quarta-feira, 6 de julho de 2011

Qual o Melhor Modo de Aplicar Adubos Fosfatados?

No milho, os modos de aplicação dos fertilizantes fosfatados estão relacionados à aplicação a lanço e a localizada no sulco de semeadura. Existe, também, a aplicação em sulco duplo. No Cerrado, os latossolos apresentam baixo teor de fósforo disponível e, por este motivo, a adubação com fertilizantes fosfatados é necessária para garantir ótima produtividade das culturas. As aplicações a lanço e a localizada no sulco de semeadura são as mais utilizadas e discute-se a eficiência de cada uma.
A adubação a lanço proporciona que todo o fertilizante fosfatado aplicado entre em contato com o solo, acarretando uma grande adsorção do P e limitando a sua absorção pelas plantas. Para diminuir a adsorção faz-se a aplicação localizado do adubo fosfatado, mas pequena porção de raízes entra em contato com o fósforo do fertilizante. Os solos de Cerrado apresentam teores, em geral, muitos baixos que, associados à alta capacidade destes solos para reter o P na fase sólida, constituem uma limitação para o desenvolvimento das culturas. A aplicação de fertilizantes fosfatados torna-se imprescindível para garantir ótimas produtividades.
PRADO, R.M. et al. estudaram a resposta do milho a modos de aplicação e doses de fósforo, em adubação de manutenção. O trabalho foi realizado em Latossolo Vermelho Escuro, em Uberaba (MG), de 1995 a 1996, na cultura do milho, usando aplicação a lanço, sulco simples e sulco duplo. Os pesquisadores concluíram que a aplicação de doses crescentes de P aumentou a produção de grãos de milho. Os modos de aplicação do fertilizante fosfatado foram mais eficientes em sulco simples e sulco duplo do que a lanço. Porém o incremento na produção foi superior no sulco duplo em relação ao sulco simples.
Um trabalho executado pelos pesquisadores, da Embrapa CARVALHO, M.C.S.; BARBOSA, K.S.; da Fundação Goiás e da UFG, LEANDRO, W.M.; estudou a resposta da cultura do algodão à doses e modos de aplicação de fósforo, em sistemas de plantio direto e convencional, no Cerrado. O experimento foi conduzido na safra 2002/2003, em dois locais: Ipameri-GO, utilizando o plantio direto; em Santa Helena de Goiás, em sistema convencional. Concluíram que não houve diferenças significativas de produtividade quando o adubo fosfatado foi aplicado a lanço, no sulco de semeadura, ou metade a lanço e metade no sulco; que o algodoeiro respondeu muito bem à aplicação de doses de fósforo, porém a maior resposta dependeu do teor de P no solo e do potencial de produtividade da região; que os resultados permitem concluir que, embora a aplicação de altas doses de P permita aumentar o teor de P no solo, as doses podem ser reduzidas em anos em que o preço do algodão for menos favorável.
SÁ, J.C.M. et al. estudaram os modos de aplicação de N e P na cultura do milho, no sistema de plantio direto. Os modos avaliados foram: aplicação a lanço em área total e localizada no sulco de semeadura. Concluíram que a aplicação do fertilizante nitrogenado e fosfatado a lanço apresentou diferença significativa em relação à aplicação localizada; que o aumento, em relação à testemunha sem adubo, foi de 42% na produtividade, e 16% em relação à aplicação localizada no sulco; que a aplicação de fertilizante nitrogenado e fosfatado a lanço foi mais eficiente que a aplicação localizada no sulco.
FURLANI Jr,E. da UNESP, SILVA, N.M.; CARVALHO, L.H.; estes dois últimos do IAC, estudaram sistemas de aplicação de fertilizantes para algodoeiro e concluíram que em áreas cultivadas com algodão e com níveis de fertilidade médio a alto, a adubação com P2O5 pode ser feita a lanço; que é possível utilizar parte do adubo a lanço e outra parte no sulco de plantio; que pode-se aplicar a lanço tanto o fósforo em conjunto com o potássio como de maneira isolada, antes da semeadura, e o nitrogênio em cobertura; que os solos que recebem continuamente fertilizantes permitem a eliminação da adubação de semeadura, possibilitando a aplicação de N ou NK em cobertura.
Segundo Silva (1999) e Souza Lobato (2002), no algodão, quando o fósforo no solo encontra-se com teor adequado ou alto, o adubo fosfatado pode ser aplicado tanto a lanço como no sulco sem afetar a produtividade.
OUTROS ARTIGOS PARA LER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.