terça-feira, 22 de julho de 2014

Como Aplicar o Calcário no Solo

 
Existe uma dúvida muito grande de qual a melhor maneira de aplicar o calcário. os solos brasileiros, em geral, são ácidos e pobres em nutrientes, daí a necessidade da prática da calagem. Qual a melhor maneira de aplicar o calcário: superficial, incorporado, junto com a adubação NPK, no momento do plantio, etc... São as questões colocadas pelos leitores quando se fala em calcário. Nós encontramos ou lavouras convencionais, ou exploradas no sistema de plantio direto (SPD), ou pastagens, ou solos degradados, ou horticultura e fruticultura. Portanto, uma variedade grande de modos de exploração econômica da terra, a existência de plantas de sistema radicular profundo ou superficial e árvores (frutíferas) com sistema radicular já desenvolvido que exige maiores cuidados para não prejudicar as raízes.

Lavouras convencionais

Estas lavouras são submetidas a trabalhos de trabalhar o solo com máquinas pesadas. O calcário deve ser incorporado ao solo através de aração e gradagem na camada arável de 20 cm. Aliás, a recomendação de calagem é feita levando em conta a camada arável. Alguns autores preconizam que as doses de calcário quando menores de 5 t/ha, em solos já explorados, o corretivo deve ser incorporado com uma gradagem seguida de uma aração e mais uma gradagem. Quando a quantidade recomendada é maior que 5 t/ha, aplica-se a metade da dose seguida de lavração. Após, aplicar a outra metade com lavração e gradeação. Um cuidado a ser tomado é a não aplicação do calcário em solos úmidos, pois a aplicação não é uniforme por causa da aderência do corretivo aos grãos de solo úmido.

Solos degradados

Os solos degradados se caracterizam por uma elevada acidez. Neste caso, deve-se incorporar a quantidade recomendada de calcário na camada arável (0-20 cm). No estabelecimento do plantio direto nestas áreas é recomendada a incorporação do calcário. Se o solo possui baixa acidez, a aplicação do calcário no estabelecimento do plantio direto pode ser feita superficialmente, sem revolver o solo, e no máximo 5 t/ha.

Lavouras no sistema de plantio direto

Se o sistema de plantio direto está consolidado ou na fase de implantação não há necessidade de incorporar o calcário. A faixa atingida, através dos anos, é de até 10 cm. Portanto, a aplicação deverá ser a metade da dose total recomendada pelo cálculo baseado na análise do solo.
No estabelecimento do sistema de plantio direto deve-se considerar o tipo de calcário que o produtor deverá usar. Como o solo não deverá ser mais revolvido, na implantação do sistema devemos escolher um calcário com efeito residual maior. Então, conhecer o PRNT do calcário é importante. A reatividade (RE) do calcário tem um papel considerável na escolha do corretivo. Quanto maior a reatividade menor será o efeito residual do calcário. Por isto, preferir, neste caso, um calcário com PRNT mais baixo sem esquecer de corrigir a quantidade baseada num PRNT de 100%. Por exemplo, se um calcário tem PRNT de 60% e recomendado na quantidade de 3 t/ha, a correção deverá ser feita, ou seja 3 x 100/60 = 5 t/ha.
Um corretivo com Poder de Neutralização (PN) = 95% e reatividade (RE) = 60% o seu PRNT será igual a 57%. Um outro calcário com PN = 95% e RE = 80% o seu PRNT será igual a 76%. Neste caso, do estabelecimento do SPD, devemos dar preferência ao calcário com a menor reatividade (60%), pois queremos um efeito residual ao longo dos anos, pois ele terá um efeito residual de 43% enquanto o segundo calcário será de apenas 24%.

Horticultura

Como a exploração da horticultura é feita, em geral, no sistema convencional de preparo do solo, o calcário recomendado deve ser incorporado na camada de 0-20 cm com aração seguida de gradagem.

