terça-feira, 20 de setembro de 2011

Encontrando a Saturação Ideal de K

Um balanço ideal para a percentagem da saturação de cátions da CTC a pH 7,0. seria aquela que apresentasse parâmetros de cálcio (Ca) entre 60-70%, magnésio (Mg) entre 10-20%, e potássio (K) entre 2-5%. Isto é de grande valia para verificar como se comporta o solo, em condições naturais. Para determinar a percentagem de cada um destes cátions básicos é necessário conhecer o teor de cada um deles e o teor da CTC a pH 7,0, ambos expressos em comolc/dm³. Estes teores se obtém no resultado da análise do solo. Caso a análise do solo expresse o teor em mmolc/dm³ será preciso transformá-lo em cmolc (dividindo por 10), ou usar, no cálculo, ambos valores em mmolc/dm³. Quando se verificar
um desbalanço das condições ideais acima é preciso saturar a CTC com K, aplicando cloreto de potássio, e adicionando Ca e Mg com utilização de calcário dolomítico, havendo necessidade, em alguns casos, de complementar com calcário calcítico, principalmente para manter ou aumentar a relação Ca/Mg. Mas para elucidar melhor, vamos usar um resultado hipotético de análise de um determinado solo, conforme Tabela 1.
Os valores dos conceitos básicos foram calculados conforme já demonstrado no artigo:
Interpretando os conceitos básicos da análise do solo

Interpretando a Tabela 1, verificamos que as saturações de Ca, Mg e K, neste solo, estão longe das condições ideais.
Como se calcula as saturações de Ca, Mg e K?
A fórmula utilizada é a seguinte:
Aplicando esta fórmula chegou-se aos resultados de Saturação, conforme na Tabela 1.
Saturação de Cálcio (%) = 100 x 1,8  / 7,55
Saturação de Ca = 23,8 %
Saturação de Mg (%) = 100 x 0,6  / 7,55
Saturação de Mg = 7,94 %
Saturação K (%) = 100 x 0,06  / 7,55
Saturação K = 0,8%
Lembre-se que mg K/dm³ x 0,002526 = cmolc K/dm³. Então, 24 mg K/dm³ x 0,002526 = 0,06 cmolc K/dm³.
Para chegar-se às condições ideais é necessário aumentar as percentagens de saturação dos cátions básicos: Ca, Mg e K. Para isto vamos estudar cada um deles:
1. Saturação de K:
O ideal é entre 2-5%. Vamos considerar uma média arredondada de 4%.
Saturação K 4% = 100 x K cmolc/dm³  / 7,55
4 x 7,55 = 100 x cmolc K/dm³
K cmolc/dm³ = 0,30
Como o solo já tem 0,06, falta adicionar 0,24 cmolc K/dm³
1 cmolc K/dm³ = 391 mg K/dm³
0,24 x 391 = 93,84 mg K/dm³
93,84 mg K/dm³ x 2 = 187,68 kg K/ha
187,68 kg K/ha x 1,205 = 226 kg K2O/ha
Para adicionar K2O ao solo, torna-se necessária a aplicação de um fertilizante potássico, ou seja, o cloreto de potássio (KCl) que contém 60% de K2O.
Em 100 kg KCl ................... 60 kg K2O
Em  X kg KCl .................... 226 kg K2O
X = (226 x 100)  / 60
X = 377 kg KCl/ha
Na próxima postagem, amanhã, 21 de setembro, completaremos o artigo abordando sobre as saturações ideais de Ca e Mg, com o título "Encontrando a Saturação Ideal de Ca e Mg"
OUTROS ARTIGOS PARA LER
Unidades internacionais usadas em solos
Importância da relação Ca/Mg e variações
Interpretação da análise de solo
Unidade cmolc/dm³ e suas conversões
CTCs efetiva e potencial
Tabela de conversão de unidades das análises de solos

9 comentários:

  1. Bom dia Professor. No artigo "Quanto Adicionar de K para Saturar a CTC do Solo" no link http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2011/01/quanto-adicionar-de-k-para-saturar-ctc.html#comment-form , o senhor considerou que após a correção para pH do solo = 6,0 devia-se calcular quanto foi liberado de cargas negativas, o qual foi considerado que na prática é 65% da CTC potencial, e a partir daí o senhor recalculou a CTC do solo e quanto devia-se atingir de K para atingir os 5% de saturação. Porém nesta conta o senhor não considerou esses 65% de liberação de cargas, e sim 100%. Qual dos dois métodos devo utilizar? Eu considero 100% da CTCpotencial ou recalculo para 65% da CTC potencial para estimar a quantidade a ser adicionado de K no solo? Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui levamos em consideração o que o solo tem de K e o que se precisa acrescentar para saturar 5% da CTCcom potásssio.

      Excluir
    2. Professor, aproveitando a pergunta do José,também fiquei com a mesma duvida: Mas na prática do dia a dia, quando devemos considerar os 65% da CTC? e o que significa este valor? Entendi que é um valor máximo aproximado no qual a CTC libera as cargas negativas para troca por cátions, então a CTC não seria 100% disponível para a troca seria isto? Teria alguma explicação para isto para que o restante não fique disponível? Fiquei curiosa rsrs

      Muito Obrigada pelos seus artigos, são claros e objetivos! Parabéns!

      Excluir
    3. São duas maneiras de fazer o cálculo da reposição de K. A CTC a pH é definida como a quantidade de cátions adsorvida a pH 7,0. Sob o ponto de vista prático, é o nível da CTC de um solo que seria atingido, caso a calagem deste solo fosse feita para elevar o pH a 7,0; ou o máximo de cargas negativas liberadas a pH 7,0 passíveis de serem ocupadas por cátions.
      Vejam que no exemplo trabalhamos com pH 6,0 por isso se avalia teoricamente os 65% da CTC a pH 7 (T).


      Excluir
  2. Boa noite professor, eu tenho uns solos com 180 pontos de K conforme análise, meu K na CTC está de 4 a 5%, meu solo tem de 50 a 58%de argila, estou querendo plantar somente com adubo não. Será que eu posso plantar nessas condições ? Grato, Marcelo Camilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A saturação de K está ótima dentro dos padrões exigidos para um equilíbrio entre os cations básicos. E a acidez, o N, o P, como estão?

      Excluir
  3. Boa noite professor, venho novamente tirar minhas dúvidas com vossa excelência, como eu fiz na pergunta anterior se eu podia plantar apenas com adubo de base no caso MAP, sem potassio , já que o meu k na CTC está entre 5 e 6, meu fósforo=9, minha CTC está com 6 e 7, meu Al=<0,1, vou plantar soja, sera que posso dá uma economizada no potassio pra essa safra ja que ele está acima de 150?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem que ver na recomendação de adubação de sua região para a cultura da soja e verificar se o valor de K expresso na análise do solo está na faixa alta. Se estiver nesta faixa vc pode dispensar a aplicação de potássio. Caso contrário, deverá seguir a recomendação de tantos kg de K2O conforme a faixa que se enquadra o valor expresso na análise do solo.

      Excluir
  4. Lembrando que me meu solo tem 50% de argila.grato

    ResponderExcluir

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.