quinta-feira, 2 de junho de 2011

Toxidez de Manganês nas Plantas

deficiencia de Mn
O manganês (Mn) está presente nos solos ácidos, com baixa saturação por bases, junto com o alumínio tóxico, em quantidades capazes de limitarem o desenvolvimento da planta e, consequentemente, a produtividade por área. O manganês é um micronutriente essencial para as plantas. O pH ácido do solo, ao redor de 5,0 - favorece o acúmulo de concentrações de manganês, que se tornam tóxicas. Os tecidos vegetais apresentam elevadas quantidades deste nutriente quando os níveis de Mn trocável e solúvel encontram-se em quantidades excessivas no solo.
A parte aérea da planta é a mais afetada pela toxidez de manganês do que as raízes. As plantas absorvem e transportam o Mn em excessivas quantidades acumulando-o nas folhas. Os danos de toxidez nas raízes somente aparecem depois que a parte aérea foi danificada. Os sintomas foliares e a análise química, da matéria seca da parte aérea, são métodos para verificar o excesso de Mn nas plantas. A toxidez de manganês é corrigida pela aplicação de calcário. Ao aumentar o pH, o excesso de Mn disponível é precipitado e com isto a absorção pela planta é diminuída. A toxidez de manganês, nas plantas, está associada à deficiência de ferro (Fe). Neste caso, a relação Mn/Fe torna-se muito alta. Veloso et al. verificaram que uma relação Mn/Fe igual a 22 foi associada a sintomas severos de toxidez nas folhas das pimenteiras. Pavan & Bingham (1981) verificaram, em cafeeiros, que o excesso de manganês na solução diminui a absorção de ferro, mas não teve influência na absorção de nitrogênio, magnésio, boro e zinco total das folhas. Foy et al (1978) verificaram que o excesso de manganês na solução do solo proporciona reduções nas quantidades absorvidas de cálcio, ferro e magnésio pelas plantas. A correção da deficiência de manganês na lavoura, quando existir, deve ser feita mais cedo, pois os resultados indicam serem melhores, antes de atingir as folhas. As fontes de Mn orgânicas são melhores que as fontes inorgânicas. Como o Mn tem grande afinidade pelo Fe, chegando a substitui-lo, a preferência deve ser pelos sulfatos ou óxidos em solos com alto teor de Fe. O Mn é absorvido pelas plantas na forma de íon Mn²+.

5 comentários:

  1. Informações importantes e aplicáveis!

    ResponderExcluir
  2. Tem como repassar a referencia da revista!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde sou técnico em agropecuária e trabalho na cultura do cacaueiro, e gostaria de obter informação sobre nutrição de planta, você mim indica alguma literatura.

      Excluir
  3. Poooooxa, me salvou essa informação, muito obrigado !!!

    ResponderExcluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.