terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Embrapa Lança Variedade para Recuperação de Pastagens

A Embrapa lançou uma variedade de capim que constitui-se numa alternativa para a recuperação de pastagens no sistema integração lavoura-pecuária. A variedade recebeu o nome de BRS Platã e indicada para solos de média e alta fertilidade. O capim produz forragem de boa qualidade, bastante folhas e de alto valor nutritivo para o gado. A planta possui elevada taxa de crescimento e rebrota, resistência às cigarrinhas das pastagens, produz, em média, 9,5 t/ha de matéria seca e tem
florescimento nos meses de janeiro e fevereiro. Isto lhe permite ser uma boa opção para ser utilizada como pasto vedado para a seca.
O que é pasto vedado?
Segundo o Prof. Adilson de Paula Almeida Aguiar (Faculdades Associadas de Uberaba) o diferimento de pastagens consiste no descanso de uma parte da área de pastagens, antes do término do período chuvoso. O objetivo é acumular e transferir forragem que será consumida no período da seca. O diferimento da pastagem, segundo o Prof. Adilson, deve iniciar entre 60 a 120 dias, antes de se estabelecer o fator climático que determina a diminuição ou paralisação do crescimento da pastagem. Acessando o link abaixo, o leitor terá maiores informações sobre o pasto vedado (artigo do Prof. Adilson).

O investimento para desenvolvimento da planta coube a Embrapa e a Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras (Unipasto).
Entretanto, outras práticas agrícolas são necessárias para a manutenção de uma pastagem para evitar a sua degradação. A calagem, a adubação, solos bem drenados e a lotação animal adequada, sem excesso, são práticas importantes para que a pastagem desenvolva, produza forragens e não degrade. Muitos esquecem isto, mas estas práticas não devem ser evitadas. É claro que as condições climáticas devem ser as melhores, sem excesso de chuvas. A braquiária brizanta morre quando há excesso de água no solo, por ocasião dos períodos chuvosos. As forragens retiram nutrientes do solo para o seu desenvolvimento e produção. Então, faz-se necessária a reposição destes nutrientes para garantir a manutenção das pastagens. A correção da acidez do solo não deve ser esquecida. É preciso neutralizar a acidez do solo e permitir que os nutrientes sejam disponibilizados para as plantas. A primeira coisa a fazer é a coleta correta da amostra de solo, pois ela vai indicar o nível de fertilidade que se encontra o solo. Uma coleta incorreta vai dar origem a erros no resultado da análise. Erros que vão influir no cálculo da quantidade de calcário e de fertilizantes, influindo na produtividade. Um bom caminho para o sucesso da agricultura na propriedade rural, evitando a degradação das pastagens, é a adoção do sistema de integração lavoura-pecuária-floresta. O produtor planta culturas anuais que receberão fertilizantes e o solo será corrigido. Depois de um período, até dois anos, o produtor planta eucalipto ou outras espécies nativas. Após três anos, o produtor planta pastagens e aproveita os nutrientes reciclados pela floresta que promove o sequestro de carbono. Este sistema de integração tem dados ótimos resultados e muitos produtores têm adotado esta prática.
Recursos para isto?
Existem através do Programa ABC - Agricultura de Baixo Carbono que está financiando esta atividade a longo prazo e juros baixos. O produtor deve procurar sua agência bancária e se informar sobre o assunto.
Fonte CNA
OUTROS ARTIGOS PARA LER
Sistema ILPF na recuperação de pastagens degradadas
Por que as pastagens morrem?
Pastagem rotacionada aumenta a produção

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.