terça-feira, 21 de outubro de 2014

Importância da Adubação Verde na Fertilidade do Solo


A prática de adicionar leguminosas cobrindo a camada superficial do solo é chamada de "adubação verde". Com a adubação verde, é possível adicionar matéria orgânica ao solo, reciclar nutrientes e a fixação do nitrogênio do ar pelas bactérias do gênero Rhizobium. A preferência pela utilização de leguminosas, num projeto de adubação verde, é que estas plantas têm a propriedade de incorporar nitrogênio ao solo, aproveitando a existência de um sistema radicular bem desenvolvido e profundo. Com  esta prática, o produtor  está  adicionando N ao solo, diminuindo a utilização de adubos nitrogenados e reduzindo o custo de produção da lavoura.
Solos de baixa fertilidade ganham com esta prática, pois verifica-se um aumento na produção das culturas. A adubação verde minimiza a acidez do solo praticada pelos adubos nitrogenados, pois há uma redução ou eliminação na aplicação dos mesmos.
A adubação verde melhora as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, além de enriquecê-los com nutrientes como N, P, K, Ca, S e outros.
A reciclagem de nutrientes acontece na adubação verde, pois as leguminosas trazem os nutrientes das camadas mais profundas do solo para a superfície em formas disponíveis e assimiláveis pelas plantas.

Quais as vantagens da adubação verde? 

1. reciclagem de nutrientes;
2. melhoria das propriedades do solo;
3. as leguminosas têm eficiência no controle dos nematóides;
4. controle de ervas daninhas, pois a grande produção de massa verde impede o desenvolvimento das mesmas;
5. redução na aplicação de fertilizantes minerais, principalmente nitrogenados;
6. protege a terra contra a erosão, evitando que a chuva ou vento carregue a camada superficial do solo a qual é rica em matéria orgânica e nutrientes tão essenciais ao desenvolvimento das plantas;
7. pode ser utilizada em entrelinhas de outras culturas, protegendo o solo e enriquecendo-o com matéria orgânica;
8. promove uma maior atividade da vida microbiana do solo.

Quais as  leguminosas que podem ser usadas na adubação verde?

As leguminosas mais utilizadas neste tipo de adubação são as crotalárias, feijão-de-porco, mucunas, guandu, lab-lab e outras. Na rotação de culturas, o adubo verde pode ser incorporado ao solo logo após o corte das leguminosas,  seguindo-se o plantio de uma cultura de interesse econômico como milho, soja, trigo, etc. Ou pode-se manter a cobertura superficial do solo com o adubo verde e inicia-se o plantio direto sobre a palhada.

Quando incorporar o adubo verde no solo?

A época mais indicada para o corte ou a incorporação do adubo verde é o momento em que as plantas estão na fase de floração, pois nesta fase há maior concentração de nutrientes e mais fácil a decomposição do material.  As chuvas e as altas temperaturas exercem uma contribuição muito grande na produção de massa verde, com benefícios na incorporação de N ao solo e na ciclagem dos nutrientes. As leguminosas possuem uma relação C/N muito baixa ou 12%, pois são plantas ricas em nitrogênio (N). O milho, por sua vez, possui uma relação C/N mais alta por ser mais rico em carbono. Então utiliza-se uma consorciação de leguminosas e milho no intuito de baixar a velocidade de decomposição dos resíduos quando incorporados no solo.

Como utilizar a adubação verde?

1. PRÉ CULTIVO ou ROTAÇÃO DE CULTURAS - os adubos verdes são utilizados antes ou depois de uma cultura. Isto promove uma melhoria do solo para o cultivo seguinte. O objetivo é melhorar a fertilidade do solo proporcionando melhores condições de desenvolvimento dos cultivos posteriores;
2. CONSORCIAÇÃO - plantio do adubo verde com uma cultura de interesse econômico. O adubo verde é cortado e depositado na superfície do solo. Com isto, há o fornecimento de nutrientes para a cultura econômica. Pode-se, também, plantar o adubo verde no final do ciclo da cultura principal que irá beneficiar uma cultura seguinte;
3. CULTIVOS EM FAIXAS - são utilizadas leguminosas perenes ou semiperenes em faixas que separam talhões de culturas. As leguminosas são cortadas periodicamente para adubar as culturas de interesse econômico.


4 comentários:

  1. Gastão, você já trabalhou com fertilizantes inibidores de nitrificação? Poderia me recomendar um barato?

    ResponderExcluir
  2. Poderia me mandar a lacuna da pesquisa para um trabalho que estou fazendo

    ResponderExcluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.