Frutíferas

As raízes das plantas frutíferas que absorvem os nutrientes estão localizadas em até 15 cm de solo. As raízes profundas sustentam a árvore e vão buscar água. Além disto, encontramos pomares que se desenvolvem em áreas com declives, áreas de difícil mecanização, dificultando a aplicação do calcário. Neste caso, é aconselhado a aplicação superficial do corretivo e adotando medidas de controle da erosão.
No estabelecimento de um pomar, o produtor deverá consultar uma assistência técnica para saber a que profundidade deverá incorporar o calcário, pois esta depende da cultura explorada. Em geral, recomenda-se, na implantação do pomar, a incorporação do calcário com antecedência de, no mínimo, 30 dias antes do plantio das mudas. Já nos pomares consolidados, onde há necessidade de recalagem após alguns anos de exploração, a aplicação do calcário deve ser feita superficialmente. A dosagem de calcário poderá ser menor conforme a orientação da assistência técnica de sua região.
 

88 comentários:

  1. Obrigado por explicar tão sucintamente e com tanta clareza aquilo que até hoje ainda ninguém me tinha conseguido explicar.

    ResponderExcluir
  2. Posso por calcário e ja plantar no caso de ser em estufas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O calcário é usado para neutralizar a acidez do solo e adicionar Ca e Mg. Deve ser aplicado com antecedência para reagir no solo.

      Excluir
    2. Como devo usar o calcário liquido
      E é adequado jogar o calcário liquido depois de jogar a semente?

      Excluir
    3. Qual o seu objetivo? se é para correção da acidez do solo, o calcário líquido não é um corretivo da acidez. Ele é um adicionador de Ca e Mg no solo.

      Excluir
  3. Posso aplicar o caucari junto com o adubo de uma só vez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Faça um intervalo de no mínimo 30 dias. Primeiro calcário e depois o adubo. Dependendo do PRNT o calcário pode levar mais tempo para mostrar sua eficiência. Quanto mais baixo o PRNT mais demorada a reação.

      Excluir
  4. Quanto tempo o calcário fica na terra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia
      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com/2011/06/qual-importancia-do-prnt-do-calcario.html

      Excluir
  5. Bom Dia
    O calcário pode ser diluído em água para servir como corretivo de pH, ele continua servindo a sua função? grato.

    Clayton Rodrigo
    Manaus-AM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor e aplicar a lanço no solo e incorporar.

      Excluir
    2. Posso fazer a calagem depois que ja plantei,por exemplo:com plantas em vaso?

      Excluir
    3. Não é o recomendável, mas tente tirar a terra superficial cuidando para não ferir as raízes, coloque o calcário e em seguida cubra com a terra retirada.

      Excluir
    4. Olá gostaria de saber se posso calacariar logo após de jogar a semente
      Ouve um atraso no preparo da terra não pude calcarear antes
      Gostaria de saber se isso vai prejudicar meu plantio
      Eu estou refazendo minha pastagem e ensima da semente de braxiaria vou plantar o Milho transgênico
      Gostaria de saber se posso fazer calagem depois da sementes lançada no pó antes que ela brote
      E qual calcário mais indicado para este procedimento
      O calcário em pó ou o liquido??

      Excluir
    5. O calcário deve ser aplicada antes do plantio,no mínimo 90 dias, e incorporado no solo.

      Excluir
    6. Eu quero saber se posso jogar o cal direto no solo ao redor das frutíferas

      Excluir
  6. Olá! Quanto tempo o npk faz efeito em árvores frutíferas? Tenho um pé de limão galego e ele nunca crescia, ano passado deu algumas flores, mas caíram. No começo do mês saíram algumas flores e eu coloquei npk e calcário. O calcário faz efeito em 30 dias como disse, mas eu não acho informação sobre o tempo em que o npk age na frutífera. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os Npk em que o fósforo provém de adubos fosfatados sua disponibilidade no solo, em contato com a umidade, é imediata. Agos se o fósforo provém totalmente ou parcialmente de fosfatos naturais, a disponibilidade não é imediata mas ao longo do tempo, dependendo da reatividade do fosfato natura

      Excluir
  7. Boa noite, fazendo a aplicação de calcário 45 dias antes do plantio e incorporando, eu terei que fazer novamente mais uma aração para o plantio? no caso da cultura do milho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve seguir normalmente o que faz no preparo do solo para o plantio

