sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Leitura do pH do Solo em Água e Cloreto de Cálcio

Os métodos de determinação do pH da acidez do solo são os mais variados. Existem laboratórios que fazem a determinação em pH em água, outros pH em CaCl2 0,01M. O Rio Grande do Sul e Santa Catarina utilizam o método SMP. O pH em água foi considerado durante muito tempo como o método padrão. O pH em água indica a acidez ativa. Portanto, surgiu o problema de que os ácidos fracos contidos no solo não apareciam na determinação do pH em água. Além disto, como as amostras de solo chegavam úmidas aos laboratórios, a concentração
de sais aumentava.
Então, os laboratórios, para contornar esse problema, passaram a determinar o pH do solo em CaCl2. Mas, ainda existem laboratórios que fazem a determinação em água.
O pH SMP consiste na diluição do solo numa solução tamponada que é alterada em função da acidez potencial do solo. Nos resultados da análise do solo, o índice SMP indica a quantidade de calcário para elevar o pH do solo a valores de 5,5 ou 6,0 ou 6,5.
O pH do solo determinado em CaCl2 apresenta valores menores que àqueles medidos em água. Muitas vezes, o técnico têm resultados de análises do solo com pH em água e as tabelas de recomendação falam em pH CaCl2.
Não existe uma fórmula matemática para converter pH em água para pH em CaCl2 ou vice-versa. Thomé Jr. (1997 citado pelo Prof. Izidro) apresentou uma classificação de leitura de pH do solo para ambos métodos (Tabela 1).



REFERÊNCIA

IZIDRO, R. Reação do solo e matéria orgânica. Universidade Federal de Campina Grande. 2º Semestre. 2011. Disponível em:<http://www.cdsa.ufcg.edu.br/portal/outras_paginas/arquivos/aulas/renato_isidro/reacao_e_mo_do_solo.pdf> Acesso em: 31 de Ago. 2012


31 comentários:

  1. boa tarde para elevar ,a saturaçao de bases oque eu preciso fazer na minha propriedade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Ca e o Mg através da calagem. O K pela aplicação do fertilizante cloreto de potássio. Pelo link abaixo vc saberá como fazê-lo.

      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2012/07/percentagem-saturacao-dos-cations.html

      Excluir
    2. Prezado Paulo, peça para um Engenheiro Agrônomo fazer os cálculos para você. Não cabe ao produtor fazer tais cálculos e interpretação, mesmo que muito bem explicado pelo Sr. Gastão, como está. Mais coisas é necessário saber, como a relação Ca/Mg/K no solo, a CTC do solo, tipo do calcário a ser utilizado caso precise, a forma de aplicação conforme o manejo do seu solo, a PRNT do calcário, as culturas utilizadas na área etc. CONSULTE SEMPRE UM ENGENHEIRO AGRÔNOMO.

      Excluir
  2. Gostaria de saber qual influencia do cloreto de cálcio tem na acidez ativa do solo? e porque o pH em cloreto e água são diferentes por achei resposta contraditórias sobre isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São apenas métodos diferentes de avaliar a acidez do solo. Um ou outro pode ser utilizado, depende do laboratório de solo. A leitura do pH em CaCl2 é sempre mais baixa que a do pH em água. Por isso a tabela publicada no post auxilia a comparação entre as duas leituras de pH. Se você fala em resultados contraditórios, pode ser que outros autores tenham feito uma tabela de leitura com índices diferentes, mas não devem ser extravagantes.

      Excluir
  3. boa tarde prof. gostaria de sabe, quando se determina o pH do solo em água e quando se determina o pH solo em KCl 1N Porque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos 3 casos a considerar:
      1) pH em água é maior que o pH em KCl - é uma indicação de predominância das cargas negativas: o solo retém mais cátions básicos do que ânions;
      2) pH em água é menor que o pH em KCl - predominância de cargas positivas; o solo retém mais ânions do que cátions;
      3) pH em água e o pH em KCl são iguais - o solo retém cátions e ânions na mesma proporção e em baixas quantidades.

      Excluir
  4. Boa tarde, estou compilando alguns estudos de solos sob vegetação nativa de cerrado, e obviamente me deparei os mais diversos resultados possíveis. Eu preciso padronizar os dados (e nesse sentido seu blog está sendo bastante útil), e um deles é pH. Eu encontrei um artigo de 1981 (http://pubs.aic.ca/doi/pdf/10.4141/cjss81-067) que trás algumas equações das relações entre cinco diferentes tipos de pH. Pelo que entendi, a equação que o autor propõem para converter pH CaCl2 em pH H2O é: Y(H2O)= 0,53 + 0,98 * X(CaCl2). Isso faz sentido?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se é um trabalho científico e as conclusões do autor (1981). Os valores obtidos são mais baixos que os da tabela de Tomé Junior (1997)

      Excluir
  5. Ajudou mt , mt bom o seu blog. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Qual à importância do conhecimento dos valores de pH em H2O e CaCl2 (Cloreto de cálcio) na interpretação da análise do solo?

