A determinação da quantidade de cálcario a ser aplicado no solo, para a correção da acidez é feita por métodos de neutralização do Al³ e suprimentos de Ca² e Mg². Os Estados brasileiros têm diferentes fómulas para realizar este cálculo. Vamos informar cada uma delas.
A quantidade de calcário a ser aplicada no solo pode ser feita pelos seguintes métodos:
1 - Neutralização do Al³+ e suprimento de Ca²+ e Mg²+
No Estado do Espírito Santo e Goiás se usa a fórmula abaixo com algumas variações:
No Estado de Goiás o valor 2 da fórmula é substituído pelo valor 1,2 em solos com teor de argila menor que 200 g/dm3.
No Estado de Minas Gerais, a fórmula acima sofre uma variação:
Onde (Y), é igual a:
1 para solos arenosos (menos de 150 g/dm³ de argila)
2 para solos de textura média ( 150 a 350 g/dm³ de argila)
3 para solos argilosos (mais de 350 g/dm³ de argila)
(X) = 2 para a maioria das culturas
1 para espécies florestais
2 para cafeeiro
No Estado do Paraná utiliza-se o método de saturação por bases (V%). Somente no caso do arroz irrigado e do sequeiro é adotada a fórmula:
Em solos sob vegetação de cerrados utilizam-se as fórmulas abaixo de acordo com o teor de argila e suprimentos de Ca + Mg.
1 - Solos com teor de argila maior que 200 g/dm³ e teor de Ca + Mg menor que 2 cmolc/dm³:
NC (t/ha) = Al³+ x 2 +[2 - (Ca²+ + Mg²+)]
2 - Solos com teor de argila maior que 200 g/dm³ e teor de Ca + Mg maior que 2 cmolc/dm³ :
NC (t/ha) = Al³+ x 2
3 - Solos com teor de argila menor que 200 g/dm³
NC (t/ha) = Al³+ x 2 ou
NC (t/ha) = 2 – (Ca + Mg)
Utiliza-se a maior recomendação. O PRNT do calcário deve ser igual a 100%.
2 - Saturação de bases do solo
NC (t/ha) = 2 – (Ca + Mg)
Utiliza-se a maior recomendação. O PRNT do calcário deve ser igual a 100%.
2 - Saturação de bases do solo
Este método consiste na elevação da saturação por bases trocáveis (V%) para um valor que proporcione o máximo rendimento econômico do uso do calcário.
A fórmula a ser utilizada é a seguinte:
Onde:
V1 = valor atual da saturação de bases trocáveis do solo;
V2 = valor de saturação de bases trocáveis que se deseja;
T = capacidade de troca de cátions;
f = fator de correção do PRNT. f = 100/PRNT
Se a análise fornecer o teor de potássio K em mg/dm³ deve-se fazer a correção para cmolc/dm³.
cmolc/dm3 de K = mg/dm3 x 0,002564
O valor de saturação de bases trocáveis (V2) vai depender da região. Em São Paulo e Mato Grosso do Sul é 60%. No Paraná é de 70% e nos solos sob vegetação de Cerrados é de 50%.
Professor,
ResponderExcluirCom essa fórmula ai, o resultado já vai ser quantidade que vou aplicar no solo ou ainda é necessário calcular o QC (quantidade de calcario) pela formula QC = NC X SC/100 X PF/20 X 100/PRNT, onde SC é a percentagem da perficie q vou aplicar e PF profundidade. So que no caso vc ja levou em conto o fato de correção, entao eu apenas tiraria da formula esse fator (100/prnt) e calcularia o QC? Me ajuda que ta quebrei a cabeça pra entender isso rsrs. Abraço
Temos que fazer a seguinte leitura:
ExcluirNC (t/ha) é a necessidade de calagem. Esta necessidade de calagem é para as seguintes condições:
Calcário com PRNT de 100%
Para aplicação em 100% da área.
Calcário para ser aplicado na camada de 0-20 cm
Então, NC = QC
Quando estas condições são alteradas se usa a fórmula QC.
Professor,
ResponderExcluirFazendo os cálculos de acordo com a minha análise de solo, a minha saturação por bases (V%) foi igual a 77,75%, a saturação por alumínio (m%) deu 5,68% e a CTC está alta, com 17,08 cmol/dm³. Porém, meu pH está baixo, com 4,80. Considerando que a área está sob vegetal do Cerrado (Brasília -DF) o valor de V² (Saturação que se deseja) seria 50% mesmo? ou posso colocar 80%? Visto que estou fazendo os cálculos seguindo esse método de saturação por bases, esse seria o melhor método neste caso?
O pH é em água ou em CaCl2? Existe uma diferença no valor entre os dois para um mesmo solo. O V2 deve ser aquele que a pesquisa recomenda para os cultivos da sua região.
ExcluirProfessor!
