terça-feira, 3 de julho de 2012

Percentagem de Saturação por Bases (V%) na Análise do Solo

Interpretação da Análise do Solo (5)



Em postagens anteriores, abordamos assuntos relacionados ao PH do solo, argila e matéria orgânica, Cátions básicos e CTC's, Acidez trocável, acidez não trocável e percentagem de saturação por alumínio. Estamos aptos a entrar num novo assunto, ou seja, percentagem de saturação por bases (V%), muito utilizada, em alguns Estados, para cálculo da necessidade de calagem. O conhecimento da percentagem de saturação
por bases é muito importante para conhecer o nível de fertilidade do solo. Um solo que apresenta baixo V% significa que existe uma maior adsorção de Al³+ e H+ e quantidades menores dos cátions básicos Ca²+, Mg²+ e K+, adsorvidos nos coloides do solo. O Al³+ tóxico poderá aparecer nos solos ácidos comprometendo o desenvolvimento radicular das plantas e menor absorção de água e nutrientes. O V% indica quanto por cento dos pontos de troca de cátions, nos coloides, estão ocupados por bases, ou, em outras palavras, quanto por cento das cargas negativas estão ocupadas por Ca²+, Mg²+ e K+, em relação aos pontos de troca dos cátions ácidos H+ e Al³+. Assim sendo, conhecendo-se o valor do V%, podemos determinar a percentagem de saturação por ácidos (M %). Se um solo tem um valor V = 35%, significa que 65% está ocupado por H+ e Al³+. Por quê?
Utilizando a fórmula: M (%) = 100 - V%.
M = 100 - 35 = 65%
Elevando o V% da CTC a pH7.0 é a mesma coisa que elevar o pH do solo. Com isto há diminuição da saturação por Al³+ e geração de mais pontos de troca de cátions dependentes de pH.
Para calcular a percentagem de saturação por cátions precisamos saber os valores da soma de bases (SB ou S) e a Capacidade de Troca de Cátions a pH7.0 (T). Estes dois valores devem estar expressos em cmolc/dm³ ou em mmolc/dm³. Não pode haver mistura das duas unidades. A fórmula para calcular o V% é a seguinte:

V (%) = (SB x 100) / T

Costuma-se dizer que o solo que apresentar a percentagem de saturação por bases (V%) maior que 50% é considerado um solo fértil. Solos com V menor que 50% seriam chamados de solos não férteis ou de baixa fertilidade. Os solos com V maior que 50% seriam chamados de "eutróficos" ou férteis. São solos ricos em nutrientes, especialmente Ca. A CTC destes solos armazena mais da metade dos cátions básicos.
Os solos com V% menor que 50% seriam os solos "distróficos" ou pouco férteis. Os solos distróficos podem apresentar pobreza de bases trocáveis (Ca) e um alto teor de Al³+ trocável ou uma percentagem de saturação por Al³+ (m%) maior que 50%, o que os caracterizariam como solos "álicos" ou muito pobres, ou seja, Al³+ trocável igual ou maior que 0,3 cmolc/dm³ (igual a 30 mmolc/dm³) e m% igual ou maior que 50%.
Um V% baixo significa que as cargas negativas dos coloides do solo estão adsorvendo mais H+ e Al³+ e pequena quantidade de cátions trocáveis (K+, Ca²+, Mg²+). Nestas condições, o solo será ácido e poderá conter Al³+ em nível de toxidez para a planta.
No Quadro 1, que estamos usando para disponibilizar informações para interpretação da análise do solo, vamos lançar mão dos dados de soma de bases e CTC a pH7.0 para calcular a percentagem de saturação por bases (V%) nas amostras 1, 2 e 3. Como eles já foram calculados, conforme explicado no artigo "Cátions Trocáveis e CTC's na Análise do Solo", para visualizar clique aqui:


AMOSTRA 1:
V (%) = (8,28 x 100) / 13,28
V (%) = 828 / 13,28
V = 62,35%
Este solo caracteriza-se como fértil, pois o V% é maior que 50%. Comprova a sua riqueza em nutrientes cálcio e magnésio, pois o teor de cálcio, na análise do solo (quadro 1), é de 6,0 cmolc/dm³ e 2,20 cmolc/dm³ de magnésio. Portanto, 99% da CTC a pH7.0 é ocupada por estes cátions básicos. A necessidade de calagem deve ser muito pequena, apenas para elevar a saturação de cátions. É considerado um solo eutrófico.
Pela Comissão de Fertilidade do Solo do Estado de Minas Gerais (CFSEMG), Quadro 2,  este valor V = 62,35% será enquadrado como "bom". Pelo Quadro 3, Seminário de Fertilidade do Solo, (Manaus, 1982), estará classificado como "médio". No RS/SC (Quadro 4) a faixa de interpretação deste V = 62,35% será "baixo".

