizantes minerais.
      Lembre-se, se houver necessidade de transformar P em P2O5 (P x 2,29 = P2O5)
      K em K2O (K x 1,205 = K2O)

      Excluir
  4. Bom dia!

    Estamos entrando na época das adubações, e preciso de um esclarecimento.
    O solo do meu cafezal é arenoso e tenho lido sobre os parcelamentos das adubações para este tipo de solo.
    Quando chega maio em que o café está crescendo sinto que ele para de crescer, produz grãos menores e sente muito. Então sempre tenho quebra de safra. Sou nova no ramo e o café mais velho tem 5 anos.
    Estudando o por que deste problema vi que ao invés de 3 adubações, temos que fazer de 4 a 5 para este tipo de solo.
    Como se deve proceder? O total do adubo para três adubações é repartido em 4 ou 5 vezes?
    Me foi recomendado 3 adubações de 150 gr, dando um total de 450gr/cova.
    Estou pensando em dividir os 450gr em 4 parcelas.
    Gostaria que me informassem sobre o assunto, o que devo fazer.

    Obrigada,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser feita 4 coberturas, parcelando a dose total em 4 vezes. Por exemplo: 60 kg N = 4 x 15 kg N.
      O potássio (K) deve ser aplicado em duas coberturas, ou seja metade da dose recomendada em cada uma dela.
      Aplicar em dias sujeito às chuvas.

      Excluir
  5. sou estudante de agronomia pela UFMT, e este blog vem me ajudando muito tanto com trabalhos como a nivel de conhecimento vcs estao de parabéns

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, oque eu posso fazer ou colocar no solo para deixar mais arenoso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi sua pergunta. por que querer deixar um solo arenoso. Você leu bem os problemas destes solos?

      Excluir
  7. Boa noite tenho uma pequena horta na escola que não produz quase nada devido ao solo arenoso. Como posso fazer pra corrigir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será preciso aumentar o teor de matéria orgânica neste solo. Isto pode ser feito pelo emprego de esterco de bovinos ou cama de frango. Cuidado, o estes produtos devem estar bem curtidos antes de aplicar no solo. Não utilize os produtos frescos pois contém patógenos que se usados junto com p plantio de hortaliças causarão doenças aos consumidores. Incorpore no solo, misturando com a terra. Pode usar também, 200 g/m² de calcário. No plantio use um adubo de fórmula 07-14-08.

      Excluir
  8. Bom dia ! Gostei da materia e estou plantando café irrigado em solo arenoso com altitude de 600 a 700 de disnivel do mar abaixo da media permitida para o arabica nesse caso qual as recomendaçoe para esse caso conto com sua opiniao

    ResponderExcluir
  9. Bom dia !materia otima emsinando trabalhar solo arenoso eu por exemplo estou plantado café em solo arenoso café irrigado e gostaria de ser orientado pelo o amigo quais passo devo seguir pra alcançar boa produtividade visto que estou a 600 mt disnivel a 700

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É impossível lhe recomendar algo estando longe de sua propriedade. Aconselho procurar um órgão de assistência técnica de sua região, pois é preciso analisar várias coisas no local. Um abraço.

      Excluir
  10. Gastao me responda uma coisa, eu plantei 375 mil equitares de soja e eu perdi todo o soja por causa do solo. E agora oque eu faço? Por favor me responda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconselho procurar a assistência técnica de sua região para ver no local o problema.

      Excluir
    2. Oi sou estudante do curso de agronomia e
      gostaria de saber como a matéria orgânica age na retenção de água em solos arenosos e como melhora a aeração em solos argilosos

      Excluir
    3. Leia:
      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com/2010/07/materia-organica-do-solo.html

      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com/2011/12/materia-organica-aumenta-resistencia-do.html

      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2015/03/importancia-da-materia-organica-do-solo.html

      Excluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.