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde professor, me deparei com duas situações diferentes, em quais um solo possui ph de 5,1 com saturação de bases de 41,7 e outro solo que apresenta ph 5,03 e saturação de 29%.

    Minha dúvida é que com ph's tão próximos e saturações tão distantes, eu não posso causar uma super calagem na 1° amostra utilizando o que foi recomendado de acordo com o método da calagem por saturação de bases?

    2° Quanto de calcário é necessário para subir um décimo do p.h?

    3° No 2° caso, em que tenho uma saturação de bases no valor de 29%, seria recomendado eu aplicar adubação orgânica pensando em evitar uma super calagem?

    Desde já, muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo que a super calagem é a sua preocupação. Se você calcular a necessidade de calagem corretamente não há por que se preocupar com isto. Adubação orgânica não é corretivo do solo. Ela é importante para melhorar a estrutura do solo e fornecer nutrientes. Mas a calagem não pode faltar na dose correta recomendada pela análise do solo. A super calagem pode acontecer quando decidimos aplicar calcário sem ter uma análise do solo, sem conhecermos qual a necessidade de corretivo, ou seja, aplicamos demais ou quando não é preciso. A calagem fornece Ca e Mg.

      Excluir
  8. Gostaria de saber porque o resultado do pH em H2O é maior que o pH em CaCl2? E qual a diferença entre os tipos de pH.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia com atenção o artigo que está explicado porque alguns utilizam o pH em CaCl2

      Excluir
  9. queria uma conclusão sobre determinação do ph do solo em aguá ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está perguntando se queremos uma conclusão do pH em água? Se você tem pode manifestar aqui, pois seria um enriquecimento para todos.

      Excluir
  10. bom dia! prof gastão gostaria de saber quais as vantagens e desvantagens do pH determinado em água e em soluções salinas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leia
      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2015/03/ph-do-solo-agua-e-cloreto-de-calcio.html

      Excluir
  11. Bom dia! Gostaria de saber quais analises são necessárias para saber a acidez do solo e calcular a necessidade calagem para o mesmo? É neceessário todas essas analises: pH em H2O, KCl, CaCl2; análise da acidez potencial e trocável; capacidade de troca de cátions (ctc) e bases trocáveis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. A análise do solo dá todos estes elementos. Para calcular a necessidade de calagem pelo método saturação por bases (V%), você precisa saber os teores dos cátions básicos, do H ais Al, etc.

      Excluir
  12. ola qual a diferença entre ph - agua e ph - smp?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia
      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2012/06/o-ph-na-analise-do-solo.html

      Excluir
  13. Bom dia professor. Tenho uma analise de solo em CaCl2. O pH da analise esta muito acido (3,6 em um talhão) e na CTC fala em pH 7.Se calcular a NC usando os dados que tenho na analise, da uma quantia muito baixa de calcário (menos de 2,5t/ha). Se eu não tenho o pH a 7, como édado na analise, qual o metodo correto de calcular? Se eu pegar o resultado que deu no calculo (2,5 t/ha) e multiplicar por 2 esta errado? Desde já, antecipo meus agradecimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve aplicar o que achou no cálculo.
      CTC a pH 7 é definida como a quantidade de cátions adsorvida a pH 7,0. Na prática seria o nível da CTC de um solo que seria atingido, caso a calagem deste solo fosse feita para elevar o pH a 7,0; ou o máximo de cargas negativas liberadas a pH 7,0 passíveis de serem ocupadas por cátions.
      Então, se vc calculou pelo método de saturação por bases V%, veja qual o valor exigido pela cultura V2. Você estará adicionando Ca e Mg, neutralizando Al. Além, é claro da elevação do K pela adubação.

      Excluir
  14. determine o ph de diferentes amostra de solo recorrendo aos dois métodos (H2o eKC1)...comete os resultados ,alguem pode me ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pH é determinado em laboratório nos dois extratores: ou em água ou em KCl. Os comentários sobre os dois estão no texto.

      Excluir
  15. bom dia..determine o pH de diferentes amostras de solo recorrendo aos dois metodos (H2O e KC1)..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pH é determinado em laboratório nos dois extratores: ou em água ou em KCl. Os comentários sobre os dois estão no texto.

      Excluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.