AMOSTRA 2:
V (%) = (1,68 x 100) / 5,39
V (%) = 168 / 5,39
V = 31,16%
Este solo está dentro do que se chama solo pouco fértil, pois o V% é menor que 50%. A soma de Ca + Mg é de 1,67 cmolc/dm³, o que corresponde a 31,0% da CTC a pH7.0. O restante, 69,0% é preenchido pelos cátions ácidos, principalmente o H+ (66,97%). É um solo com teores baixos de cálcio, magnésio e potássio. O Al³+ ocupa 1,85% da CTC não constituindo um problema de toxidez, pois a percentagem de saturação por alumínio é baixa, ou seja, m = 5,62%.  É um solo distrófico.
Pela CFSEMG, este valor V = 31,16% será enquadrado como "médio". Pelo Seminário de Fertilidade do Solo, (Manaus, 1982), este V = 31,16% estará classificado como "baixo". No RS/SC (Quadro 4) a classificação será "muito baixo".

AMOSTRA 3:
V (%) = (0,89 x 100) / 8,59
V (%) = 89 / 8,59
V = 10,36%
É um solo com pobreza de bases trocáveis (Ca²+ + Mg²+) e com teor muito alto de Al³+ trocável. É um solo "álico" pois possui 2,0 cmolc/dm³ de Al³+ e percentagem de saturação por alumínio (m) maior que 50%. A pobreza de bases é comprovada pela muito baixa participação na CTC a pH7.0, ou seja, 10,36%. O restante, 89,64% são ocupados pelo H+ e Al³+, principalmente o H+ (acidez não trocável) que ocupa 66,35% desta CTC do solo. A calagem é uma prática fundamental e necessária para melhoria da fertilidade do solo, adicionando Ca e Mg e a adubação corretiva com K torna-se indispensável. A calagem, além de adicionar Ca e Mg, vai neutralizar a acidez trocável e a acidez não trocável (H+), gerando cargas negativas não dissociadas.
Pela CFSEMG, este valor V = 10,36% será enquadrado como "muito baixo". Pelo Seminário de Fertilidade do Solo, (Manaus, 1982), este V% estará classificado como "baixo". Nos Estados do RS e SC, o V% será classificado na faixa "muito baixo"
Veja que existe uma diferença de interpretação das faixas de valores V% entre as três tabelas. Por isto que enfatizo sempre a necessidade do técnico ter em mãos as tabelas de recomendação de calagem e de adubação do seu Estado, da sua região.

LEIA: Artigos da Série Interpretação da Análise de Solo
O pH na análise do solo - Interpretação da análise do solo (1)
Argila e matéria orgânica na analise do solo - Interpretação da análise do solo (2)
Cátions trocáveis e as CTC's na análise do solo - Interpretação da análise do solo (3)
Cátions ácidos e saturação por alumínio na análise do solo - Interpretação da análise do solo (4)

REFERÊNCIAS

ALVAREZ V, V.H.; RIBEIRO, A.C.; GUIMARÃES, P.T.G. Recomendações para o uso de corretivos e fertilizantes em Minas Gerais - 5a. aproximação. 1999. Viçosa, Minas Gerais. Disponível em:<http://pt.scribd.com/doc/58701933/5%C2%AA-Aproximacao-Manual-de-Adubacoes-PDF> Acesso em: 13 de jun. 2012.

CARVALHO, J. C. R.; SOUSA, C. S.; SOUSA, C. S. Fertilização e fertilizantes. 2005. Cruz das Almas, Bahia. Universidade Federal da Bahia. Escola de Agronomia. Depto de Química Agrícola e Solos. Disponível em:<http://www.ufrb.edu.br/nutricaomineral/nmp_pg_09/Apostila%20fertilizantes%20e%20fertiliza%E7%E3o.pdf"> Acesso em: 13 de Jun. 2012.