      Excluir
  8. Área solteira, sob análise de solo necessita de 7 ton /ha. Conduta:
    Espalhar 3.5 ton +aracao a 20 cm e imediatamente sem intervalo de tempo espalhar + 3.5 ton + gradagem. Estou correto ou não ?
    Grato

    ResponderExcluir
  9. CARO AMIGO
    A ÚLTIMA APLICAÇÃO DE CALCÁRIO COM GESSO QUE FIZ NA FAZENDA FOI EM 2004 , PORÉM PLANTEI ARROZ ANTERIORMENTE POR 3 ANOS...QUERO JOGAR AGORA PRA SAFRA 2016/2017 NO MÊS DE SETEMBRO, ÀS ÁREAS ESTÃO SECAS DURAS , O QUE DEVO FAZER ? JOGO É PASSO A GRADE INTERMEDIÁRIA ? OU JOGO E DEIXO QUE ELE INCORPORE NORMALMENTE ? AS ANÁLISES PEDIRAM NO MÁXIMO 2.0 TON / HA
    AGRADEÇO A ATENÇÃO
    MARCELLO CONTE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. recomendo aguardar mais próximo das chuvas, pois é preciso umidade no solo para o calcário começar a reagir. O calcário deve ser incorporado na camada arável de 0-20cm

      Excluir
  10. bom dia!
    coloquei calcário dolomítico diretamente na covas das mudas de laranja, mais ou menos 1kg em cada muda,e irriguei,sera que posso mata-las?
    as mudas tem uns 5 meses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai é que está o problema. Usar calcário sem ter uma análise do solo. Acho muito calcário. Poderá haver uma supercalagem, que é mais prejudicial do que não usar calcário. Consulte um agrônomo da sua região para verificar o estado das plantas.

      Excluir
  11. Eu posso utilizar o calcário para mudas de suculentas e cactus misturando com o adubo? posso usar o cálcario para plantar suculentas e cactus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O calcário deve ser aplicado conforme a análise do solo. É melhor não usar calcário do que usá-lo em quantidades maiores e que poderá ser prejudicial. O calcário nunca deve ser misturado com adubo.

      Excluir
  12. Eu posso usar o cálcario em mudas de suculentas e cactus? Posso utilizar também para plantar suculentas e cactus? ou seja misturar no adubo para plantar os mesmos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O calcário deve ser aplicado conforme a análise do solo. É melhor não usar calcário do que usá-lo em quantidades maiores e que poderá ser prejudicial. O calcário nunca deve ser misturado com adubo.

      Excluir
  13. Quero dar os parabéns, cultivo hortaliças em canteiros suspensos aqui na reserva e ainda não tinha encontrado explicações tão simples e esclarecedoras. Obrigado por divulgar seu conhecimento.

    ResponderExcluir
  14. A calagem pode ser parcelada para cebola ou trigo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se forem quantidades grandes, você pode parcelar em dois anos.

      Excluir
  15. Parabéns por doar seu tempo e conhecimento! Pintei no meu quintal 4 mudas de goiaba e te no alguns pés de mexerica, laranja, limão. Eu posso jogar calcária nesse caso que já tem as plantas? Como séria caso eu possa? Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você pode retirar a terra ao redor da planta, na área formada pela copa d mesma, cuidando para não danificar o sistema radicular, aplicar o calcário e depois recobrir com a terra.

      Excluir
  16. Olá bom dia gostaria de saber ser eu posso diluir o gesso na água e depois irrigar no solo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso colocar calcário em erval uma semana depois do adubo? Obrigada

      Excluir
    2. O calcário deve ser aplicado antes da adubação, pelos menos 30 dias. Se você aplicou adubo com fósforo, ocorrerá a reação com o calcário provocando a retrogradação do fósforo, o qual ficará indisponível para a planta. E o calcário deve ser usado de acordo com uma análise do solo, que mostrará a quantidade, caso o solo precise.

