sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Leitura do pH do Solo em Água e Cloreto de Cálcio

Os métodos de determinação do pH da acidez do solo são os mais variados. Existem laboratórios que fazem a determinação em pH em água, outros pH em CaCl2 0,01M. O Rio Grande do Sul e Santa Catarina utilizam o método SMP. O pH em água foi considerado durante muito tempo como o método padrão. O pH em água indica a acidez ativa. Portanto, surgiu o problema de que os ácidos fracos contidos no solo não apareciam na determinação do pH em água. Além disto, como as amostras de solo chegavam úmidas aos laboratórios, a concentração
de sais aumentava.
Então, os laboratórios, para contornar esse problema, passaram a determinar o pH do solo em CaCl2. Mas, ainda existem laboratórios que fazem a determinação em água.
O pH SMP consiste na diluição do solo numa solução tamponada que é alterada em função da acidez potencial do solo. Nos resultados da análise do solo, o índice SMP indica a quantidade de calcário para elevar o pH do solo a valores de 5,5 ou 6,0 ou 6,5.
O pH do solo determinado em CaCl2 apresenta valores menores que àqueles medidos em água. Muitas vezes, o técnico têm resultados de análises do solo com pH em água e as tabelas de recomendação falam em pH CaCl2.
Não existe uma fórmula matemática para converter pH em água para pH em CaCl2 ou vice-versa. Thomé Jr. (1997 citado pelo Prof. Izidro) apresentou uma classificação de leitura de pH do solo para ambos métodos (Tabela 1).



REFERÊNCIA

IZIDRO, R. Reação do solo e matéria orgânica. Universidade Federal de Campina Grande. 2º Semestre. 2011. Disponível em:<http://www.cdsa.ufcg.edu.br/portal/outras_paginas/arquivos/aulas/renato_isidro/reacao_e_mo_do_solo.pdf> Acesso em: 31 de Ago. 2012


9 comentários:

  1. boa tarde para elevar ,a saturaçao de bases oque eu preciso fazer na minha propriedade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Ca e o Mg através da calagem. O K pela aplicação do fertilizante cloreto de potássio. Pelo link abaixo vc saberá como fazê-lo.

      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2012/07/percentagem-saturacao-dos-cations.html

      Excluir
    2. Prezado Paulo, peça para um Engenheiro Agrônomo fazer os cálculos para você. Não cabe ao produtor fazer tais cálculos e interpretação, mesmo que muito bem explicado pelo Sr. Gastão, como está. Mais coisas é necessário saber, como a relação Ca/Mg/K no solo, a CTC do solo, tipo do calcário a ser utilizado caso precise, a forma de aplicação conforme o manejo do seu solo, a PRNT do calcário, as culturas utilizadas na área etc. CONSULTE SEMPRE UM ENGENHEIRO AGRÔNOMO.

      Excluir
  2. Gostaria de saber qual influencia do cloreto de cálcio tem na acidez ativa do solo? e porque o pH em cloreto e água são diferentes por achei resposta contraditórias sobre isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São apenas métodos diferentes de avaliar a acidez do solo. Um ou outro pode ser utilizado, depende do laboratório de solo. A leitura do pH em CaCl2 é sempre mais baixa que a do pH em água. Por isso a tabela publicada no post auxilia a comparação entre as duas leituras de pH. Se você fala em resultados contraditórios, pode ser que outros autores tenham feito uma tabela de leitura com índices diferentes, mas não devem ser extravagantes.

      Excluir
  3. boa tarde prof. gostaria de sabe, quando se determina o pH do solo em água e quando se determina o pH solo em KCl 1N Porque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos 3 casos a considerar:
      1) pH em água é maior que o pH em KCl - é uma indicação de predominância das cargas negativas: o solo retém mais cátions básicos do que ânions;
      2) pH em água é menor que o pH em KCl - predominância de cargas positivas; o solo retém mais ânions do que cátions;
      3) pH em água e o pH em KCl são iguais - o solo retém cátions e ânions na mesma proporção e em baixas quantidades.

      Excluir
  4. Boa tarde, estou compilando alguns estudos de solos sob vegetação nativa de cerrado, e obviamente me deparei os mais diversos resultados possíveis. Eu preciso padronizar os dados (e nesse sentido seu blog está sendo bastante útil), e um deles é pH. Eu encontrei um artigo de 1981 (http://pubs.aic.ca/doi/pdf/10.4141/cjss81-067) que trás algumas equações das relações entre cinco diferentes tipos de pH. Pelo que entendi, a equação que o autor propõem para converter pH CaCl2 em pH H2O é: Y(H2O)= 0,53 + 0,98 * X(CaCl2). Isso faz sentido?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se é um trabalho científico e as conclusões do autor (1981). Os valores obtidos são mais baixos que os da tabela de Tomé Junior (1997)

      Excluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.