quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Fertirrigação



O que é fertirrigação? 
A fertirrigação é uma prática que consiste na aplicação de fertilizantes minerais junto com a irrigação, fornecendo os nutrientes exigidos pelas culturas nas quantidades recomendadas e no momento que a planta mais necessita dos mesmos, no intuito de alcançar maior produtividade e melhor qualidade dos grãos e frutos. A fertirrigação proporciona uma economia no uso de fertilizantes e aumenta a eficiência dos mesmos.

1) vantagens da fertirrigação


A fertirrigação apresenta uma série de vantagens: melhor distribuição e localização dos fertilizantes próximas à zona das raízes das plantas; o agricultor pode controlara a profundidade de aplicação do fertilizante; as perdas de nutrientes por lixiviação é muito menor; as perdas de nitrogênio (N) por volatilização são menores devido a diluição na água; a compactação do solo é menor porque a movimentação de máquinas é pequena; a economia de mão-de-obra é maior; facilidade de aplicação; nutrientes à disposição das plantas no momento que elas precisam.
LEIAAs vantagens da fertirrigação

2) manejo dos nutrientes na fertirrigação


Nitrogênio (N) - deve ser utilizado no início da cultura o N-amoniacal pelo seu melhor aproveitamento pelas plantas jovens. A ureia pode ser usada pois o seu N-amídico se transforma em N-amoniacal. No florescimento, os nitrogenados na forma N-nítrica são melhores absorvidos e translocados para as parte aérea das plantas. Há quem recomende a utilização de 30 a 65% na forma nítrica e o restante na forma amoniacal. 

Fósforo (P) - o fósforo deve ser aplicado uma parte no plantio e outra através da fertirrigação. Nesse caso, na irrigação, os fosfatos devem ser solúveis em água. 
SILVA et al. (2003), pesquisando a adubação do tomateiro, chegaram à conclusão que a maior produtividade do tomateiro foi obtida quando se aplicou 45% das necessidades totais de fósforo no pré-plantio e os 55% restantes via irrigação durante o ciclo da cultura. Os pesquisadores observaram, também, que quando se aplicou 100% do fósforo no pré-plantio, houve uma redução de 12,5% na produtividade. Quando 100% do fósforo foi aplicado via fertirrigação, a redução da produtividade foi de 8,2%.
Deve-se evitar a aplicação do fósforo junto com o cálcio e magnésio, por causa dos entupimentos que podem ocorrer pela precipitação de sais. 
O fosfato monoamônio purificado (56 a 58% de P2O5)  é um produto indicado para fertirrigação pelo seu alto grau de purificação e por ser solúvel em água.

Potássio (K) - o nutriente confere resistência às plantas contra doenças e pragas, ao veranico, melhora a qualidade dos grãos e frutos, inclusive no armazenamento. O cloreto de potássio (KCl) é o mais utilizado para liberar K2O para as plantas. O nitrato de potássio pode ser utilizado e apresenta N e K2O na sua composição. No nitrato, o nitrogênio se apresenta na forma nítrica (13% de N). Em solos salinos deve-se evitar a aplicação de cloreto de potássio e do sulfato de potássio.

Cálcio e Magnésio - estes dois nutrientes devem ser adicionados ao solo pela calagem, antes do plantio. Quando houver necessidade de aplicá-los, via irrigação ou foliar, o cloreto de cálcio (24% Ca) e o nitrato de cálcio (18 a 19% Ca) devem ser aplicados em dias diferentes das aplicações de fosfatados, de nitratos ou de sulfatos. O sulfato de magnésio (9% Mg e 12 a 14% S) é a fonte mais utilizada na fertirrigação. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.