terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Recomendação de Zero de Nitrogênio na Soja é Colocada em Dúvida



Práticas agrícolas consagradas e recomendadas pela pesquisa estão sendo colocadas em dúvida. Uma delas é que mais nitrogênio (N) aplicado na soja garantiria melhores produtividades. A recomendação, até o momento, é que as leguminosas, como a soja, dispensam a aplicação de nitrogênio para o seu desenvolvimento. Porquê essas leguminosas têm a propriedade de fixar o nitrogênio do ar, através de um processo simbiótico realizado pelas bactérias fixadoras. A recomendação, para isso, é que os produtores inoculem as sementes de soja, com um inoculante específico que contém as estirpes que encarregar-se-ão de realizar o processo. Outra
recomendação, para aquelas lavouras em que nunca foi plantado soja, é usar um pequena quantidade de N para dar o arranque para a planta até começar o processo de fixação. Então, seria recomendada a utilização de formulações de fertilizações com 2% de nitrogênio.
SFREDO (2008)  diz que a fixação biológica do nitrogênio (FBN) é a principal fonte de N para a cultura da soja, não havendo necessidade de aplicar esse nutriente na adubação.
A Comissão de Química e Fertilidade do Solo - RS/SC (2004), no Manual de Adubação e de Calagem para esses Estados, preconiza, no caso da soja, que a adubação nitrogenada não é recomendada devido à eficiência da fixação biológica de nitrogênio do ar por bactérias do gênero Rizóbio.
Essa fixação biológica promoveria N suficiente para a soja se desenvolver e produzir grãos. A soja consome em torno de 83 kg de nitrogênio para cada 1.000 quilos produzidos.
Agora, essas recomendações serão checadas, pois existem produtores que estão aplicando mais nitrogênio nas lavouras e conseguindo altos rendimentos na soja. Produtores participantes de um concurso de produtividade, promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), conseguiram duplicar a produção de soja, adotando a prática, entre outras, de adicionar nitrogênio nas adubações. Para checar esse ganho de rendimento com a aplicação de nitrogênio na soja, entidades de pesquisa associadas ao Cesb, como a Embrapa, Fundação MT, e outras, realizam experimentos, na safra 2012/2013, para analisar a validade dessa hipótese de que mais nitrogênio na soja garante altos rendimentos. Se for comprovada o benefício do N e a viabilidade econômica da sua utilização, uma "nova Cartilha" será lançada com recomendações para a produção de soja no Brasil.

Minha Opinião: Devemos lembrar que essa recomendação data de 30 anos ou mais (não me recordo), mas de lá para cá muita coisa mudou em termos de novas práticas agrícolas que contribuem para proporcionar melhores condições para o desenvolvimento das plantas. O lançamento de variedades, com maior potencial de produção e resistência às pragas e doenças, pode ser uma causa da soja responder mais à aplicação de nitrogênio. Talvez, as quantidades de inoculante, recomendadas atualmente, não são suficientes para promoverem uma resposta da soja em aumento de rendimento. Mas, isso é para ser estudado pelos pesquisadores. Acredito que muitas práticas e recomendações irão sofrer modificações, no decorrer dos próximos anos, para atender a maior resposta das variedades produtivas. É claro que deverão ser analisadas todas as práticas executadas por esses produtores, que aumentaram o rendimento da soja. Será que somente a aplicação de nitrogenado foi suficiente para promover o aumento de rendimento? Que variedades foram usadas? Teriam estas variedades um grande potencial de produção? Teriam os produtores adotado medidas corretas de combate às pragas e doenças? O preparo do solo, o plantio, nível de fertilidade do solo, e outras ações devem ser analisadas. O ganho de rendimento foi viável, ou seja, o aumento de produção foi compatível com o custo do emprego de adubo nitrogenado? Houve lucro? A Lei dos Retornos decrescentes na agricultura diz que "os aumentos de produção obtidos pela aplicação de maiores doses de fertilizantes dão origem a resultados econômicos cada vez menores, até um ponto em que o valor da produção é igual ou menor que o custo de produção".
Leia:  A Lei dos Retornos Decrescentes na Agricultura

REFERÊNCIAS

COMISSÃO DE QUÍMICA E FERTILIDADE DO SOLO - RS/SC. Manual de adubação e calagem para os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 10ª ed. Porto Alegre, 2004. 400p.

FREITAS JR. G. Nitrogênio é aposta para elevar produtividade da soja. Canal do Produtor. CNA. Jan. 2013.

SFREDO, G. J. Soja no Brasil: Calagem, Adubação e Nutrição Mineral. EMBRAPA Documento 305 pag. 120. Embrapa Soja. Londrina. PR. Setembro. 2008. 148 pg. Disponível em >http://www.cnpso.embrapa.br/download/Doc305.pdf> Acesso em: 03/02/2013.