      Excluir
  17. muito util exclarecedor, sem duvida tirou muitas duvidas do meu quadro de questoes.
    valeu mesmo, obrigado e parabens

    ResponderExcluir
  18. Boa noite, tenho uma capineira, capim gramão já plantado. Posso colocar calcário a lanço ou diluído em água para fazer a calagem?

    ResponderExcluir
  19. Foi extremamente esclarecedor. Fiquei mais confiante no uso do calcário na lavoura! Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  21. Augusto Oliveira São Mateus Sp.
    Tenho Pés de Graviola em meu quintal acredito já com 20 anos e elas produzem muitos bom fruto, no final de 2017 coloquei uma porção grande de calcário em cada pés, e agora em 2018 as graviolas deu muitas flores porem antes dos frutos se formarem estão caindo todos, o que será que aconteceu pode me explicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou me basear por suas informações, visto que é muito difícil opinar sem estar presente no local. Portanto, são meras especulações.
      Você falou que aplicou uma grande quantidade de calcário. Talvez você tenha promovido uma supercalagem que é mais prejudicial do que não por calcário n solo. Pode ter acontecido um desequilíbrio entre os nutrientes Ca, Mg e K. Excesso destes nutrientes no solo limita a absorção entre eles. Pode ter havido um aumento do pH a um nível que indisponibilizou a absorção de alguns micronutrientes pela planta. Quanto à doença, só vendo no local.
      Lembre-se que calcário deve ser adicionado ao solo de acordo com uma análise do solo.
      O que lhe recomendo é procurar um agrônomo de uma assistência técnica de sua região para realizar uma análise do solo e, talvez, uma análise foliar.

      Excluir
  22. Tenho um gramado em meu sítio e está com cupim subterrâneo.posso jogar calcário sob a grama e molhar? Terei algum resultado com eliminação de cupim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calcário é para neutralizar a acidez do solo. Você tem que adotar medidas para eliminar o foco de cupins. Consulte um agrônomo de sua região ver a situação e avaliar o quadro.

      Excluir
  23. Tenho um gramado já formado e estou com cupins subterrâneos prejudicando minha grama.A aplicação do calcário por cima da grama e em seguida molhar bastante para que o calcário penetre na terra é prejudicial?
    Os cupins deixarão de danificar minha grama?

    ResponderExcluir
  24. Calcário é para neutralizar a acidez do solo. Você tem que adotar medidas para eliminar o foco de cupins. Consulte um agrônomo de sua região ver a situação e avaliar o quadro.

    ResponderExcluir
  25. tenho 2 canteiros pequenos plantei grama pra minha gata deitar mas a grama morreu posso por calcário sera que não vai prejudicar a saúde da minha gatinha? como devo aplicar

    ResponderExcluir
  26. Prezada Marlene. Por que sua grama morreu? Calcário não é um produto milagroso. O calcário serve para neutralizar a acidez do solo e adicionar cálcio e magnésio. Recomendo usar leivas de grama e replantar os locais. Depois os cuidados necessários para mantê-la forte como regas, não plantar na sombra, cortar e não deixar sementar.

    ResponderExcluir
  27. O CALCÁRIO DOLOMÍTICO E/OU CALCÍTICO, TEM EFEITO SEM INCORPORAÇÃO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A recomendação de calcário é feita para ser incorporado na camada arável (0-20cm). Portanto, onde há o desenvolvimento das raízes da planta e que vão aproveitar a melhor disponibilidade dos nutrientes do solo, onde a acidez foi neutralizada. Em sistemas de plantio direto o calcário é aplicado quase superficial (0-5cm) em que a quantidade deve ser diminuída para evitar uma super calagem.

