quinta-feira, 14 de março de 2013

CTC's e V% como Indicativos da Fertilidade do Solo


A Capacidade de Troca de Cátions nos dá uma ideia das condições de fertilidade de um solo, pois quando a CTC a pH 7.0 está ocupada, em grande parte, por cátions básicos, sugere que este solo apresenta boas condições de nutrição para as plantas. Entretanto, quando essa CTC está bastante ocupada por H+ e Al³+ o solo apresenta baixas condições para nutrir uma planta. É um solo pobre, com dificuldade de reter cátions. Nos solos pobres, com baixa CTC, deve-se ter o cuidado de não fazer aplicações de calcário e adubação em grandes quantidades, pelo risco de
perdas por lixiviação, mas aplicá-los parceladamente.
A CTC a pH 7.0 é calculada pela soma dos cátions Ca, Mg e K e do (H + Al).
O hidrogênio (H) pode reagir com as oxídrilas (OH) formando água. Um solo pode apresentar uma CTC a pH 7.0 de 80 mmolc/dm³ e ter 70% das cargas negativas adsorvendo H+. Como a CTC efetiva não considera o H, o valor dela será de 24 mmolc/dm³, conforme poderá ser visualizado na Fig. 1.


Esse solo seria considerado pobre, não retendo cátions, além de necessitar de cuidados na aplicação de grandes quantidades de calcário e fertilizantes minerais.
LEIA:   Importância de conhecer a CTC do solo
             CTC's efetiva e potencial do solo

A saturação por bases é outra forma de avaliar a fertilidade de um solo. Ela é calculada em função da soma de bases (SB) e da CTC a pH 7.0 (T), sendo expressa em percentagem (%). A fórmula para cálculo da Percentagem de Saturação por Bases (V%) é a seguinte:

V (%) = (100 x SB)  / T

Quando o V é maior que 50% consideramos um solo fértil ou "eutrófico". Quando V é menor que 50% chamamos de solo não fértil ou "distrófico".

Os solos distróficos apresentam teores de Ca², Mg² e K muito baixos e teor de Al³ muito alto. As cargas negativas dos coloides estão sendo saturadas por pequenas quantidades de cátions básicos, enquanto a maior parte das cargas está sendo neutralizada pelo H e Al³. Esse Al³ poderá ser tóxico para as plantas.
Quando no solo distrófico a percentagem de saturação por alumínio (m%) é ≥ 50%, esses solos são chamados de "álicos".
LEIA:    Interpretando os conceitos básicos da análise do solo


2 comentários:

  1. boa tarde
    estou com um solo que a m% esta em 83 % porem fiz o calcula de NC e pediu 2,6 t/ha com essa quantidade a m% vai diminuir significativamente ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o cálculo que vc fez está correto, esta quantidade de calcário vai eliminar o Al tóxico. m% significa a saturação por Al.

      Excluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.