quinta-feira, 10 de abril de 2014

Plantas dão Indícios de um Solo Ácido ou Alcalino


As plantas que crescem numa lavoura podem dar sinais da acidez ou da alcalinidade do solo. Algumas plantas têm a necessidade de um solo ácido para se desenvolver. A assimilação do minerais pelas plantas tem maior eficiência numa determinada faixa de pH. É recomendada, então, a faixa ideal de pH entre 6 e 7. A batatinha exige um pH ao redor de 5,6 e não mais, para não desenvolver uma doença chamada murchadeira. A alfafa exige solos menos ácido para crescer.
Um solo muito alcalino bloqueia a assimilação do ferro (Fe) em plantas sensíveis à clorose. Por outro lado, um solo muito ácido é prejudicial ao desenvolvimento das
plantas, ainda mais pela presença do alumínio (Al) que se comportará como tóxico para as plantas.



mal-me-quer
O produtor rural, para visualizar se o solo de sua propriedade é ácido ou alcalino, pode lançar mão das espécies espontâneas que estão crescendo na lavoura. Certas plantas são indicativas de acidez do solo. A margarida, mal-me-quer (Bellis perennis) e a língua de vaca (Rumex acetosa) são indícios de solos ácidos quando aparecem espontaneamente.

língua-de-vaca





Outras plantas como o cipó-de-veado (Polygonum Convolvulus), escarlate (Anagallis arvensis) e as da família Centaurea jacea são indícios de solos alcalinos.

cipó-de-veado
Na prática, encontramos na literatura um método para determinar rapidamente as condições de pH de um solo. Misture bem a terra colhida de um ponto da lavoura ou do jardim e derrame vinagre branco; se pequenas bolhas de gás se desprendem da solução é sinal que o solo é alcalino. Se não ocorrer nada, acrescente na amostra bicarbonato de sódio dissolvido em água; se desprender bolhas de gás é sinal que o solo é ácido. Se não houver formação de bolhas de gás nem com o vinagre, nem com o bicarbonato de sódio, isto significa que o solo é neutro
Entretanto, a melhor maneira de avaliar o pH de um solo é através da análise de amostras de terra. Com o resultado da análise de solo você terá condições de saber se há necessidade de corrigir com a aplicação de calcário ou tomar medidas para combater a alcalinidade se for o caso.

Um comentário:

  1. Ótimas dicas. Isso que todos os agricultores deveriam saber...

    ResponderExcluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.