sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Qualidades Químicas e Físicas que um Calcário Deve Possuir


Com o aparecimento de diversos produtos que são taxados de corretivos da acidez do solo, com diversas tipos de calcário que aparecem no dia-a-dia, há uma indecisão quanto ao produto que deverá ser utilizado. Os calcários, dolomítico ou calcítico, são os produtos mais conhecidos e utilizados há muitos anos. São taxados de corretivos da acidez do solo, adicionando Ca e Mg.
Sabemos que para um bom desenvolvimento das plantas, torna-se necessário a
correção da acidez do solo. Os solos brasileiros, em geral, são ácidos e pobres em nutrientes. Se pensarmos em aumento de produção, devemos aumentar a fertilidade do solo. Nesse pensamento, o calcário assume papel importante para tornar isso viável, junto com a adubação e outras técnicas agrícolas. Daí, em relação ao calcário devemos considerar uma série de qualidades químicas e físicas que nos permitam escolher o melhor.
Para saber se um calcário tem propriedade de neutralizar a acidez do solo, devemos considerar as seguintes características que ele deve apresentar:

1) Teor de CaO e MgO


Pela legislação brasileira de corretivos do solo, o calcário comum deve apresentar uma soma de CaO e MgO igual ou maior que 38%, como garantia. Portanto, o produto para ser registrado e comercializado deve atender a essa soma. 
Exemplo. Um calcário calcítico com 50% de CaO e 0,3% de MgO está enquadrado nessa norma. Um dolomítico com 30% de CaO e 15% de MgO (soma 45%) também está enquadrado aqui. Caso apareça um calcário com 24% de CaO e 10% de MgO (soma 34%), não se enquadra na legislação.

2) Poder de Neutralização (PN) do calcário


Num corretivo da acidez do solo estão presentes os neutralizantes, ou seja, os carbonatos, os óxidos de cálcio e magnésio. Esses compostos têm diferentes capacidades de neutralizar a acidez do solo. Essa capacidade de neutralizar ácidos é chamada Poder de Neutralização (PN)
O cálculo do PN é importante, pois junto com o cálculo da Reatividade (RE) vamos ter o Poder Relativo de Neutralização Total (PRNT)
O PN é expresso em relação ao carbonato de cálcio puro, considerado como 100%. Dessa maneira, o PN dos corretivos da acidez do solo é o equivalente em carbonato de cálcio (ECaCO3). Os compostos de magnésio têm PN maiores que os de cálcio.
Quanto maior o PN de um calcário, maior é a quantidade de ácidos que ele neutraliza. No calcário, o cálcio e o magnésio estão na forma de carbonatos e não de óxidos. O CaO e MgO é uma forma dos laboratórios expressarem os resultados das análises. Assim como as indústrias expressam o P em P2O5 apenas do ponto de vista comercial, pois as plantas não absorvem o P2O5.
O PN de um calcário é calculado da seguinte forma:
% de CaO x 1,79
% de MgO x 2,48
O PN de um calcário com 33% de CaO e 10% de MgO será o seguinte:
33 x 1,78 = 59,0 %
10 x 2,48 = 24,8%
O PN será a soma desses dois valores, ou seja: 
PN = 59 % + 24,8 % = 83,8 % 
Para ser comercializado, o calcário deve garantir um PN mínimo de 67%.

3) Reatividade do calcário


Além dos dois itens comentados acima, a Reatividade (RE) também é tão importante. Para ser eficiente, o calcário deve reagir imediatamente no solo, quando bem incorporado. Para calcular a reatividade do calcário utilizam-se várias peneiras, por onde ele vai passando e registrando-se a quantidade que passou ou a que foi retida.  A granulometria do calcário é muito importante, porque partículas maiores que 2,0 mm não reagem na neutralização da acidez do solo. 
Por exemplo, um calcário com 80% de RE significa que 80% das partículas reagirão no solo, num período de até 3 meses. Quanto maior a reatividade do calcário, mais rápida será a sua reação no solo.

4) Poder Relativo de Neutralização Total (PRNT)


O PRNT é o responsável para determinar a qualidade química (PN) e a granulometria (RE). Para calcular o PRNT de um calcário utiliza-se a seguinte fórmula:
PRNT = PN x RE  / 100

PRNT = 83,8 x 80 /100 = 67%
O PRNT de 67% significa que 1 tonelada do produto terá o mesmo efeito na neutralização da acidez do solo do que 670 kg de carbonato de cálcio puro finamente moído, em dois a três anos.
Quanto maior o PRNT de um calcário, melhor é a sua qualidade. A legislação de corretivos da acidez do solo preconiza que a calcário, para ser comercializado, deve apresenta uma garantia mínima de 45% no PRNT. 
É um PRNT baixo, pois será necessária maior quantidade do produto para atender às recomendações de calagem dos órgãos de pesquisa. " Lembre-se que as recomendações são para aplicação de um calcário com 100% de PRNT ".

5) Conclusões


Na avaliação de um calcário ou na compra do mesmo devemos nos ater ao seguinte:
a) Soma de CaO + MgO igual ou maior que 38%; 
b) PN, no mínimo de 67%;
c) PRNT, no mínimo de 45%.

Outra preocupação que os produtores devem ter é de não comprar calcário pelo preço. Calcários com PRNT de 45% sairão mais caros, porque deverão ser aplicadas maiores quantidades, além de levarem mais tempo para reagir no solo. Seu uso poderá ser viável em culturas permanentes, como pastagens. Uma forma de avaliar dois calcários pelo preço e decidir qual é o mais econômico é a seguinte:
Calcário (Y) = 100 x Preço da tonelada colocado na propriedade / PRNT
Se foi recomendado 5 t/ha de um calcário com 100% de PRNT, usando o calcário Y o custo será:
5,0 t/ha  x  Y = preço da calagem.


4 comentários:

  1. E com relação ao calcário tomar chuva na propriedade, ele perde qualidade? Quanto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não somente com o calcário, mas fertilizantes perdem propriedades se expostos às chuvas,

      Excluir
    2. quanto? somente com uma análise química do produto.

      Excluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.