quinta-feira, 5 de abril de 2012

Preparo Profundo do Solo Beneficia a Cana-de-Açúcar

Proteção ao Meio Ambiente e uma Agricultura Sustentável


 


Um sistema radicular profundo favorece a absorção de nutrientes encontrados nas camadas inferiores do solo, além de proporcionar uma maior resistência da planta à estiagem, pois as raízes vão mais longe em busca de água. A cana-de-açúcar pode se beneficiar destas vantagens porque ela tem um sistema radicular bem desenvolvido e profundo. O
sistema radicular da cana pode atingir até 8 metros de profundidade. O pesquisador Henri Sako diz que o preparo profundo do solo pode proporcionar um aumento de 10 a 30% na produtividade. Se conseguimos proporcionar ao sistema radicular da cana crescer em camadas mais profundas, é claro que a planta contará com uma melhor absorção de nutrientes, nestas camadas, além de encontrar água para vencer os períodos de estiagem. Com a correção do solo, com melhor manejo da adubação, o preparo profundo do solo contribui para proporcionar às plantas, condições melhores para crescer e produzir. Neste ambiente propício, é notório que a cana-de-açúcar aumentará a sua produtividade.
Conforme a situação em que se encontra a lavoura de cana, duas situações surgem para definir o tipo de preparo do solo.
1. Implantação da cana-de-açúcar pela primeira vez
Neste caso, o preparo do solo deve ser feito com uma aração profunda, bem antes do plantio. Esta prática visa a incorporação dos restos de culturas anteriores, acompanhada de uma gradagem. Na incorporação, os restos de culturas sofrerão o processo de decomposição. Se for constatada a compactação do solo, uma subsolagem é recomendada quando a camada compactada estiver entre 20 e 50 cm da superfície. Neste caso, o solo deve estar seco. Momentos antes do plantio, uma nova gradagem deve ser executada com a finalidade de eliminar as ervas daninhas.
2. A área já está plantada com cana
Nesta situação, a soqueira deve ser totalmente destruída após a colheita. É feita uma aração rasa, nas linhas de cana, entre 15 a 20 cm, seguida de uma gradagem pesada ou utilização de herbicidas. Se o solo estiver compactado, uma subsolagem será necessária. Momentos antes do plantio, uma aração profunda (25 a 30 cm) seguida de gradagens são importantes.
É possível, nesta prática de preparo profundo, realizar a subsolagem, correção do solo, incorporação do calcário, etc. Isto beneficia na diminuição dos custos da lavoura. Outra vantagem é a redução dos gases de efeito estufa e a elevação dos teores de carbono fixado no solo, contribuindo para o meio ambiente e desenvolvimento de uma agricultura sustentável.
Existem outros métodos de preparo do solo: o reduzido e o localizado.
1. Reduzido
Neste método é utilizado a eliminação química da soqueira seguida de subsolagem. Após a destruição da soqueira, o eliminador mecânico arranca e pica a touceira da cana. O solo é mobilizado somente na linha da cana. Para desmanchar as ondulações, feitas pelo eliminador mecânico, utiliza-se uma grade para minimizar estas ondulações. Uma subsolagem é feita, a seguir, em toda a área, com hastes espaçadas em 50 e 45 cm de profundidade e com uma inclinação de 45 graus em relação à linha de cana.
2. Localizado
Este método diferencia-se do reduzido porque a subsolagem é feita somente nas futuras linhas da cana, com hastes espaçadas em 50 e 45 cm de profundidade, em metade da área, ou seja, a cada 1,5 m duas hastes. A destruição das soqueiras é feita através do eliminador mecânico.

Segato,V., em trabalho de pesquisa, chegou às seguintes conclusões: Os sistemas de preparo reduzido e localizado são mais eficientes, no controle da erosão hídrica do solo, do que o preparo convencional. Os sistemas reduzido e localizado reduzem, significativamente, as perdas de matéria orgânica do solo e nutrientes no sedimento erodido.

O problema maior é que estas operações provocam compactação do solo nas camadas subsuperficiais, pelo uso excessivo e inadequado de arado e grade. Isto pode aumentar as perdas de nutrientes por lixiviação. O terreno, se permanecer sem vegetação, pode ocasionar problemas de erosão, principalmente nos períodos de excesso de chuvas. Outro cuidado é  o teor de umidade no solo. O teor de umidade ideal é aquele em que o trator trabalha sem o mínimo esforço. Os solos muito úmidos aumentam os problemas de compactação. Se o solo estiver muito seco, há um aumento no gasto com combustível, pois é preciso passar a grade várias vezes para quebrar os torrões.

OUTROS ARTIGOS PARA LER
O problema dos solos compactados
Matéria Orgânica aumenta resistência do solo à compactação
Importância das propriedades físicas do solo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.