terça-feira, 23 de julho de 2013

Consorciação Leguminosas e Gramíneas Melhora Qualidade do Pasto


A adubação nitrogenada em pastagens é um dos componentes no aumento dos custos. Os adubos nitrogenados são caros e uma maneira de contornar isso, reduzindo o custo de produção da pastagem e impedir a degradação do pasto, é a utilização de leguminosas. As leguminosas são ricas em proteínas e melhoram a alimentação do animal. As leguminosas têm a propriedade de fixar o nitrogênio do ar através de bactérias fixadoras do gênero Rizobium, adicionando, gratuitamente, esse nutriente no solo. Isso melhora as condições de fertilidade do solo e diminui o uso de
adubos nitrogenados. Como consequência, o custo com adubação é reduzido. Mas as leguminosas devem ser semeadas junto com gramíneas o que proporciona uma melhora na qualidade do pasto na dieta alimentar do animal. É a chamada consorciação
Para evitar que o animal coma somente leguminosa é necessário que a consorciação obedeça uma percentagem de 20 a 40% de leguminosas e 60 a 80% de gramíneas. Uma pastagem só com leguminosas ou o animal comendo só leguminosas por muito tempo proporciona o aparecimento do timpanismo ou empazinamento que causa sérios prejuízos ao animal. 
O produtor deve preferir a utilização de leguminosas adaptadas a sua região, porque já existe a bactéria responsável pela fixação simbiótica. Se o produtor importar leguminosa de outra região, ele deve fazer a inoculação das mesmas com o inoculante específico para a cultura. 
4
O nitrogênio é responsável pelo crescimento, pela produção de massa verde e pela produtividade da planta. Com a melhora da qualidade da alimentação, o animal tem ganho de peso no menor tempo, melhor saúde e maior retorno financeiro para o produtor. Esse deve consultar um Engº. Agrônomo para se informar quais as melhoras leguminosas para sua região e a melhor consorciação com gramíneas adaptadas ao meio.

LEIA TAMBÉM:

Recuperação de pastagens degradadas
Fertilidade do solo e manejo do pasto para recuperar pastagens degradadas
Sistema ILPF na recuperação de pastagens degradadas
Os sistemas agroflorestais de integração  



Um comentário:

  1. Olá parabéns pelo artigo! De fácil entendimento e compreensão.
    Dúvidas, acesse os nossos portais:

    http://www.portaldasgramas.com.br e http://www.agrogramas.com.br

    ResponderExcluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.