terça-feira, 6 de agosto de 2013

Serapilheira uma Importante Fonte na Reciclagem de Nutrientes


Serrapilheira é o nome que se dá à camada que reveste a superfície do solo e constituída de resíduo formado pelo acúmulo de matéria orgânica morta, de origem vegetal e animal.  Esses resíduos estão em diferentes estágios de decomposição. Esses resíduos são uma fonte muito importante de nutrientes. Os sistemas florestais são uma fonte rica de formação de serrapilheira. O não revolvimento do solo e mantendo os resíduos na superfície do solo favorece a menor decomposição e menor a liberação de nutrientes. Pelo contrário, o revolvimento do solo e a incorporação dos
restos vegetais favorece uma maior decomposição e uma maior liberação de nutrientes.
Por que não adotar o processo da serrapilheira nas lavouras exploradas com culturas de interesse econômico? A ciclagem de nutrientes irá favorecer essas culturas, além de aumentar o teor de matéria orgânica e proteção ambiental.
Em pomares, para algumas frutíferas, é comum o plantio de crotalárias, como adubo verde, nas entrelinhas. Os nutrientes do solo existentes nas camadas subsuperficiais são absorvidos pelas leguminosas. Quando incorporadas ao solo, esses nutrientes ficam disponíveis às plantas cítricas. As leguminosas, em geral, têm a propriedade de produzir grande volume de massa verde. A incorporação das leguminosa, no decorrer dos anos, aumentam o teor de matéria orgânica, fornece nutrientes como nitrogênio, fósforo, enxofre e outros, além de aumentar a CTC do solo.  Temos, então, a reciclagem de nutrientes.
Uma boa e importante prática é a utilização de culturas, na entressafra, com o objetivo de promover a reciclagem de nutrientes. Isto é interessante no sentido de eliminar a monocultura. O plantio de outra cultura, como leguminosas, promovem uma melhoria da fertilidade do solo, pois os resíduos incorporados são uma grande fonte de nutrientes. No Cerrado, por exemplo, os agricultores têm usado o milheto nessa sucessão, pois ele é resistente à estiagem e produz elevada biomassa.
Boer et al. estudaram a reciclagem de nutrientes em diversas plantas de cobertura, na entressafra no Cerrado, e concluíram que o milheto e o pé-de-galinha apresentaram os maiores teores de nutrientes acumulados na biomassa, sendo que o potássio (K) foi o que apresentou maior quantidade.
Por que a preferência por leguminosas?  Porque essas plantas têm a propriedade de fixar o N do ar através do processo simbiótico com bactérias fixadoras do gênero Risobium. Portanto, o N do ar é fixado absorvido pelas plantas. Uma economia no emprego de fertilizantes nitrogenados, diminuindo os custos para os agricultores. E não custa nada. Somente o pequeno custo da inoculação com inoculante específico.
A reciclagem de nutrientes é importantíssima, pois transfere nutrientes do solo para as plantas, e dessas para o solo novamente, que irá beneficiar outras plantas. As fases da reciclagem são: as plantas absorvem os nutrientes do solo; as plantas aproveitam esses nutrientes para o crescimento e produção; os resíduos das plantas, como folhas, ramos, raízes, são decompostos pela ação dos microorganismos do solo e liberam os nutrientes; por sua vez, esses nutrientes são absorvidos novamente pelas plantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.