terça-feira, 9 de abril de 2013

Análise da Seiva das Plantas

Existem métodos para conhecer a fertilidade do solo e para quantificar o estado nutricional da planta. A análise do solo nos dá condições para detectar o nível de fertilidade em que se encontra o solo e nos permite fazer recomendações de calagem e adubação. A análise foliar representa um acúmulo de nutrientes desde a formação da folha e a análise da seiva da planta tem apresentado resultados significativos, pois ela apresenta maior sensibilidade e precisão para determinar e quantificar o
estado nutricional de uma planta.
A análise da seiva é feita no momento que sentimos necessidade de adubação, principalmente na fertirrigação.
Leia:  As vantagens da fertirrigação

O que é a seiva?

"Seiva é o líquido presente no interior dos tecidos das plantas"
A fertirrigação, que consiste na aplicação de fertilizantes através da água de irrigação, vem sendo muito empregada pelos produtores. Isso aumenta a eficiência no uso de fertilizantes, pois há uma melhor distribuição e uniforme na lavoura, há uma redução nas perdas de nutrientes e ela pode ser feita em qualquer estádio da planta.

Segundo QUAGGIO et al., em trabalho de pesquisa, a concentração de nitrogênio (N) na seiva apresentou valores de amplitude entre 26 a 206 mg/L, enquanto o teor de N na folha foi de 24 a 30 g/kg durante todo o período de avaliação e considerando todos os tratamentos.
REGINA DE SOUZA et al. analisando a concentração de nutrientes na seiva de duas variedades de laranja, sugerem que a análise da seiva pode ser utilizada na avaliação do estado nutricional de citros, como ferramenta auxiliar. Nesse trabalho de pesquisa, a seiva foi extraída mensalmente do ramo da brotação nova, usando éter etílico durante duas safras seguidas. Paralelo a isso foram feitas análises de folha e da solução do solo. Quanto ao pH na seiva ele se manteve constante, ao redor de 5,5. As concentrações de N e K aumentaram conforme as doses de nutrientes aplicadas e houve correlação positiva com os valores de N e K na folha e na solução do solo. Isso sugere que a análise da seiva é sensível às variações da adubação nitrogenada e potássica. Concluíram que, dos nutrientes, o K apresentou a maior concentração na seiva, ou seja, 4 g/L; que o maior teor de N-NO3 é encontrado na seiva da variedade de copa Hamlin, em comparação à variedade Valência; que o teor de 27 mg/L de N-NH4 é um indicativo de valor limiar tolerado pelo citros.

Como se extrai a seiva?


A extração das folhas é feita nos pecíolos, nervuras das folhas e nos ramos novos. Como a análise de solo, a análise da seiva deve ser representativa e como a análise foliar. Como a extração é feita com o material fresco, o material coletado deve ser prontamente enviado aos laboratórios credenciados. A extração da seiva utiliza métodos sob pressão ou vácuo. Outros utilizam o éter etílico e posterior congelamento e apresenta uma grande precisão.

Em que consiste a análise da seiva?


A análise da seiva consiste na análise do líquido extraído dos tecidos condutores da planta. Normalmente usa-se o pecíolo, cujo extrato é analisado em laboratórios ou a campo mediante a utilização de kits apropriados para determinação de N-NO3, P-PO4 e K. Essa análise vai determinar e quantificar o que a planta está absorvendo no momento da coleta da amostra. Por ser mais rápida e precisa, a análise da seiva favorece as mudanças rápidas no programa de adubação, correções de nutrição, quando se torna necessário. Além disso, permite corrigir excessos e deficiências de nutrientes em qualquer estágio de desenvolvimento da planta. 

Tipos de análises da seiva da planta


1. No campo
A determinação é feita com auxílio de prensas. O material é cortado (2 a 3 cm) e prensado. É feita a extração e determinada a análise em kits de leitura rápida.

2. No laboratório
A extração da seiva é feita com a aplicação de éter etílico. O material colhido é limpo com água destilada. Após, o material é cortado (2 a 3 cm) e introduzido no éter etílico, e depois congelado. A seiva é separada do éter e determinada a concentração de nutrientes. A concentração de nutrientes na seiva é afetada por diversos fatores:
a) Estádio de desenvolvimento da planta;
b) Regime de precipitação - água no solo;
c) Adubação - influi na solução do solo;
d) Transpiração - que depende da temperatura, da hora da coleta e da idade da planta.

REFERÊNCIAS

QUAGGIO, J.A.; SOUZA, T.R. de; VILLAS BOAS, R.L. Análise de seiva: nova ferramenta para avaliar a demanda de nutrientes pela laranjeira nos diferentes estágios fenológicos. 2011. Artigo em Hypertexto. Disponível em: <http://www.infobibos.com/Artigos/2011_1/seiva/index.htm>. Acesso em: 4/4/2013.

REGINA DE SOUZA, T.; VILLAS BOAS, R. L.; QUAGGIO, J. A.; SALOMÃO, L. C. Nutrientes na seiva de plantas cítricas fertirrigadas. Rev. Bras. Frutic. Vol. 34 Nº 2. Jun. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.