quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Disponibilidade e Importância dos Nutrientes para as Plantas



No solo, a disponibilidade de nutrientes depende de três fatores: fator quantidade, fator intensidade e fator capacidade tampão. O conceito de cada um é o seguinte: 
1) Fator quantidade ou lábil é a capacidade que tem o solo de disponibilizar nutrientes, ou seja, aquela porção do total que é colocada a disposição da planta durante o seu ciclo de vida.
2) Fator intensidade é aquela porção de nutriente que está presente na solução do solo e que pode ser disponível para a planta, a qualquer
momento.
3) Fator capacidade tampão é a propriedade que tem o solo de repor os nutrientes retirados pela planta. Essa reposição é feita à partir dos coloides do solo, mantendo a concentração de nutrientes na solução. O solo possui nutrientes adsorvidos no complexo coloidal. Um solo fértil tem a capacidade de manter essa concentração de nutrientes por um período maior. O teor de argila é empregado para medir essa capacidade tampão.

Na superfície das partículas do solo encontramos nutrientes que podem trocar-se entre si. É o caso dos cátions básicos. O K+ substitui o NH4+, Ca²+, Mg²+ e Al³+ nos pontos de troca presentes nas argilas.
Além disso, encontramos os chamados nutrientes essenciais que estão presentes ou fazem parte do metabolismo da planta e que não podem faltar, pois sua deficiência impede o crescimento e desenvolvimento da planta.
Afora a disponibilidade que deve haver de nutrientes no solo, outros apresentam benefícios ou toxidez para as plantas.
Os nutrientes benéficos são aqueles que trazem algum benefício para as plantas. O cobalto (Co) deve estar presente, pois favorece o processo de simbiose do N do ar pelas bactérias fixadoras. Outros nutrientes benéficos são o sódio (Na), para algumas culturas, o silício (Si) e o selênio (Se). O silício (Si) tem a propriedade de criar uma barreira de proteção da planta ao ataque de insetos e doenças e maior resistência ao acamamento. Sobre o silício, já comentamos seus benefícios em várias postagens que o leitor pode verificar, acessando os links abaixo:

Entre os nutrientes tóxicos temos a presença do Al³+ e de metais pesados. O alumínio tóxico está presente em solos ácidos com pH abaixo de 5,5. Acima desse pH não deve haver presença de alumínio tóxico. Ele proporciona sérios prejuízos às plantas, ou seja, sistema radicular pouco desenvolvido, tanto em área como em profundidade, causando quedas acentuadas na produção de grãos e frutos. A calagem é a alternativa para eliminar o alumínio tóxico.


Um comentário:

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.