quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Antecipado Plantio da Soja no Paraná

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) autorizou o plantio mais cedo da soja no Paraná, a partir de 21 de setembro nas regióes Norte, Centro, Oeste e Noroeste do estado. Esta nova data altera a data da safra passada, ou seja, a partir de 1º de outubro. As variedades para plantio serão aquelas do tipo 2, de ciclo médio - 115-135 dias - nos solos argilosos. Isto vai
beneficiar o plantio do milho safrinha, pois o plantio não precisará ser prorrogado. O plantio tardio foi responsável pela quebra de 37% da produção de milho de inverno de 2011, no Paraná. Com a antecipação do plantio de soja, a área será liberada em fevereiro permitindo o plantio do milho, dentro da época ideal. As variedades de soja, de ciclo precoce e crescimento indeterminado, dão várias floradas. Assim, se a primeira florada é perdida por causa  do excesso ou falta de chuva, as floradas seguintes poderão recuperar a produtividade da soja. Já as variedades de ciclo determinado possuem apenas uma florada, e as chances das plantas se recuperarem são remotas. Segundo a Coodetec, 70% da soja cultivada no Paraná é com a variedade indeterminada.
O que é variedade indeterminada?
Na soja é possivel distinguir três hábitos de crescimento: determinado, semideterminado e indeterminado.
Determinado - o milho pára de crescer após a floração. A floração começa no meio da haste principal e depois a ponta e a base, em poucas semanas.
Indeterminado - a produção de nós continua após a floração e a altura da planta é maior que as de ciclo determinado.
OUTROS ARTIGOS PARA LER
Plantio direto é sucesso no Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.