quinta-feira, 4 de março de 2010

A Aplicação dos Fertilizantes e sua Eficiência

A eficiência dos fertilizantes depende dos métodos utilizados na sua aplicação; isto tem uma influência muito grande na absorção dos nutrientes. É claro que os métodos e épocas de aplicação dos fertilizantes dependem da cultura, da mão-de-obra, dos equipamentos utilizados, da mistura com outros produtos como herbicidas e defensivos, e das condições climatológicas.
Uma boa aplicação de fertilizantes, a maneira de colocá-los no solo, incluem:

1) disponibilidade pela localização

A aplicação nos sulcos permite uma alta concentração de nutrientes; isto facilita o crescimento rápido das plantas jovens. A aplicação no sulco deve ser feita em um ou dois lados das plantas; e 5 a 7 cm para os lados e um pouco abaixo das sementes;

2) danos ocasionados pela salinidade

Se muito fertilizante for colocado perto das plantas poderá ocorrer danos ao sistema radicular devido à alta concentração salina das matérias-primas que compõem o fertilizante. Por isto, deve-se atentar ao item 1.
O índice salino nos dá uma idéia sobre a capacidade dos fertilizantes aumentarem a pressão osmótica da solução do solo. As plantas, principalmente as mais jovens, sofrem muito com o aumento da salinidade do solo, pois há uma tendência da água mover-se para fora da célula da planta causando o " murchamento "; em outras palavras, se a pressão osmótica da solução do solo for superior àquela das células das raízes, a água caminhará das células para o solo. No quadro abaixo, estão classificados os fertilizantes do ponto de vista do seu índice salino, o qual foi determinado em relação ao nitrato de sódio cujo índice é igual a 100.
3) economia

Dizem que a aplicação em cobertura total antes do plantio é a forma mais econômica. As perdas de nitrogênio por lixiviação, e as perdas de fósforo por fixação devem ser consideradas; algumas culturas, como as hortaliças, têm um sistema radicular pouco desenvolvido, e não adianta nada colocar fertilizantes longe das raízes.

Assim sendo, os fatores apontados no início deste texto devem ser levados em consideração, e o agricultor deve seguir à risca as recomendações técnicas.

Um comentário:

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.