Para a safra 2009/2010, a soja transgênica será responsável por 67% da produção nacional. A área total produzida, no Brasil, com soja é de 22,6 milhões de hectares. No Paraná, 45% da área é plantada com soja transgênica; no RS, a área plantada é de 95%. Na comercialização de sementes de soja transgênica, desponta para a safra 2011/2012 a entrada no mercada da soja Cultivance ou CV; esta variedade transgênica foi desenvolvida pela EMBRAPA em parceria com a BASF. Será o primeiro transgênico brasileiro. Esta variedade teve a sua comercialização aprovada pela CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) no último 10 de dezembro.
São variedades de soja geneticamente modificadas com tolerância à herbicidas da classe das imidazolinonas. As variedades foram avaliadas quanto à segurança da proteína; segurança alimentar; avaliação agronômica para testar a segurança ambiental.
Além do Brasil, esta variedade brasileira de soja transgênica será comercializada em outros vinte países. Tudo isto levou dez anos de pesquisa para se chegar a um produto seguro para a saúde.
A soja transgênica brasileira vai concorrer com as variedades Roundup Ready (RR) da Monsanto. Com isto, deve-se ganhar na redução do preço do produto e o uso alternado de variedades, reduzindo o risco de resistência.
Ela contém um gene da Arabidopsis thaliana; é uma planta usada em pesquisa, em várias partes do mundo, e que confere uma resistência a uma classe de herbicidas - as imidazolinas. Desta maneira, o herbicida pode ser aplicado em toda área sem causar prejuízos para a soja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.