terça-feira, 13 de novembro de 2012

Parâmetros para Avaliação dos Resultados Análises de Solo

Foi proposto por Souza & Lobato (2004), para solos de Cerrado, parâmetros analíticos para avaliar a coerência dos resultados de análises de solos. As amostras de solo devem ser bem coletadas para expressar, com as maiores possibilidades, a real situação da fertilidade do solo. Uma média da amostra coletada, de vários pontos da lavoura, é enviada ao laboratório para o procedimento das análises de nutrientes. Se a amostra enviada não é condizente, pela má coleta, os resultados também o serão. Com esta tabela
é possível avaliar se os resultados expressos no laudo estão coerentes com os dados da fertilidade do solo de Cerrado.

Quanto maior o pH em água maior a percentagem de saturação por bases (V%). Numa mesma amostra o pH em água é maior que o pH em CaCl2.
A outra faixa que engloba a percentagem de argila e de matéria orgânica e o valor "T" do solo, nos informa os parâmetros para avaliar a coerência da análise. Assim sendo, um resultado de análise que tem 15% de argila e a presença de 3,5% de matéria orgânica e CTC de 10 cmolc/dm³ significa que este resultado não é condizente. Neste solo arenoso, a CTC seria mais baixa, ou seja, se enquadraria entre 3 a 6 cmolc/dm³. Uma baixa CTC a pH7.0 e presença de Al³ significa uma alta percentagem de saturação por Al³ (m%). É claro que a avaliação do manejo adotado pelo produtor rural, no solo, deve ser acompanhada pelo técnico, para complementar o resultado da análise do solo. Um solo arenoso deve apresentar baixo teor de matéria orgânica e baixa CTC a pH 7,0. 

RECOMENDO A LEITURA

Argila e matéria orgânica na análise do solo
Argilas e os níveis de CTC no solo
Interpretando os conceitos básicos da análise do solo.

REFERÊNCIA

SOUSA, D. M. G. de; LOBATO, E. Cerrado: correção do solo e adubação. Embrapa Informação Tecnológica, 2a. Ed. 2004. 416 p. Brasília, DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.