terça-feira, 22 de julho de 2014

Como Aplicar o Calcário no Solo

 
Existe uma dúvida muito grande de qual a melhor maneira de aplicar o calcário. os solos brasileiros, em geral, são ácidos e pobres em nutrientes, daí a necessidade da prática da calagem. Qual a melhor maneira de aplicar o calcário: superficial, incorporado, junto com a adubação NPK, no momento do plantio, etc... São as questões colocadas pelos leitores quando se fala em calcário. Nós encontramos ou lavouras convencionais, ou exploradas no sistema de plantio direto (SPD), ou pastagens, ou solos degradados, ou horticultura e fruticultura. Portanto, uma variedade grande de modos de exploração econômica da terra, a existência de plantas de sistema radicular profundo ou superficial e árvores (frutíferas) com sistema radicular já desenvolvido que exige maiores cuidados para não prejudicar as raízes.

Lavouras convencionais

Estas lavouras são submetidas a trabalhos de trabalhar o solo com máquinas pesadas. O calcário deve ser incorporado ao solo através de aração e gradagem na camada arável de 20 cm. Aliás, a recomendação de calagem é feita levando em conta a camada arável. Alguns autores preconizam que as doses de calcário quando menores de 5 t/ha, em solos já explorados, o corretivo deve ser incorporado com uma gradagem seguida de uma aração e mais uma gradagem. Quando a quantidade recomendada é maior que 5 t/ha, aplica-se a metade da dose seguida de lavração. Após, aplicar a outra metade com lavração e gradeação. Um cuidado a ser tomado é a não aplicação do calcário em solos úmidos, pois a aplicação não é uniforme por causa da aderência do corretivo aos grãos de solo úmido.

Solos degradados

Os solos degradados se caracterizam por uma elevada acidez. Neste caso, deve-se incorporar a quantidade recomendada de calcário na camada arável (0-20 cm). No estabelecimento do plantio direto nestas áreas é recomendada a incorporação do calcário. Se o solo possui baixa acidez, a aplicação do calcário no estabelecimento do plantio direto pode ser feita superficialmente, sem revolver o solo, e no máximo 5 t/ha.

Lavouras no sistema de plantio direto

Se o sistema de plantio direto está consolidado ou na fase de implantação não há necessidade de incorporar o calcário. A faixa atingida, através dos anos, é de até 10 cm. Portanto, a aplicação deverá ser a metade da dose total recomendada pelo cálculo baseado na análise do solo.
No estabelecimento do sistema de plantio direto deve-se considerar o tipo de calcário que o produtor deverá usar. Como o solo não deverá ser mais revolvido, na implantação do sistema devemos escolher um calcário com efeito residual maior. Então, conhecer o PRNT do calcário é importante. A reatividade (RE) do calcário tem um papel considerável na escolha do corretivo. Quanto maior a reatividade menor será o efeito residual do calcário. Por isto, preferir, neste caso, um calcário com PRNT mais baixo sem esquecer de corrigir a quantidade baseada num PRNT de 100%. Por exemplo, se um calcário tem PRNT de 60% e recomendado na quantidade de 3 t/ha, a correção deverá ser feita, ou seja 3 x 100/60 = 5 t/ha.
Um corretivo com Poder de Neutralização (PN) = 95% e reatividade (RE) = 60% o seu PRNT será igual a 57%. Um outro calcário com PN = 95% e RE = 80% o seu PRNT será igual a 76%. Neste caso, do estabelecimento do SPD, devemos dar preferência ao calcário com a menor reatividade (60%), pois queremos um efeito residual ao longo dos anos, pois ele terá um efeito residual de 43% enquanto o segundo calcário será de apenas 24%.

Horticultura

Como a exploração da horticultura é feita, em geral, no sistema convencional de preparo do solo, o calcário recomendado deve ser incorporado na camada de 0-20 cm com aração seguida de gradagem.

Frutíferas

As raízes das plantas frutíferas que absorvem os nutrientes estão localizadas em até 15 cm de solo. As raízes profundas sustentam a árvore e vão buscar água. Além disto, encontramos pomares que se desenvolvem em áreas com declives, áreas de difícil mecanização, dificultando a aplicação do calcário. Neste caso, é aconselhado a aplicação superficial do corretivo e adotando medidas de controle da erosão.
No estabelecimento de um pomar, o produtor deverá consultar uma assistência técnica para saber a que profundidade deverá incorporar o calcário, pois esta depende da cultura explorada. Em geral, recomenda-se, na implantação do pomar, a incorporação do calcário com antecedência de, no mínimo, 30 dias antes do plantio das mudas. Já nos pomares consolidados, onde há necessidade de recalagem após alguns anos de exploração, a aplicação do calcário deve ser feita superficialmente. A dosagem de calcário poderá ser menor conforme a orientação da assistência técnica de sua região.
 

27 comentários:

  1. Obrigado por explicar tão sucintamente e com tanta clareza aquilo que até hoje ainda ninguém me tinha conseguido explicar.