 

13 comentários:

  1. Prezado Gastão,

    Ao se adotar a adubação nitrogenada na soja não estaríamos voltando no tempo? No momento em que o mundo discute tecnologias que economizem os recursos (nitrogênio é algo bastante dispendioso para a economia mundial)prescindir do processo de fixação biológica não seria imprudente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As recomendações técnicas parecem que estão entrando em contradição em relação à produção obtida no campo. Não é somente esse caso do N. O Plantio direto na palha transformado em monocultura está originando altos rendimentos. Esse assunto vamos comentar na próxima semana.
      Sempre ditamos para a diminuição no uso de fertilizantes nitrogenados, pois nas leguminosas, elas teriam a propriedade de garantir o fornecimento de N. Mas, agricultores estão usando mais N e obtendo aumentos maiores na produção. É claro que cuidados devem ser tomados e análise dos custos deve ser feita com todo rigor. As novas variedades com alto potencial de produção e resistência às praga e doenças não estão pedindo novos conceitos da pesquisa?

      Excluir
  2. Boa noite! Muito bom esse artigo. Também sempre tive essa dúvida e preocupação em excluir todo nitrogênio na adubação de base.
    Aqui plantamos com 02-20-18 e pelo visto é algo de se pensar em aumentar essa quantidade de N na hora de plantar e quem sabe um acréscimo significativo na adubação foliar.
    Muito bom o blog. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A recomendação sempre foi de se usar N na soja em lavouras novas para dar o arranque, até que a inoculação comece a fazer efeito. Recomendo fazer pequenas áreas na lavoura com diferentes quantidades de N e medir os resultados. Compare o custo da quantidade de adubo nitrogenado aplicado e a receita obtida com a produção. Verifique se o aumento de produção em valores de reais compensaram o valor em reais gastos com o fertilizante. A pesquisa já está fazendo testes de campo para avaliar a recomendação preconizada até agora.

      Excluir
  3. Boa Tarde, na minha humilde opinião, as formas de nitrogenio disponiveis, irão prejudicar o solo, elevando a acidez e tendo uma necessidade de correção com calcareo cada vez maior e mais seguida, acarretando em prejuizos para estrutura fisica e quimica do solo, levando ao empobrecimento do solo......acredito em agricultura planejada, ou seja os passivos ambientais, tanto de dejetos animais, como industriais (cana de açucar) e até mesmo lixo organico urbano devem ser amplamente estudados, para incorporarmos essa cultura do carbono no solo, para poder dar sustentabilidade a Agricultura tropical, pois esses modelos de produção atraveis de adubações quimicas com baixa eficiencia agronomica, só atendem os interesses da industrias de fertilizantes, que esta em poder das grandes trades......tirando de nossas mão o poder de venda do nosso produto primario, por oferecerem modelos de contratos futuros com troca por fertilizantes.....isso ninguem discute, e mais as reservas de fosforo do nosso pais não atendem nem 50% da demanda e siguimos acidulando a pouca matéria prima que temos, diminuindo a eficiencia da mesmo nesses solos altamente interperizados, isso sim ´seria uma discução, produtiva, mas enfim...vou ganhando meu dinheiro em cima da burrice de muitos,,,,,,o pior cego éo que não quer ver....e nossos pesquizadores de vasos só atendem os interesses de grandes coorporações, descupe gismonte, pela minha forma de pensar.....forte abraço e estou disposto a discutir esses assuntos que urgem no nosso pais.

    ResponderExcluir
  4. Esse é o melhor blog agronômico que eu conheço, obrigado por compartilhar tantos conhecimentos!

    ResponderExcluir
  5. Tem algum trabalho verficando a diferenca de produtividade referente a uma variedade precoce versus uma tardia? o os rizobios conseguem suprir em ambos materiais?

    ResponderExcluir
  6. Tem alguma intererencia entre adubacao nitrogenada em soja e o ciclo da cultivar, por exemplo o moterial quanto mais precoce mais precisaria de nitrogenio no plantio? ou nao existe diferenca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta as suas duas perguntas:
      O que se recomenda é zero de N na soja. O que aconteceu é que produtores que participaram de um concurso nacional de produtividade de soja obteram rendimentos significativos quando aplicaram fertilizante nitrogenado. A Embrapa e outras empresas iniciaram testes a campo para avaliar o efeito da adubação nitrogenada no aumento de produtividade da soja. Resta esperar os resultados e um pronunciamento oficial da pesquisa oficial.

      Excluir
  7. Olá Gastão,

    então, é preciso muito cuidado para não se assumir uma coisa dessas. Esses concursos de produtividade não permitem isolar a possível causa do incremento de produtividade, sendo necessária a montagem de um experimento que o faça. A Embrapa Soja aqui do Paraná tem demonstrado não haver incrementos pelo uso de adubação nitrogenada, inclusive podendo ocorrer prejuízo da nodulação para doses maiores que 20 kg/ha. Como você disse, é prudente esperar resultados antes de colocar em cheque algo que tem sido pesquisado em diversas oportunidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isto mesmo, Ivan. Devemos aguardar as recomendações da pesquisa para termos uma base científica.

      Excluir
  8. Eu acho que sempre há o interesse dos oligopólios por trás dessas informações. Se eles, em virtude de novas tecnologias, deixam de receber suas divisas, é de se esperar que argumentem contra, usem instituições, profissionais e agricultores para alcançar seus fins...Lembro-me das aulas de adubação, como os professores em geral nunca tocavam nos assuntos de soberania nacional; tive raiva do curso durante muitos anos...

    ResponderExcluir
  9. Boa Noite.

    Quais são as características que a planta de soja me apresenta quando ela esta com uma deficiência de N? E em qual faze da cultura seria mais ideal de se aplicar N?

    ResponderExcluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.