quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Tipos de Fertilizantes Fluidos

Fertilizante fluido é qualquer solução ou suspenção que contenha um ou mais nutrientes. Nas soluções, mesmo quando armazenadas por longo período, o meio permanece homogêneo, não necessitando de cuidados especiais. As suspensões são constituídas de duas fases: uma sólida e uma líquida. As suspensões, quando em repouso, podem separar as duas fases. Para manter a suspensão homogênea há necessidade de agitação, através dos agitadores. As suspensões são formadas de rocha fosfatada, fosfatos de amônio, cloreto de potássio e outros.
Os fertilizantes fluidos vem aumentando a sua participação, ano após ano, no mercado brasileiro. As usinas de cana são as grandes motivadoras desta expansão, no emprego e formulação destes fertilizantes. Devido a sua unifomormidade na aplicação, os fertilizantes fluidos permitem que o produtor os aplique mais rapidamente, facilitando o plantio de áreas maiores, em menor espaço de tempo. Os grandes produtores e empresas poderão formulá-los na propriedade, desde que possuam os equipamentos necessários para a produção: poderão produzir fórmulas de fertilizantes para cada cultura e para cada tipo de solo. Ou o produtor, que não contar com equipamentos, poderá adquirir as soluções básicas nitrogenadas ou nitrogenadas-fosfatadas e, com um tanque agitador, na propriedade, ir adicionando o cloreto de potássio e obtendo as formulações desejadas.
Os principais fertilizantes fluidos são:
1. Amônia anidra
Possui alto teor de N - 82%. Logo, seu custo de unidade de N é muito baixo. Porém, apresenta a necessidade de ser armazenada, transportada e aplicada sob pressão, utilizando equipamentos especiais. Isto dificulta a sua aplicação pela maioria dos produtores. Se não for aplicada em profundidade, haverá perdas de NH3 por volatilização.
2. Soluções nitrogenadas
a) Aqua amônia
É a amônia anidra dissolvida em água e mantida sob pressão. Como a amônia, deve ser aplicada em profundidade para evitar as perdas por volatilização.
b) URAN
É a solução de nitrato de amônio mais uréia, à pressão normal. Esta mistura permite a obtenção de concentrações de 28 a 32% de N. Pode ser usada para a aplicação direta no solo.
3. Misturas fluidas
a. misturas líquidas
São soluções que não permitem concentrações maiores que 32% na soma dos nutrientes NPK. Caso contrário, poderá haver cristalização e precipitação de sais, notadamente o potássio.
b. misturas em suspensão
Estas misturas apresentam os elementos na forma de suspensão em água. Como agentes estabilisadores são usadas as argilas. É possível, nas misturas em suspensão, obter-se fórmulações cuja soma NPK é mais elevada.

OUTROS ASSUNTOS PARA LER
Os fertilizantes nitrogenados
As vantagens da fertirrigação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.