terça-feira, 6 de setembro de 2011

Como Ocorre a Acidificação dos Solos

Vários fatores contribuem para acidificar o solo. A acidez do solo é um limitante ao desenvolvimento dos vegetais e à produtividade das culturas. A calagem se torna obrigatória em solos com pH ácido. O alumínio (Al) e o manganês (Mn) são tóxicos para as plantas. Em condições de pH maior que 5,5 não há presença de Al³ tóxico. A disponibilidade dos nutrientes essenciais às plantas é reduzida em pH baixo. A melhor disponibilidade dos nutrientes, para as plantas, ocorre em solos com pH 6 a 6,5. Por isto, busca-se na calagem atingir esta faixa de pH. A acidez é prejudicial não só para as plantas como para a atividade dos microorganismos do solo. As leguminosas têm problemas na fixação
simbiótica, que é reduzida em solos com pH menor que 6,0 a 6,5. Além disto, nos solos ácidos a capacidade de troca de cátions é baixa, limitação de Ca e Mg e baixa disponibilidade de fósforo (P). A calagem neutraliza a acidez, mas o solo continua sofrendo processos de acidificação. Por isto, a recomendação de analisar o solo a cada 2 ou 3 anos, para acompanhar a necessidade de refazer a calagem, em quantidades menores. Ou quando constatar uma queda de produtividade da lavoura.
A acidificação do solo ocorre de várias maneiras:
Dissociação do CO2
O gás carbônico que se encontra presente no solo reage com a água liberando HCO3 e H+. Por sua vez, H+ libera um cátion trocável na fase sólida do solo. Este cátion trocável é lixiviado com o HCO3. Isto contribui para aumentar a acidez do solo. Quanto mais baixo for o pH do solo maior é a concentração de íons H+.
Fertilizantes nitrogenados acidificam o solo
Os fertilizantes nitrogenados amoniacais e a uréia liberam H+ pela reação do NH4 com o solo.  H+, por sua vez, libera um cátion trocável para a solução do solo. Este cátion liberado é lixiviado, favorecendo a acidificação do solo. As reações são:
2NH4  +  3O2 --------- 2NO2  +  2 H2O + 4H+
CO(NH2)2 + 2H2O ---------- (NH4)2CO3
Acidificação do solo pelos adubos nitrogenados 
Hidrólise do alumínio (Al³)
O alumínio reagindo com a água do solo, há formação de hidróxido de alumínio e liberação de H+.
Al³  +  3H2O -------Al(OH)3  + 3H+
Decomposição da matéria orgânica do solo
A decomposição da matéria orgânica pelos microorganismos do solo libera amônia (NH3) que passa a nitrato liberando H+
2NH3 + 3O2 ------ 2NO3 + 6H+
Secreções ácidas das raízes
As raízes liberam secreções ácidas que contém H+ que substitui um cátion adsorvido ao coloide do solo, por exemplo o cálcio (Ca). Este cátion pode ser absorvido pela planta ou ser lixiviado.
Leguminosas podem acidificar o solo
Trabalhos de pesquisa têm demonstrado que a utilização de leguminosas em rotação de culturas ou adubação verde, de modo contínuo e por muito tempo, podem acidificar o solo. A calagem deve ser feita em espaços menores de tempo, com análises de solo mais seguidas. Leia mais sobre este assunto clicando aqui  Leguminosas podem acidificar o solo
Outros fatores como a água das chuvas e a erosão do solo provocam a acidificação do solo. A água da chuva lixivia cátions trocáveis como Ca e Mg sendo substituídos por Al, Mn e H na solução do solo.
OUTROS ARTIGOS PARA LER
Acidez do solo, ativa e potencial
Neutralização da camada subsuperficial do solo
Matéria orgânica do solo

4 comentários:

  1. BOm dia Gastão , tudo bem , tem alguma material que possa me indicar que leve aos cálculos médios de necessidade anual de calcário para manter o solo viável levando em conta os níveis pluviométricos anuais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Alexandro. Infelizmente não tenho. Pesquise na Embrapa para saber se existe algum trabalho de campo sobre os assunto.

      Excluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.