terça-feira, 31 de maio de 2011

Leguminosas Podem Acidificar o Solo

Segundo às pesquisas oficiais, as leguminosas podem ser responsáveis, quando em cultivos contínuos e por muito tempo, pela acidificação do solo. O manejo do solo deve ser importante quando conduzido em rotação de culturas ou em adubação verde. A prática de analisar o solo deve ser realizada constantemente para controle da acidez do solo. As aplicações de calcário devem ser feitas num menor intervalo de tempo. Outros fatores influem na acidificação do solo, como os teores de alumínio, ferro e manganês, além da matéria orgânica e os fertilizantes nitrogenados.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

As Mudanças no Texto do Novo Código Florestal

O texto do novo Código Florestal (projeto de lei 1876/99) aprovado em 24 de maio de 2011, na Câmara dos Deputados, prevê o seguinte:
1. Áreas de Preservação Permanente - APP's:
São áreas de preservação do meio ambiente e compreendem as beiras de rios, encostas e topos de morros.
Na beira dos rios, a APP será de 30 m, no caso de cursos d'água com largura de até 10 m. Quando for recomposição, a margem cai para 15m. As atividades consolidadas em APP's que atendam os critérios

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Agricultura de Precisão será Incentivada

O Comitê Brasileiro de Agricultura de Precisão (CBAP) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Rede de Agricultura de Precisão 2 da EMBRAPA apresentaram, no início do mês de maio, uma proposta às empresas que desenvolvem equipamentos agrícolas de precisão, para um mapeamento sobre o uso da Agricultura de Precisão (AP), no País. O objetivo é as empresas ligadas à AP fazerem um levantamento de quantos produtores empregam a técnica no Brasil, o tamanho da área trabalhada, quantidade de equipamentos comercializados, quantidade de máquinas utilizadas pelos produtores, como são empregados, medir os impactos econômicos do uso, perspectivas do setor, etc.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Cálculo de Adubação nos Cultivos Orgânicos

Como o próprio nome imdica, as hortaliças orgânicas não podem ser adubadas com fertilizantes minerais. A matéria-prima a ser utilizada é o adubo orgânico, cuja recomendação vai depender de uma coleta de amostra de solo e a análise desta amostra será a base para recomendar uma correta adubação orgânica. É necessária a reposição de nutrientes exigidos pelas plantas para crescerem e produzirem. A adubação orgânica pode ser de origem vegetal ou animal, e a matéria orgânica presente contribui para melhoria da estrutura do solo,

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Irrigação nas Pequenas e Médias Propriedades

A utilização da irrigação nas lavouras parece que vai ter um incremento atingindo os pequenos e médios produtores rurais. O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, comunicou, na Agrishow, a suspensão da cobrança do PIS e COFINS para a compra de equipamentos destinados à irrigação das lavouras, cuja Portaria já foi assinada. Os proprietários rurais com área de até cinco hectares serão beneficiados, desde que planejem implantar ou ampliar a área de irrigação. O programa prevê atender a todos,

terça-feira, 24 de maio de 2011

Os Conceitos da Agricultura de Precisão

No mundo globalizado em que vivemos, há necessidade que todos os setores da economia mantenham alta eficiência para se tornarem competitivos. Muitas tecnologias, entre elas a informática, têm contribuído para isto e estão dando uma nova visão de analisar uma propriedade rural. O produtor do campo tem que enxergar isto como uma evolução e tornar-se um verdadeiro empresário rural. A agricultura de precisão, também denominada AP, faz com que o produtor rural veja sua propriedade como não homogênea, mas que cada pedaço de terra seja conhecido detalhadamente.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Defensivos Genéricos Serão Regulamentados

O projeto de lei 190/2010 do ex-senador Heráclito Fortes, cuja proposta é a regulamentação dos defensivos genéricos, foi aprovado pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado. O projeto inclui na Lei 7.802/89, a Lei dos Agrotóxicos, o conceito de defensivo genérico. Os defensivos agrícolas que estão sob patente são produtos exclusivos e protegidos por um período.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Na Sala com Gismonti no TOPBLOG 2011

COMO VOTAR NO TOPBLOG 2011
Em primeiro lugar quero agradecer aos leitores que indicaram "Na Sala com Gismonti" para participar do concurso promovido para 2011, pelo TOPBLOG. Agradeço de coração, e nesta publicação quero mostrar os passos para a concretização do voto. "Top Blog Prêmio é um sistema interativo de incentivo cultural destinado a reconhecer e premiar, mediante a votação popular e acadêmica, os blogs brasileiros mais populares, que possuam a maior parte de seu conteúdo focado para o público