      Excluir
  28. MENTIRA!
    “Avaliando os aspectos econômicos e produtivos de ambas as formas de aplicação nessa mesma área agrícola, FIDALSKI et al. (2015) concluiu que a incorporação do calcário não apresentou nenhuma vantagem em relação à sua aplicação superficial, tanto em produtividade agrícola quanto em melhorias na fertilidade do solo. Além disso, as reduções da densidade do solo causadas pelo revolvimento se restringiram apenas aos 6 primeiros meses após a incorporação”

    “A impressão que muitos agricultores têm de que a aração do solo pode potencializar a produção deve ser desmentida para que as amargas consequências do revolvimento não sejam sentidas no futuro.”

    http://blog.agropro.com.br/vale-a-pena-incorporar-o-calcario/

    ResponderExcluir
  29. Ola vou montar um experimento em casa de vegetação. o solo o qual irei utilizar no ensaio segundo a analise ta em torno de pH 5.0 nessa caso vou usar o calcario, alem de superfosfato e cloreto de potassio, minha duvida é. Posso fazer a correção, realizando a mistura dos três. e se é necessario irrigar o solo constatemente? obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não aplique junto o calcário e o superfosfato pois provoca a insolubilização do fosfato voltando a forma tricálcica, insolúvel. Aplique calcário com uma antecedência mínima de 90 dias. Quanto a irrigação vai depender da cultura que vc vai usar.

      Excluir
  30. plantei mudas de couve e já tá uns 20 centímetros posso jogar calcario por cima terra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O calcário deve ser incorporado nosso para neutralizar a acidez. Você fez a análise do solo para saber se há necessidade de aplicar calcário? O calcário não é um produto milagroso, ele apenas corrige a acidez do solo e deve ser aplicado e incorporado no mínimo 90 dias antes do plantio. A aplicação de calcário pelo simples fato de aplicar pode provocar uma super calagem ou ser em quantidade menor que a necessário. A super calagem é mais prejudicial do que não aplicar calcário. Procure orientação na sua região onde fica mais fácil olhar as condições do solo e da área de plantio.

      Excluir
  31. posso molha as verduras e depois jogar calcario

    ResponderExcluir
  32. Ola, preciso fazer calagem em uma área de 1 hectare em Goiás. Já fiz análise do solo e sei q precisa de calagem. A minha pergunta é: tenho q esperar a época da chuva para realizar a calagem? Eu posso subsolar agora, incorporar o calcário e deixar esperando até a chuva chegar para semear?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. recomendo aguardar mais próximo das chuvas, pois é preciso umidade no solo para o calcário começar a reagir. O calcário deve ser incorporado na camada arável de 0-20cm. O ideal é aplicar o calcário antes de 90 dias do plantio. Tolera-se no mínimo 30 dias.

      Excluir
  33. Parabéns pelps esclarecimentos.
    Tenho minha dúvida tb.
    Cortei minjangraja tifton e quero colocar o calcario, posso fazer a lanço ok!? Mas queria saber se ha necessidade de gradear para incorporar, poosnassim afetsria e cortsria as raizes da planta. Posso apenas jogar a lanço na camada supercial e continuar irrigando normal para o próximo corte que sera em media de 45 dias??
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode aplicar a lanço. Lembre que a reação do calcário leva 3 meses para mostrar resultados.

      Excluir
  34. Fiz hoje uma plantação de futiferas , laranja, limão,mechirica ,coco, acerola, e já tinha feito os buracos a mais de 2 meses, a terra lá é virgem, sem nutrientes , lá era um lugar alagado e eu aterrei, joguei hoje antes de plantar o calcário,nas covas, logo em seguida misturei terra, esterco e o super simples, e fiz a plantação. Lendo seus comentários vi que fica errado, pois tô já que ter jogado o calcário antes, a uns 30 dias, mas agora tá feit! A questão é, pode danificar minha plantação? Desde já agradeço pela paciência e pela esperiencia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao vejo problema, a não ser que vc tenha colocado uma dosagem excessiva de calcário. A dosagem de calcário foi de acordo com uma análise do solo?

      Excluir
  35. Posso jogar calcário e juntos jogar sulfato de amônio nas mudas de abacate sendo que o sulfato não tem fósforo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leia a publicação abaixo e observe a compatibilidade dos fertilizantes entre si.

      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com/2011/11/classificacao-dos-fertilizantes-quanto.html

      Excluir
  36. O calcário e o sulfato de amônio são incompatíveis, não podem ser misturados. Você pode usar o sulfato de amônio desde que não entre em contato direto. Você vai aplicar baseado num resultado da análise de solo ou simplesmente por achar que o calcário vai aumentar a produção?