    ResponderExcluir
  2. Posso por calcário e ja plantar no caso de ser em estufas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O calcário é usado para neutralizar a acidez do solo e adicionar Ca e Mg. Deve ser aplicado com antecedência para reagir no solo.

      Excluir
  3. Posso aplicar o caucari junto com o adubo de uma só vez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Faça um intervalo de no mínimo 30 dias. Primeiro calcário e depois o adubo. Dependendo do PRNT o calcário pode levar mais tempo para mostrar sua eficiência. Quanto mais baixo o PRNT mais demorada a reação.

      Excluir
  4. Quanto tempo o calcário fica na terra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia
      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com/2011/06/qual-importancia-do-prnt-do-calcario.html

      Excluir
  5. Bom Dia
    O calcário pode ser diluído em água para servir como corretivo de pH, ele continua servindo a sua função? grato.

    Clayton Rodrigo
    Manaus-AM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor e aplicar a lanço no solo e incorporar.

      Excluir
    2. Posso fazer a calagem depois que ja plantei,por exemplo:com plantas em vaso?

      Excluir
    3. Não é o recomendável, mas tente tirar a terra superficial cuidando para não ferir as raízes, coloque o calcário e em seguida cubra com a terra retirada.

      Excluir
  6. Olá! Quanto tempo o npk faz efeito em árvores frutíferas? Tenho um pé de limão galego e ele nunca crescia, ano passado deu algumas flores, mas caíram. No começo do mês saíram algumas flores e eu coloquei npk e calcário. O calcário faz efeito em 30 dias como disse, mas eu não acho informação sobre o tempo em que o npk age na frutífera. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os Npk em que o fósforo provém de adubos fosfatados sua disponibilidade no solo, em contato com a umidade, é imediata. Agos se o fósforo provém totalmente ou parcialmente de fosfatos naturais, a disponibilidade não é imediata mas ao longo do tempo, dependendo da reatividade do fosfato natura

      Excluir
  7. Boa noite, fazendo a aplicação de calcário 45 dias antes do plantio e incorporando, eu terei que fazer novamente mais uma aração para o plantio? no caso da cultura do milho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve seguir normalmente o que faz no preparo do solo para o plantio

      Excluir
  8. Área solteira, sob análise de solo necessita de 7 ton /ha. Conduta:
    Espalhar 3.5 ton +aracao a 20 cm e imediatamente sem intervalo de tempo espalhar + 3.5 ton + gradagem. Estou correto ou não ?
    Grato

    ResponderExcluir
  9. CARO AMIGO
    A ÚLTIMA APLICAÇÃO DE CALCÁRIO COM GESSO QUE FIZ NA FAZENDA FOI EM 2004 , PORÉM PLANTEI ARROZ ANTERIORMENTE POR 3 ANOS...QUERO JOGAR AGORA PRA SAFRA 2016/2017 NO MÊS DE SETEMBRO, ÀS ÁREAS ESTÃO SECAS DURAS , O QUE DEVO FAZER ? JOGO É PASSO A GRADE INTERMEDIÁRIA ? OU JOGO E DEIXO QUE ELE INCORPORE NORMALMENTE ? AS ANÁLISES PEDIRAM NO MÁXIMO 2.0 TON / HA
    AGRADEÇO A ATENÇÃO
    MARCELLO CONTE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. recomendo aguardar mais próximo das chuvas, pois é preciso umidade no solo para o calcário começar a reagir. O calcário deve ser incorporado na camada arável de 0-20cm

      Excluir
  10. bom dia!
    coloquei calcário dolomítico diretamente na covas das mudas de laranja, mais ou menos 1kg em cada muda,e irriguei,sera que posso mata-las?
    as mudas tem uns 5 meses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai é que está o problema. Usar calcário sem ter uma análise do solo. Acho muito calcário. Poderá haver uma supercalagem, que é mais prejudicial do que não usar calcário. Consulte um agrônomo da sua região para verificar o estado das plantas.

      Excluir
  11. Eu posso utilizar o calcário para mudas de suculentas e cactus misturando com o adubo? posso usar o cálcario para plantar suculentas e cactus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O calcário deve ser aplicado conforme a análise do solo. É melhor não usar calcário do que usá-lo em quantidades maiores e que poderá ser prejudicial. O calcário nunca deve ser misturado com adubo.

      Excluir
  12. Eu posso usar o cálcario em mudas de suculentas e cactus? Posso utilizar também para plantar suculentas e cactus? ou seja misturar no adubo para plantar os mesmos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O calcário deve ser aplicado conforme a análise do solo. É melhor não usar calcário do que usá-lo em quantidades maiores e que poderá ser prejudicial. O calcário nunca deve ser misturado com adubo.

      Excluir
  13. Quero dar os parabéns, cultivo hortaliças em canteiros suspensos aqui na reserva e ainda não tinha encontrado explicações tão simples e esclarecedoras. Obrigado por divulgar seu conhecimento.

    ResponderExcluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.