terça-feira, 23 de agosto de 2011

Decomposiçao da Palhada e Liberação de Nutrientes

O plantio direto se caracteriza pela permanência de restos de vegetais provenientes da cultura que foi utilizada como cobertura. A permanência da cobertura vegetal proporciona uma melhoria das condições físicas, químicas e biológicas do solo. Ela protege contra à radiação solar, contra o impacto das chuvas, mantém a umidade do solo e uma aliada no controle das ervas daninhas. A reciclagem de nutrientes tem um papel importante neste tipo de manejo do solo. As plantas usadas como cobertura absorvem os nutrientes das camadas subsuperficiais do solo, em grande quantidade,  e os devolvem para a camada superficial,
pela decomposição dos restos vegetais. Isto é muito importante para garantir a sustentabilidade da agricultura. A palhada sobre o solo é fundamental para a reciclagem de nutrientes, como o nitrogênio (N) e o potássio (K). A disponibilidade destes nutrientes poderá ser imediata ou lenta e gradual, dependendo das condições de clima, da quantidade e qualidade dos resíduos de plantas. Os resíduos que apresentam relação C/N muito alta têm menores taxas de decomposição, permanecendo mais tempo no solo. Esta maior permanência da palha contribui para proteger o solo. Então, o cultivo de plantas, cujos resíduos permaneçam mais tempo no solo, de decomposição mais lenta, seria o ideal. Por outro lado, a liberação de nutrientes será ao longo desta permanência da palha. A relação C/N ideal é 30:1. Quando maior que 30, verifica-se um aumento na imobilização do N pelos microorganismos do solo. Quando a relação é menor que 30, a decomposição do material e a liberação de nutrientes é melhor. No sistema de plantio direto, a liberação de N é menor nos primeiros anos. Com o passar dos anos, há um equilíbrio na relação C/N que favorece a maior liberação de N, diminuindo a necessidade de adubos nitrogenados.
Comparadas às gramíneas, as leguminosas têm maior velocidade de decomposição e liberação de nitrogênio (N). Na reciclagem dos nutrientes é importante conhecer a taxa de decomposição dos resíduos de culturas.
Em resultados de pesquisa, o milheto foi o que apresentou maior resistência à decomposição, pois em 100 dias a palha foi decomposta apenas 50%. Isto se deve à presença de maiores taxas de lignina e de celulose no milheto, com uma relação C/N muito alta. A lignina e a celulose são materiais de difícil decomposição, apresentando maior resistência ao ataque dos microorganismos. Outros estudos apontaram a braquiária como a melhor protetora do solo, decomposição inicial mais lenta e liberação gradual de nutrientes para as culturas subsequentes. No Cerrado, as condições de clima quente e boa disponibilidade de água favorecem a decomposição rápida da palhada, com acúmulo de matéria orgânica. Pesquisas têm mostrado que a maior taxa de decomposição de restos vegetais e liberação de nutrientes acontece 42 dias após a dessecação. O uso de braquiária é uma boa opção, pois a taxa de decomposição foi inferior a 50%,  nos 75 dias após o corte, bem como o nutriente nitrogênio foi acumulado em maior quantidade e a liberação de potássio foi mais rápida. A liberação de N, P, S, no sistema solo/planta, depende das relações C/N, C/P, C/S, dos resíduos. A disponibilidade dos nutrientes, pela mineralização, ocorre quando estas relações são: C/N = 20, C/P = 200 e C/S = 200. Nos solos protegidos com cobertura vegetal, como no plantio direto, o fósforo é melhor absorvido pelas plantas. Como não há revolvimento do solo, o contato dos íons fosfatos com as argilas é menor, o que proporciona uma menor fixação do fósforo pelo solo. As formas inorgânicas de P, acumuladas na superfície, sofrerão a solubilização e por difusão atingirão as raízes das plantas. O fósforo orgânico, por sua vez, presente nos restos de raízes das plantas de cobertura, acumula nas camadas mais profundas do solo. A medida que os restos de raízes se decompõem, há uma liberação gradual de P nestas camadas. Isto proporciona uma menor utilização de adubos fosfatados no sistema de plantio direto.
OUTROS ARTIGOS PARA LER
As vantagens do plantio direto
Plantio direto é sucesso no Paraná
Encontrando a relação C/N ideal
Uso da rotação de culturas contra a monocultura
Época de semeadura dos adubos verdes

Um comentário:

  1. muito bom. A liberação de Nutrientes pode ser acelerada de alguma forma?

    ResponderExcluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.