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Os Solos Arenosos

Solos arenosos são aqueles que apresentam menos de 15% de argila. Estes solos possuem uma maior proporção de areia (70%), por isso secam mais rapidamente porque são porosos e permeáveis. Os espaços (poros) entre os grãos são maiores o que possibilita a passagem da água com mais facilidade entre eles e alcançando profundidades maiores. E nesta movimentação da água para as camadas mais profundas, ela carrega junto os nutrientes essenciais às plantas. Por isto, são solos que apresentam pobreza de nutrientes. A densidade aparente varia de 1,2 a 1,8 g/cm³. Quanto maior a densidade aparente, menor a porosidade.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Fosfatagem do Solo pelo Teor de Argila

O fósforo é um dos três macronutrientes primários exigidos pelas plantas. A planta absorve fósforo em pequenas quantidades, mas devido aos problemas de fixação que ocorrem, principalmente, em solos ácidos, as recomendações de fósforo são maiores que nitrogênio e potássio. Do fósforo total aplicado no solo, apenas 20 a 30% são aproveitados pelas plantas. O fósforo é indispensável para o crescimento e produção dos vegetais. Na planta, o fósforo é muito móvel. Em caso de deficiência, o fósforo move-se dos tecidos velhos para os mais novos. A maturação precoce e a qualidade dos grãos e frutos dependem de um bom suprimento de fósforo, repondo as necessidades apontadas na análise do solo. O fósforo, nas plantas jovens, é importante para o crescimento rápido do sistema radicular.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Os Solos Argilosos

No Brasil, podemos encontrar diversos tipos de solo. O solo possui características próprias: densidade, cor, textura, consistência e propriedades físicas, químicas e biológicas. Para as plantas crescerem, é necessário que o solo contenha água. E esta capacidade do solo em reter água vai depender do próprio solo. A água dissolve os nutrientes existentes no solo, conduzindo-os e tornando-os disponíveis para as plantas. A água da chuva que cai no solo, uma parte da água infiltra no solo até encontrar uma camada impermeável, o que torna o solo encharcado. Como um campo de futebol, sem drenagem, que com a chuva fica cheio de poças d'água, dificultando a ação dos jogadores. Principalmente, num solo com muita argila (maior que 60%). No solo, o ar circula entre os poros, mas a água em excesso

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Plantio Direto é Sucesso no Paraná

No Paraná, o plantio direto na palha está bem disseminado pelos produtores rurais, numa área que atinge a cinco milhões de hectares. É comum o plantio de soja por dois anos e depois o milho. No inverno, o plantio de milho safrinha ou trigo. Isto faz parte do que é preconizado pelo Programa Agricultura de Baixo Carbono (Programa ABC), o sequestro de carbono. Além disto, nestas áreas, o solo é protegido da ação da erosão. O sistema de plantio direto tem várias vantagens: retenção da umidade do solo, pela ação da cobertura vegetal; preservação da matéria orgânica do solo; sequestro de carbono; minimização da erosão causada pelo vento e pela chuva; maior atividade dos microorganismos do solo.