    ResponderExcluir
  37. Boa noite amigo Gastão, tenho uma área de Tifton plantado há 12 meses eu diária de saber se é correto aplicar calcáreo a lanço sobre o camping, receio que possa "queimar, a planta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O correto é incorporar o calcário na camada do solo. Para isto o melhor teria sido aplica-lo antes do estabelecimento do Tifton e de acordo com análise do solo. O calcário é pouco solúvel no solo para um resultado imediato. Quantidades em excesso podem queimar as plantas.

      Excluir
  38. PRETENDO PLANTAR MILHO ESSE ANO EM MINHA CHÁCARA SÓ QUE NÃO TENHO EXPERIENCIA COM PLANTIO LEIO MUITO E SOU BASTANTE ESFORÇADO, SE FOR POSSÍVEL VOCÊ PODERIA ME DAR ALGUMAS INSTRUÇÕES TÉCNICAS PARA QUE EU TENHA SUCESSO EM MINHA PLANTAÇÃO? DESDE JÁ AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo que procure uma assistência técnica de sua região que estando mais perto de você poderá lhe prestar as informações. Primeiramente, você deve fazer uma coleta de amostra média de solo e mandar analisar. Com o resultado, procure esta assist. técnica. A mesma poderá orientá-lo como coletar esta amostra média.

      Excluir
  39. Tenho um pe de limao taiti carrega de flor e limao mas nao quenta caem tudo sera que eu poderia jogar o calcario sobre o solo ou tenho que cavar ao redor e por o calcario

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poe que vc quer jogar calcário no solo? É uma recomendação? Você tem análise do solo? O calcário é usado exclusivamente para matara acidez do solo. Vários são os casos que podem ocorrer numa queda de frutos: não reposição dos nutrientes, carência de potássio, seca intensa, excesso de água, doenças, pragas. Recomendo consultar uma assistência técnica para ver no local a causa do problema.

      Excluir
  40. Com o solo úmido posso jogar calcário da mesma forma ou é melhor esperar? Ou se eu jogar e por ventura chover no mesmo dia ? Posso ter alguma perca

    ResponderExcluir
  41. O calcário precisa de umidade no solo para iniciar a reação. Perdas ocorrerão se houver lavagem do solo pela água da chuva.

    ResponderExcluir
  42. Para calagem no pomar já formado,melhor aplicar ao redor da copa ou área total?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aplique na área da copa da árvore e incorporando superficialmente de modo a não ferir as raízes.

      Excluir
  43. Boa noite, tenho um pomar já implantado. No ato das covas misturei o calcário junto c adubo químico e orgânico. Lendo as recomendações acima, pergunto é útil fazer pequenas covas aleatórias pelo pomar e lançar calcário, já que não posso virar toda a terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o pomar já está implantado, a calagem deverá ser superficial na área da copa das árvores cuidando para não ferir as raízes. Quanto ás covas aleatórias não entendia sua pergunta ; vai plantar nelas?

      Excluir
    2. No texto está explicado em frutíferas. leia o texto

      Excluir
  44. Aqui na minha cidade não tem como fazer análise de solo,Há dois anos plantei minhas frutíferas com adubo orgânico.É recomendável colocar adubo de galinha com calcário nessas frutíferas!Se sim em qual proporção e qual o benefício?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo procurar uma assistência técnica de sua região, pois sem ver a sua plantação, tipo de solo, característica, etc é muito difícil eu lhe dar uma sugestão sob pena de lhe causar prejuízos. Além disto, você não tem uma análise do solo que dê mais subsídios sobre a fertilidade do solo na sua propriedade. Esta análise pode ser feita em outra cidade, para isto procure o escritório de extensão rural do seu município ou outro que presta assistência técnica ao produtor.

      Excluir
  45. Somente quero PARABENIZAR o Sr. Gastão pela atenção prestada com paciente sabedoria e humildade a todos as perguntas, isso não é algo que se observa todos os dias. Que Deus lhe conceda muitas bençãos por isso.

    ResponderExcluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.