ResponderExcluirExiste alguma matéria do senhor que cita os tipos de corretivos mais utilizados, suas formulações, percentagens que nos ajudaria a definir qual recomendar?
http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2013/06/tipos-de-corretivos-da-acidez-do-solo-e.html
ExcluirNa página do blog, na coluna da direita, existe "assuntos de interesse geral, clicando em calcário você encontrará outros artigos sobre corretivos.
Professor !
ResponderExcluirNC = (V2-V1) . CTC /100.... usei essa formula q eu aprendi com os dados da analise aqui do blog ( os dados que estão nesta pag ), porem o resultado foi de grande diferença e pra menos ainda... poderia me dizer o que fiz de errado e se essa formula tem serventia ?
esta fórmula é para os dados expressos em cmolc/dm³. Para valores expressos em mmolc/dm³, dividir por 1000. Não sei qual erro que vc fez. por favor escreva os dados e os cálculos.
ExcluirQual a diferença exata do método 1 para o 2? É uma escolha minha? Fazer Por Ca e Mg e por Al e escolher o que der maior valor ou apenas fazer por saturação por base? Ou devi fazer as três e escolher o maior valor? Para o meu experimento fiz as três o a fórmula de teor de Ca e Mg deu maior, devo usar ela?
ResponderExcluirComo está escrito na postagem, cada Estado brasileiro segue um método determinado pela pesquisa oficial. Na postagem se fala destes estados e o método empregado. Procure se informar no seu Estado qual o método ou métodos recomendados para determinar a necessidade de calagem.
ExcluirOlá, professor, qual a diferença exata do método 1 para o 2? Eu decido se faço pelas fórmulas de neutralização de Al e Ca e Mg (decidindo pelo maior valor) ou apenas usar a saturação por base? Ou devo fazer para as três formas (Saturação por base, Ca/Mg/ e neutralização de Al) e decidir pelo maior valor? Para o meu experimento fiz as três fórmulas e teor de Ca e Mag foi o que deu o maior valor, seguido pela saturação por base. Devo usar o teor de Ca e Mg?
ResponderExcluirComo está escrito na postagem, cada Estado brasileiro segue um método determinado pela pesquisa oficial. Na postagem se fala destes estados e o método empregado. Procure se informar no seu Estado qual o método ou métodos recomendados para determinar a necessidade de calagem.
Excluirolá essa formula NC = Y x Al3+ + [X - (Ca2+ + Mg2+)] é em cmol ou mmol
ResponderExcluirOs nutrientes devem estar expressos em cmolc/dm³
ResponderExcluirse você tem os dados expressos em mmolc/dm³, basta dividir por 10 para convertê-los em cmolc/dm³
ExcluirProfessor qual fórmula utilizo:
ResponderExcluirN.C. (t/ha) = (V2 –V1) x T x f / 100
N.C. (t/ha) = (V2 –V1) x T / 10 x 100 ?
Leia:
Excluirhttp://agronomiacomgismonti.blogspot.com/2011/08/valor-ctc-mal-aplicado-superestima.html
professor, PARA UM AGRICULTOR QUE TEM 3 CULTURAS NO MESMO ANO AGRÍCOLA, QUAL CULTURA DEVERÁ SER PRIORIZADA NA HORA DE DEFINIR O MELHOR MÉTODO DE NEUTRALIZAÇÃO DA ACIDEZ?
ResponderExcluirA prioridade não é a cultura mas o solo. O solo deve estar com boa fertilidade para promover o bom desenvolvimento da planta e aumento de produção. A calagem deve ser efetuada pelo menos 90 dias antes do plantio. Ou escolha aquela que lhe traz melhores lucros.
ExcluirBoa noite professor, tudo bem? Não sou da área mas sou autodidata-curioso e gostaria de aprender mais.
ResponderExcluirEstou querendo calcular a quantidade de calcário que preciso jogar na terra usando o método de "Neutralização do Al³+ e suprimento de Ca²+ e Mg²+" em Goias
A Formula seria:
N.C. (t/ha) = Al³+ x 2 +[2 - (Ca²+ + Mg²+)]
Os valores (to usando os valores dos primeiros 20cm)
Al³+ = 0.5
Ca²+ = 0.7
Mg²+ = 0.3
(pH = 4.4)
Aplicando:
0.5 * 2 + [2 - (0.7 + 0.3)]
.5 * 2 + [2 - 1]
.5 * 2 + 1
1+1
N.C. (t/ha) = 2 tons/ha
Isso estaria correto? Entendi direito o processo? Isso elevaria o pH ate onde? Penso em plantar crotalaria juncea principalmente e li em um artigo [1] que o melhor pH para essa especie seria de pH=5.1, como isso encaixa na formula anterior?
Aqui esta a minha analise de solo:
https://www.dropbox.com/s/e4js00ky9dtm595/S097098097099P01-albert-2019.pdf?dl=0
Muito obrigado desde já.