quinta-feira, 22 de julho de 2010

As Argilas e os Níveis de CTC do Solo

Solo fértil é aquele que contém todos os nutrientes disponíveis e essenciais às plantas, que não apresenta elementos tóxicos, e ótimas propriedades físico-químicas. Solo produtivo é o solo fértil aliado à ótimas condições de clima e práticas culturais, proporcionando um bom desenvolvimento das plantas e maior produtividade por área. Um solo não fértil pode tornar-se um solo produtivo através da neutralização da acidez pela calagem, mais aplicação de adubos, contando com condições climáticas favoráveis. Encontramos várias leis no campo da Agronomia:
Lei dos Acréscimos não Proporcionais - também conhecida como Lei de Mitscherlik ou Lei dos Retornos Decrescentes, em que a produção das culturas aumenta até uma certa quantidade de nutrientes aplicados para depois decrescer, mesmo com o aumento desta quantidade. A planta responde à aplicação de fertilizantes, para depois deixar de responder com o acréscimo na quantidade aplicada.
Lei da Restituição - consiste na devolução ao solo dos nutrientes retirados pelas culturas. Se não for feito isto, o solo vai empobrecendo.
Lei do Mínimo - as produções das culturas são reguladas pelo nutriente que está limitante.
Lei do Máximo - qualquer nutriente em excesso tende a não aumentar a produção, e sim diminuí-la.
Cada tipo de argila, mesmo a matéria orgânica do solo, possuem uma CTC:


Baseado neste quadro 1 podemos estimar qual o tipo de argila. Para isto é preciso conhecer a Capacidade de Troca de Cátions (T) e o teor de matéria orgânica do solo.
Por exemplo: dados de uma análise do solo:
CTC a pH 7,0 = 15,38 cmolc/kg
Matéria orgânica = 2,8%
Argila - 30%
Vamos considerar a CTC da matéria orgânica igual a 250 cmolc/kg (média de 200-300)
100 g MO............. 250 cmolc/kg
2,8 g MO.................... x ........
X= (2,8 x 250) / 100; X= 7 cmolc/kg/2,8 g
15,38 - 7 = 8,38 cmolc/kg (parte mineral do solo - 30 g de argila)
30 g de argila .................... 8,38 cmolc/kg
100 g ...................................... X...........
X = (100 x 8,38) / 30 = 27,93 cmolc/kg
Procurando no quadro 1, a argila que apresenta uma CTC aproximada deste valor, encontramos a Ilita.
Para determinar se uma argila apresenta atividade (Targila), utiliza-se a seguinte fórmula:
Targila (cmolc/kg) = (CTC pH 7,0 / % argila) x 100
Se o valor encontrado em Targila for igual ou maior que 27 cmolc/kg, significa que a argila possui atividade alta, uma 2:1, solo pouco intemperizado.
Se o valor de Targila for menor que 27 cmolc/kg, significa uma argila de baixa atividade, tipo 1:1 ou óxidos ou hidróxidos de ferro e alumínio, solo muito intemperizado.
Os solos alumínico e alítico são caracterizados pelas diferenças na atividade da argila: os solos alumínicos apresentam Al igual ou maior que 4 cmolc, % de saturação por alumínio igual ou maior que 50%, valor V menor que 50% e atividade da argila menor que 20 cmolc/kg. Os solos alíticos apresentam os mesmos valores diferenciando apenas na atividade da argila que é igual ou maior que 20 cmolc/kg.
Os solos arenosos apresenta baixa CTC, maior perda de nutrientes por lixiviação e necessitam menores quantidades de calcário para neutralizar a acidez do solo. Por outro lado, os solos argilosos possuem maior CTC, menores perdas de nutrientes por lixiviação, mas necessitam maiores quantidades de calcário.
As possibilidades de ocorrer toxidez de alumínio é quando os valores de Al são iguais ou maiores que 4 cmolc/dm³ e a Saturação por alumínio seja igual ou maior que 50%.
O Dr. Ribamar Silva (2005) apresenta os valores de SB, T, t e V na sua maior amplitude:
Soma de bases (SB) > 5 cmolc/dm³ é considerada alta.
Capacidade de Troca de Cátions efetiva (t) > 6 cmolc/dm³ - alta.
Capacidade de Troca de Cátions (T) > 10 cmolc/dm3 - alta.
Saturação por bases (V): < 50% - solo distrófico; V => 50% - solo eutrófico.
Para o Dr. Ribamar, o valor V pouco reflete a fertilidade do solo. Por exemplo:


O solo B tem maior CTC a pH 7,0 (T) e maior soma de bases (SB) em comparação com o solo A. Embora pelo método V% seja o solo A considerado um solo não fértil, ele tem maiores condições de reter e liberar nutrientes para as plantas que o solo A.
Retenção de Cátions (RC):
RC (cmolc/kg argila) = [(SB+Al³) / % argila] x 100

6 comentários:

  1. Caro Colega

    "Solo produtivo é o solo fértil aliado a ótimas condições de clima e práticas culturais,
    proporcionando um bom desenvolvimento das plantas e maior produtividade po área". Eu,a cabar de ler a sua frase,e a lembrar-me de um caso,que terá muitas imitações,um caso de carestia de água,que me atrevo aqui deixar.

    UM FIO DE ÁGUA
    As cigarras emudeceram e os pássaros esconderam-se nos ramos das azinheiras. É que se aproximava o medonho estrondo de um comboio de viaturas. Nunca se vira por ali uma coisa assim. O que estaria para acontecer? Bem depressa veio o esclarecimento quando os carros pararam. Deles saiu um mar de gente que se apressou a bisbilhotar o vasto milharal que se estendia ao longo do rio. Pobre rio,que naquela altura era uma pobre sombra do que fora. Um fio de água,se podia dizer,que mal dava para a meia dúzia de famílias de rãs que por ali faziam pela vida,quanto mais para matar a sede daquela ilha verde. Pois fora esta pobreza que trouxera ali toda aquela gente. Estavam muito preocupados,e com razão. É que aquele milharal estava a ser um comedor de dinheiro. Não bastara a renda da terra,as sementes,as alfaias,os químicos,os amanhos,as jornas,para há uns tempos ter havido necessidade de recrutar pessoal para escavar o leito do rio,na esperança de algum milagre. E o milagre dera-se,como se estava a ver. É que as maçarocas já despertavam os apetites de bandos de pássaros. Alguma coisa de jeito eles sabiam que nelas encontrariam. Aquele pessoal tinha sido o milagreiro. Escavando dia e noite o velho leito do rio,desencantou veios de caudal capaz de dar vida àquele milharal. Mereciam eles um prémio que se visse. Os pássaros também tinham obrigação de contribuir.

    Pedindo muitas desculpas pelo atrevimento,desejo-lhe muito boa saúde.

    ResponderExcluir
  2. Professor, tenho uma analise de solo que não possui o teor de argila. Como fazer uma interpretação assertiva e uma boa recomendação de adubação sem esta informação.
    Existe alguma relação/proporção/tabela que relacione CTC ou V% com o teor de Argila?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns laboratórios determinam isto quando o usuário pede. O que se pode dizer é que solos arenosos têm baixa CTC e os argilosos têm alta CTC.

      Excluir
  3. Professor, muito interessante. Aprendi muito. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Professor, está correta a colocação "CTC a pH 7,0 = 15,38 cmolc/kg"?
    Cmolc/kg? não acho como converter cmolc/dm3 em cmolc/kg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim. cmoc/kg referente a massa
      cmolc/dm³ referente a volume
      1 ha = 2.000 m³ = 2.000.000 dm³

      Excluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.