sábado, 14 de maio de 2011

Produção Recorde de Grãos na Safra 2010/2011

A CONAB divulgou que a produção brasileira recorde de grãos, safra 2010/2011, deverá ser de quase 160 milhões de toneladas. Isto caracteriza um aumento de 10,3 milhões de toneladas, ou seja 6,9% em relação à safra passada. A área cultivada está estimada em 49,3 milhões de hectares, um acréscimo de 3,9% em relação a 2010/2011. As culturas de algodão, feijão (1ª e 2ª safras), soja e arroz tiveram suas áreas cultivadas ampliadas e contribuíram para o crescimento da produção. O algodão apresentou um aumento de área de 66% a mais que no ano passado e uma estimativa de produção de 2 milhões de toneladas de pluma. O feijão apresenta um crescimento da área de 5%, alcançando 3,8 milhões de hectares. A maior área é do feijão de 2ª safra, ou seja 1,6 milhões de hectares, depois o feijão de 2ª safra com 1,4 milhões e o de 3ª fase com 800 mil . A produção de feijão deve alcançar 3,8 milhões de toneladas, um aumento de 14,3% em relação à safra anterior. A soja foi cultivada em 24,1 milhões de hectares, um aumento de 2,9%. A produção da soja alcançou 73,6 milhões de toneladas. O arroz não ficou para trás, a gramínea foi cultivada numa área de 2,88 milhões de hectares, um acréscimo de 3,7%, e a produção deve alcançar 13,9 milhões de toneladas, ou 19,2% a mais. No milho a produção foi de 56 milhões de toneladas, praticamente igual à safra 2010/2011. O milho de 2ª safra deverá ter um aumento de área, estimada em 5,7 milhões de hectares, ou mais 8,3%. A expectativa de produção do milho de 2ª safra é de 21,6 milhões de toneladas, dependendo das condições climáticas durante o ciclo da cultura.
Segundo o IBGE, a soja, o milho e o arroz respondem por 82,5% do total da área plantada. O mesmo IBGE define o Estado do Paraná como líder na produção de grãos, participando com 20,6%, seguido do Mato Grosso, com 19,9% e o Rio Grande do Sul, com 17%.
Por sua vez, o Ministério da Agricultura estima o valor bruto da produção (VBP), das principais culturas em 2010/2011, em R$ 195,9 bilhões. A soja é a principal cultura ocupando o 1º lugar, com um VBP de R$ 54,4 bilhões; depois vem a cana-de-açúcar com R$ 29,3 bilhões, o milho em grão com R$ 22,7 bilhões e o café com R$ 21,3 bilhões.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Arrozeiros Gaúchos vão Receber o Selo Ambiental

O Instituto Riograndense do Arroz - IRGA - criou o Selo Ambiental da lavoura de arroz irrigado do Rio Grande do Sul. O selo ambiental certifica as propriedades rurais que estão adequadas à legislação ambiental e utilizando as boas práticas de manejo. O selo será entregue a dezoito arrozeiros gaúchos, de diferentes municípios produtores de arroz irrigado, durante os meses de maio e junho do corrente ano. A certificação é concedida pelo Governo Estadual através da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio e o IRGA, apoiado pela Fundação IRGA. O selo premia os produtores de arroz irrigado que adotaram as práticas de manejo necessárias à produção do arroz e uma agricultura sustentável.

Novas Variedades de Girassol para 2011/2012

Duas sementes de variedades de girassol já estão no mercado, para a safra 2011/2012. As variedades BRS 321 e BRS 324 foram desenvolvidas pela Embrapa Soja, de Londrina (PR) e estão sendo comercializadas pela Embrapa Transferência de Tecnologia, em Dourados (MS). A variedade BRS 321 apresenta ciclo precoce, de 80 a 120 dias, adaptada para todas as regiões, podendo ser aproveitada, com sucesso, no sistema de rotação e sucessão de culturas. A variedade BRS 324 também é de ciclo precoce e adaptada às regiões de cultivo.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Esterco de Curral para Aumento da Matéria Orgânica

O solo de uma propriedade rural apresenta um teor muito baixo de matéria orgânica, cerca de 1,8%. O proprietário deseja melhorar os níveis de matéria orgânica (M.O) no solo elevando para 2,5%, utilizando um produto existente na propriedade, o esterco de curral que possui 30% de M.O. Quantas toneladas deste esterco, o proprietário rural deverá incorporar, por hectare, na camada de 0-20 cm? Ora, para atingir os 2,5% é preciso aumentar o teor de M.O. do solo em mais 0,7% (2,5-1,8%). Vale aqui relembrar algumas conversões de medidas:
0,7% de MO = 0,7 g/100g = 0,7 kg/100 kg = 0,7 t/100t
1 ha = 10.000m²

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Mistura de Duas Formulações de Fertilizantes

Um produtor tem 20 toneladas de adubo mineral 02.24.20 e outras 12 toneladas de adubo com fórmula 05.30.15. Ele deseja misturar as duas formulações para conseguir uma nova concentração de nutrientes. Para isto, vamos relembrar alguns conceitos:
1. Uma formulação de fertilizantes é calculada em 1.000 quilos;
2. A concentração de uma fórmula, expressa por sua garantia, significa as percentagens de nutrientes presentes na formulação. Por exemplo, uma fórmula 02.24.20, cujos números expressam a garantia NPK, ou seja: em cada 100 kg da formulação temos 2 kg de nitrogênio (N), 24 quilos de P2O5 e 20 quilos de K2O;

terça-feira, 10 de maio de 2011

Demonstrativo da Ocupação e Uso do Solo no Brasil

Para o leitor conhecer, refletir e tirar suas conclusões, analisando os gráficos e tabela abaixo. Estes dados foram citados em publicação do Canal do Produtor.
1. Ocupação e Uso do Solo nos diferentes Biomas Brasileiros
 O bioma Amazônia apresenta a maior área, ou seja 417,5 milhões de hectares com 85% de áreas preservadas e 16% de área ocupada por propriedades rurais. Depois vem o Bioma Cerrado com 205,9 milhões de hectares, com 51,5% de área preservada e 59,5% de área ocupada por propriedades rurais. O Bioma Pantanal apresenta apenas uma área de 15 milhões de hectares, com 86,7% de área preservada e 82,6 de área ocupada pelas propriedades rurais.
2. Ocupação do Território Brasileiro
3. Área das Propriedades Rurais Privadas

