terça-feira, 13 de outubro de 2009

A Qualidade dos Inoculantes

A produtividade da soja aumentou muito nos últimos anos graças à recomposição da fertilidade do solo; à utilização de fertilizantes compostos e micronutrientes; ao aparecimento de variedades mais produtivas; ao uso de fungicidas e inseticidas; isto se traduz em maior aporte de nitrogênio. Daí a necessidade da indústria de buscar inoculantes com maior concentração de bactérias.
As bactérias do gênero Rhysobium têm a propriedade de fixar o nitrogênio do ar (N2) em amoníaco e assim ser aproveitado pelas plantas das famílias das leguminosas: as plantas, por sua vez, o transformam em proteínas; e proteína é nitrogênio; os grãos de soja possuem mais de 40% de proteína. Este processo simbiótico se chama " Fixação Biológica do Nitrogênio (FBN)".
A simbiose, entre a planta e as bactérias, promove a formação de nódulos nas raízes das leguminosas, como é o caso da soja. As leguminosas fornecem hidratos de carbono para os microorganismos; estes fornecem o nitrogênio necessário para a formação de proteínas.
Este processo, fornecendo nitrogênio para as plantas, dispensa o uso total ou parcial de fertilizantes nitrogenados, e diminuindo os custos de produção da lavoura. Por outro lado, o aporte de nitrogênio faz com que as plantas aumentem a sua produção: porque a soja responde muito bem em produtividade ao aporte de nitrogênio.
Mas para se conseguir estes resultados são necessárias técnicas de inoculação, que devem ser aplicadas para se obter a máxima eficiência dos inoculantes:

  1. alta concentração de bactérias sobre as sementes - hoje a tecnologia industrial permite obter mais de 10 bilhões de bactérias por mL de inoculante;


  2. usar estirpes com alta capacidade de fixar biologicamente mais nitrogênio do ar e incorporar ao solo - graças à seleção de estirpes, consegue-se produzir inoculantes com alto grau de eficiência das bactérias;


  3. manter sobrevivente o maior número de bactérias que vão promover maior quantidade de nódulos nas raízes - o uso de protetores bacterianos têm garantido alta sobrevivência das bactérias sobre as sementes, protegendo-as de condições desfavoráveis; graças a estes protetores já é possível inocular as sementes vários dias antes do plantio. Além disto: uma maior aderência das bactérias nas sementes; maior umectação das células bacterianas; maior nutrição com fontes energéticas e minerais que alongam a vida das bactérias.

Hoje a qualidade dos inoculantes no Brasil é muito boa: no início da década de 80 foi elaborada a primeira legislação: a concentração mínima era de 100 milhões de bactérias por gramo, no momento da produção, e 10 milhões no fim do prazo de validade. Na década de 90, uma nova legislação exigia a esterilização da turfa, e elevando a concentração mínima para um bilhão de bactérias por gramo. Por outro lado, a pesquisa nacional busca estirpes de risóbio cada vez mais eficientes.
A ANPII (Associação Nacional de Produtores e Importadores de Inoculantes) quer no próximo ano, um processo de certificação de inoculantes produzidos pelas empresas. Dentro de dois a três anos, todo o inoculante comercializado terá um selo de qualidade que garantirá que o agricultor está usando, em sua lavoura, um produto de grande qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.