quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Alterada Avaliação da Qualidade do Arroz em Casca

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através da IN 02/2012, altera a forma de avaliar o arroz em casca, quanto à qualidade. Pela referida Instrução Normativa, o arroz será avaliado pelo percentual de "grãos rajados" e não pela quantidade de grãos vermelhos e pretos, como era feito anteriormente. A avaliação do arroz em casca e do arroz beneficiado será igualada. A análise será realizada quando a matéria-prima passar pelo beneficiamento, para retirada da casca, e depois pelo brunimento ou polimento. A alteração de avaliar a qualidade servirá tanto para o arroz em casca como para o parboilizado. O que é parboilização?
"Parboilização vem a ser um processo hidrotérmico, ou seja, o arroz em casca é imerso em água a uma temperatura de 58 ºC, seguido de gelatinização parcial ou total do amido e secagem".
A água utilizada deve ser potável. O arroz é classificado das seguintes maneiras:
Grupos - em casca ou beneficiado. O arroz em casca natural não sofre nenhum preparo industrial ou tecnológico, antes do beneficiamento;
Subgrupos - natural, parboilizado, integral, polido, parboilizado integral e parboilizado polido;
Classes - curto, médio, longo, longo fino e misturado;
Tipos - de 1 a 5 conforme a quantidade de grãos defeituosos. O número 1 é de maior qualidade e menor número de grãos defeituosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.