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Relatório do Código Florestal e as Modificações

Em 2010 foi aprovada pela Comissão Especial, no dia 6 de junho, a proposta do deputado Aldo Rebelo referente à modificação do Código Florestal. De lá para cá muitas alterações foram feitas no texto do relatório original: muitos acordos, muitas modificações, no intuito de elaborar um relatório que atenda às necessidades de reformular o Código Florestal, sem injustiças. A nova versão do relatório para alteração do Código Florestal estende à todas as propriedades rurais, de até quatro módulos fiscais, o benefício da não recuperação da vegetação nativa referente à Reserva Legal desmatada, de maneira ilegal, até julho de 2008. Os módulos fiscais variam

Evolução do Código Florestal desde a Era Colonial

No período colonial, a Coroa Portuguesa editou as primeiras regras e limitações ao desmatamento e à exploração florestal. Foram definidas punições, como a pena capital e o exílio para aqueles que não obedecessem às normas de utilização do solo e das florestas existentes no Brasil.
Em 1934, nasce o primeiro "Código Florestal Brasileiro" através do Decreto 23.793 de 23 de janeiro de 1934. Neste decreto era estabelecido o conceito de florestas protetoras, mas não previa as distâncias mínimas para a proteção destas áreas. Seriam as APP's de hoje. O decreto obrigava, também, a "reserva florestal" nas propriedades. A abertura de áreas rurais era permitida, no máximo, 75% da área de matas existentes na propriedade rural, pois o objetivo era assegurar o fornecimento de carvão e lenha, para energia.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Cálculo das Saturações de Ca,Mg e K do Solo

A análise de solo de uma propriedade rural apresenta os seguintes resultados: pH em água - 4,4; e os teores abaixo, expressos em cmolc/dm³:
K = 0,1  Ca = 1,9   Mg = 0,6  Al = 0,9  (H+Al) = 4,4
Queremos saber as percentagens de saturação de K, de Ca e de Mg. Para calcular a percentagem de saturação utiliza-se a seguinte fórmula:
% Saturação = (100xteor do nutriente) / CTC a pH 7.0 (T)
O balanço ideal de Ca, Mg e K para uma percentagem de saturação de cátions da CTC a pH 7.0 deveriam ter os seguintes parâmetros:

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Arrozeiros têm Novo Prazo para o PRODUZA

Os produtores de arroz tiveram reaberto o prazo para o Programa de Estímulo à Produção Agropecuária Sustentável (PRODUSA). O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou a reabertura do prazo até 30 de setembro de 2011. O prazo encerrou em 31 de março. O motivo é que muitos produtores não puderam acessar o financiamento por causa do atraso na liberação das licenças ambientais, as quais foram conseguidas após o encerramento do prazo. Toda a atividade produtiva precisa estar em dia com a regularização ambiental. Ela é obrigatória e tem um papel importante na sustentabilidade sócioambiental.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Determinação do Índice de Maturação da Cana

Quando o teor de sacarose é o principal fator de avaliar a cana-de-açúcar, há necessidade de conciliar alta produtividade com elevado teor de sacarose, na colheita. O refratômetro, que determina o ponto de maturação, fornece a porcentagem de sólidos solúveis do caldo, ou Brix, o qual está intimamente correlacionado ao teor de sacarose. A maturação ocorre da base para o ápice do colmo. O índice de maturação (IM) da cana é o melhor critério para estimar a maturação pelo refratômetro de campo. A cana-de-açúcar à medida que vai entrando em maturação, vai aumentando o IM até um valor, a partir do qual entra em declínio de maturação. O IM é calculado pela relação seguinte:
IM = Brix da ponta do colmo / brix da base do colmo
As determinações em laboratório, como Brix, pol, açúcares, pureza, etc, fornecem valores mais precisos da maturação, que confirmam o refratômetro de campo.