terça-feira, 10 de abril de 2012

Indice de Manejo de Carbono Reflete a Qualidade do Solo

consorciação de culturas uma alternativa
Os sistemas de produção capazes de manterem ou incrementar o conteúdo de carbono (C) orgânico no solo são fatores decisivos na manutenção da capacidade dos solos em formar lavouras produtivas, contribuindo para o meio ambiente, com a redução da emissão de gases de efeito estufa (CO2). A matéria orgânica é um indicador da qualidade do solo. Um manejo inadequado favorece a diminuição dos estoques de
carbono e torna a propriedade improdutiva, tanto do ponto de vista econômico quanto do ponto de vista ambiental. Daí, a ciência parte para a obtenção de índices para avaliação do manejo adotado na área cultivada.
O Índice de Manejo de Carbono (IMC), proposto por Blair et al. (1995), mede as alterações causadas pelo manejo, em comparação com uma situação ideal, ou seja, um sistema de floresta  ou pastagem natural. O IMC, por sua vez, leva em consideração o Índice de Compartimento (ou Estoque) de Carbono (ICC ou IEC) e o Índice de Labilidade (IL). O IMC se vale das características da matéria orgânica do solo em qualidade e em quantidade. Quanto maior o IMC, em relação ao IMC de referência, maior a qualidade do solo. A matéria orgânica do solo, na literatura científica, é frequentemente referida como indicadora da qualidade do solo. Salton (2005) avaliando um solo LV distroférrico, em Dourados/MS, verificou um IMC superior ao cerrado nativo, quando foram utilizados sistemas integrados de produção. O IMC sendo maior que o da área de referência significa que as práticas agrícolas adotadas nestes sistemas estão favorecendo a conservação do solo.
Não é minha intenção fazer um tratado sobre estes índices. Somente caracterizá-los e como calculá-los, atendendo desejo de alguns leitores em conhecê-los.
O carbono orgânico total (COT) é a soma dos carbonos da fração lábil (CL) e não lábil (CNL) da matéria orgânica do solo. O COT e o CL são obtidos seus valores em laboratório. O C lábil (CL) é considerado como o C oxidável por solução de KMnO4 (permanganato de potássio). O Carbono lábil faz parte dos compostos orgânicos sendo mais facilmente mineralizado pelos microorganismos do solo. Teores maiores de carbono lábil são encontrados na camada superficial, nos sistemas que utilizam o não revolvimento do solo. A maior produção de palhada contribui para o aumento do carbono no solo.
MEDICA, J.A.S et al. (2008), estudando teores lábeis de carbono em Latossolo da região de Iraí de Minas/MG, sobre os diferentes usos de manejo, chegaram à conclusão que "o plantio direto melhora as frações mais lábeis de carbono do solo à medida que se aumenta a intensidade de uso, ou seja, mais culturas por ano. Pastagens sem uso de insumos e de baixa produtividade têm seus carbonos lábeis reduzidos". Blair et al. (1995) verificaram que quando se utilizou uma leguminosa, no sistema de rotação de culturas, houve um incremento do teor de Carbono lábil.
Os índices ICC, labilidade (L), índice de labilidade (IL), são obtidos através das seguintes fórmulas:

1. Carbono não lábil (CNL)
Sendo, COT = CL + CNL conclui-se que CNL = COT - CL

2. Índice de Compartimento de Carbono - ICC
Este índice leva em conta o COT da área cultivada e o COT da área de referência. Alguns chamam Índice de Estoque de Carbono (IEC).
ICC = COT área cultivada / COT área de referência

3. Labilidade do Carbono (L)
A fórmula é a seguinte: L = CL / CNL

4. Índice de Labilidade (IL)
O índice leva em consideração os índices de labilidade da área cultivada e da área em referência.
IL = L área cultivada / L área de referência

5. Índice de Manejo do carbono (IMC)
Para calcular o IMC é necessário conhecer o ICC e o índice de labilidade (IL).
IMC (%) = ICC x IL x 100
Valores de IMC menores que 100% são indicativos do impacto negativo das práticas de manejo sobre os teores de matéria orgânica do solo e qualidade do solo.


No Quadro 1. encontramos todos os resultados conseguidos com a execução matemática das fórmulas. O IMC obtido no sistema milho é baixo em relação à caatinga (referência), pela diminuição dos teores de COT. Os sistemas constituídos por gramíneas apresentam os menores IMC. A introdução de leguminosas contribui para aumentar o COT e maior labilidade da matéria orgânica do solo.A aplicação de adubos nitrogenados aumenta os valores de IMC. A utilização de culturas de alta quantidade de biomassa aumenta o carbono do solo. Uma reposição com adubos orgânicos, a rotação de culturas, a adubação verde, a incorporação da palhada, são alternativas para elevarem os teores de matéria orgânica do solo.
OUTROS ARTIGOS PARA LER
O carbono e as plantas
O sequestro de carbono
Carbono orgânico total (COT) determina qualidade do solo
 Matéria orgânica do solo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.