quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Orgânicos Começam a Alterar Hábitos Alimentares

Os produtos alimentares orgânicos são todos aqueles que respeitam o meio ambiente e produzidos com qualidade. Na produção de um alimento orgânico, não são utilizados fertilizantes, agrotóxicos ou outros produtos que possam causar danos à saúde do consumidor. Nos orgânicos não há necessidade de todos os cuidados com relação à aplicação de agrotóxicos, como se verifica com os cultivos não-orgânicos. Não há necessidade de preparo de calda, da lavagem das embalagens, dos cuidados durante e após as aplicações, acompanhamento da saúde dos trabalhadores, intoxicações, internações em hospitais, etc. Na produção de alimentos
orgânicos utilizam-se apenas os sistemas naturais de controle de pragas e de fertilização do solo. É o caso da produção de hortaliças e frutas. Mas com relação a produtos animais é possível produzir carne e ovos orgânicos. Neste caso, não é admitida a utilização de hormônios, antibióticos e anabolizantes. Os alimentos orgânicos possuem uma série de vantagens, pois são livres de agrotóxicos, adubos, anabolizantes, hormônios, etc; logo os produtos são mais saborosos e de maior qualidade; o meio ambiente é respeitado, pois fica livre da contaminação de rios, água, solo e lavouras. Mas, estão sujeitos à desvantagem de serem mais caros. A tendência, pelo aumento do consumo, é dos produtos orgânicos serem barateados. O faturamento dos orgânicos está crescendo no Brasil, numa média de 40% ao ano. O consumidor brasileiro está mudando o hábito de alimentação, preferindo os orgânicos. A Associação Brasileira de Orgânico diz que o faturamento de orgânicos, no Mundo, atinge a US$ 60 bilhões por ano. No Brasil atinge a US$ 700 milhões por ano, ou quase 1,2%.
Segundo o Instituto Biodinâmico (IBC), a produção de orgânicos cresce 30% ao ano e ocupa uma área de 6,5 milhões de hectares. Alguns confundem produtos hidropônicos como sendo orgânicos. É totalmente errado, pois os hidropônicos utilizam fertilizantes químicos solúveis na água ou solução nutritiva. O selo de certificação é a garantia que tem o consumidor na aquisição de produtos orgânicos, livres de resíduos de agrotóxicos. Todo o ambiente de produção de orgânicos é orgânico, respeitando o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.