LOPES, A.S.; GUILHERME, L.R.G. Interpretação da Análise do Solo - Conceitos e aplicações. ANDA, São Paulo. Ed. atual. 2004. 51p. Boletim Técnico No 2.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO. COMISSÃO DE QUÍMICA E FERTILIDADE DO SOLO - RS/SC. Manual de adubação e calagem para os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 10ª ed. Porto Alegre, 2004. 400p.  

19 comentários:

  1. Boa tarde, muito interessante o seu blog. Cheguei nele através do google, estava procurando a respeito do Cultivo minimo. Não sei muito sobre ele, mas o blog respondeu minhas dúvidas. Vlw!!

    ResponderExcluir
  2. Texto excelente, bem explicado, me ajudou muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  3. Esse blog é fantástico! Contribui muito em minhas leituras!

    ResponderExcluir
  4. Melhor Blog! ta me ajudando muito no meu tcc.

    ResponderExcluir
  5. Prof. qual o problema de eu ter solos com V% maior do que o recomendado pela cultura ?
    Qual o problema de se ter solos com V% entre 88 - 100 % ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é um problema. Significa um bom teor de cátions básicos. Se as culturas exigem um V2% manor que 88%, você não precisa fazer a calagem.

      Excluir
    2. Então na minha analise de solo onde eu encontrei áreas com v% em 88% nao terei problemas ?
      Pode-se dizer que quanto maior v% melhor é o meu solo ?

      Excluir
    3. Releia a sua pergunta anterior. Você perguntou se ter solos com V2% maior que aquele V1% que a cultura exige é um problema.
      Eu não lhe disse que você não vai ter problemas nestas áreas. O que eu disse é que não haverá necessidade de calagem. Agora, se você não preparar bem o solo, não usar boa semente, não fazer a adubação correta, não combater pragas e doenças, etc.. aí sim você vai ter problemas nestas áreas.
      A partir de V=50%, os solos são considerados férteis. Agora, quanto de P tem estas áreas? de MO%? Em que faixa se enquadra o P e o K segundo o manual de recomendação de calagem e adubação para o seu Estado? Faixas de muito baixo, baixo, médio e alto.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Realmente deve haver um erro.
      V = SB/T x 100
      Vem a ser a percentagem de bases que ocupa a CTC do solo a pH 7.
      Veja se os elementos Ca, Mg, K, (Na) estão expressos na mesma unidade ou cmolc ou mmolc.
      As vezes K está expresso em mg/dm³ e é necessário converter em cmolc ou mmolc
      No cálculo da CTC a pH 7 os elementos Al e H ou (H+Al) devem estar expressos na mesma unidade.
      No cálculo não pode haver elementos expressos em cmolc, mmolc e mg/dm³. Todos devem estar expressos na mesma unidade.

      Excluir
  7. ola , tenho uma amostra de solo de uma area de mata nativa da região nordeste maranhão que a saturação de bases esta com 2,10 % , isso quer dizer que seria difícil de produzir ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. saturação de bases vc se refere ao V%? neste caso está muito baixo. Esta análise é proveniente de uma amostra de solo que foi coletada corretamente? Se tudo está OK, você deverá executar um plano de melhoria da fertilidade deste solo. Recomendo consultar uma assistência técnica de sua região para olhar no local as características deste solo e fazer as recomendações.

      Excluir
  8. Professor Boa tarde. Tudo bem? Acabei de receber uma analise de solo com v% de 100% e pH de 8,2. Estou com teor de salinidade de 11,1% da CTC e não sei o que fazer. Os demais níveis estão em bom estado (P melich 34, Ca 66%, Mg 20%, K 2.6%).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia a publicação:
      http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2012/10/recuperacao-de-solos-salinos-e-sodicos.html

      Excluir
  9. Professor, solos com v% de 100% e pH de 8,2. Como trabalhar isso? A cultura já diminuiu produção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o pH 8,2 acarreta indisponibilidade de alguns micronutrientes. Leia a publicação referida na sua pergunta anterior para obter resposta as suas indagações.

      Excluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.