quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Inoculação das Sementes de Milho e Arroz

A inoculação de sementes não é somente privilégio da soja. Outras sementes, como o milho, o trigo e o arroz podem ser inoculadas com bactérias que fixam o nitrogênio (N) do ar tornando-o disponível para as plantas. O processo foi desenvolvido pela EMBRAPA Soja, de Londrina - PR, em parceria com a Universidade Federal do Paraná - UFPR. O certo é que, além de aumentar a produtividade das lavouras, haverá uma economia decorrente do menor emprego de fertilizantes nitrogenados. A bactéria Azospirillum brasiliense promove, não somente a fixação de N, mas o crescimento das raízes através da produção de hormônios; e isto facilita uma maior absorção de água e de nutrientes.
A inoculação com Azospirillum brasiliense é feita com a aplicação do produto na forma sólida – turfa, ou na forma líquida, nas sementes. Há necessidade de cuidados com a temperatura e exposição ao solo, pois trata-se de organismos vivos. A inoculação não pode ser feita, também, juntamente com a aplicação de agrotóxicos. Na safra 2009/2010, o inoculante já poderá ser utilizado no arroz e no milho.
No Rio Grande do Sul foi demonstrado por Caio Vidor e Jessi Pereira que a inoculação do trigo, da aveia, antes da cultura da soja, com bactérias Bradyrhizobium aumentou a população desta bactéria no solo aonde não se plantava soja por mais de dez anos. Marcio Voss e José Renato Ben demonstraram que inoculando a aveia preta com Bradyrhizobium, em campo nativo e depois plantando soja em sucessão, a massa e número de nódulos eram em quantidades semelhantes às proporcionadas pela inoculação da soja. Agostinho Didonet e outros concluíram que a inoculação de sementes de variedades de arroz em Terras Altas com Azospirillum lipoferum Sp 59 e Azospirillum brasiliense Sp 245 provocou um aumento significativo no comprimento da raiz e no número de raízes secundárias.
A utilização de bactérias diazotróficas, como alternativa para a nutrição de N em diversas gramíneas, tem apresentado papel importante que deverá se confirmar nos próximos anos.
Em média, a soja deixa 27 kg/ha de N para a cultura seguinte. No RS, quando cultivado arroz irrigado após a soja, reduz-se a aplicação de nitrogênio em 30%.
Segundo a EMBRAPA, na soja, uma população de 1.200.000 bactérias por semente promove um acréscimo de 253 kg/ha em relação à semente não inoculada. Para chegar ao número de 1.200.000, a pesquisa observou que a produtividade das culturas vinham aumentando ano a ano; cada vez mais se produz maior quantidade de grãos; o consumo de N para atingir estas produtividades é cada vez maior; o emprego de fungicidas, inseticidas, micronutrientes nas sementes causa uma mortalidade das bactérias; então, há necessidade de se colocar um maior número de bactérias: e este número acima foi aprovado pela pesquisa em 2008. O número de bactérias por semente é função da concentração de bactérias por grama e da dosagem utilizada. A fórmula é a seguinte:
N° bactérias/semente = (Concentração x dose) / 350.000
Concentração: é aquela do inoculante
Dose: a recomendada pelo fabricante
350.000 = número médio de sementes por saco de 50 kg.

O nitrogênio atmosférico é indisponível para as plantas porque ele ocorre na forma de uma molécula com tríplice ligação: esta molécula é muito pouco reativa.
Para romper esta ligação há necessidade de grande quantidade de energia. Nas tempestades, quando ocorrem descargas elétricas na atmosfera, moléculas de N2 são rompidas, e o N, na forma de óxido, é levado pelas chuvas para o solo: a média do aporte de N é de 10 kg/ha. As bactérias diazotróficas possuem a capacidade de combinar N com amônia tornando-o disponível para as plantas. Estas bactérias têm enzimas – nitrogenase – que catalisam a reação.

Cuidados na inoculação
1) realizar a prática da inoculação à sombra;
2) quando não se usar produtos para o tratamento de sementes, umedecê-las com 200 a 300 ml de água por saca de 50 kg. Para aumentar a aderência, usar solução açucarada (10%);
3) semear o mais rápido: não passar de 18 h. Caso não for possível, aumentar a dose do inoculante. Se forem usados fungicidas ou micronutrientes nas sementes, semear rápido;
4) em solos com primeiro ano de plantio deve-se dobrar a dose do inoculante;
5) os sais de molibdênio (molibdato de sódio, ou molibdato de potássio), os sais de cobalto (sulfato ou cloreto) devem ser usados com muito cuidado porque causam uma taxa de mortalidade muito grande das bactérias: preferir formas compatíveis com as bactérias do inoculante e que existe no mercado; outra forma é aplicá-las via foliar;
6) os micronutrientes zinco, cobre, manganês, quando aplicados nas sementes, causam uma mortalidade quase total das bactérias, reduzindo a produtividade da lavoura;
7) evitar o emprego de doses elevadas de N no plantio porque reduzem a nodulação; como se diz: as bactérias ficam preguiçosas; caso for preciso usar N, a dosagem deve ser, no máximo, de 15 kg/ha;
8) o uso de grafite, para facilitar o fluxo das sementes, deve ser utilizado na dosagem recomendada; muitas vezes como é um produto barato, o produtor abusa de grandes quantidades: isto pode desidratar as bactérias e prejudicar a nodulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.