quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Standards Map no Auxílio à Certificação de Produtoss

Hoje em dia só tem acesso aos mercados externos e internos, cada vez mais exigentes, quem tiver a certificação de seus produtos. Afora isto, a ocorrência de lucro maior, o aumento da eficiência produtiva, a menor produção de impactos ambientais e outros necessários à melhoria da imagem corporativa. Para quem quer vender nos mercados nacional e internacional tem ao seu alcance o Standards Map, que orienta para os princípios de sustentabilidade ambiental. O Standards Map, foi lançado em 2011 e oferece ferramentas para obtenção de certificação em normas voluntárias, ou seja, aquelas desenvolvidas por entidades não governamentais.
O que são normas voluntárias?
São as normas desenvolvidas por entidades não governamentais, associações, companhias, etc. O cumprimento destas certificações não é legalmente obrigatório ou requerido por governos ou instituições multilaterais. Elas se diferenciam das certificações compulsórias que são de execução obrigatória. A página da web  http://www.standardsmap.org/en/  permite acesso gratuito e, após um cadastro do usuário, disponibiliza informações sobre estas normas aos mais diferentes produtos e mercados, além de permitir uma análise comparativa entre eles. A página está em inglês, mas pode ser visualizada em espanhol e francês:
São 40 normas voluntárias em mais de 160 países e atingindo 40 setores produtivos. Tudo isto através de um banco de dados elaborado em parceria com organizações certificadoras, incluindo artigos científicos, casos de sucesso, e outros para consulta. Os produtos certificados levam uma grande vantagem quando comparados àqueles não certificados. A Comissão Européia (CE) decidiu estabelecer uma meta de 50% no estímulo para aquisição de produtos agrícolas sustentáveis no âmbito europeu. E o Standards Map possibilita aos produtores, que querem aumentar ou atingir este mercado em crescimento, informações de sistematização e customização.  Um produtor rural ou empresa que deseja exportar seu produto para outros mercados, com o Standards Map pode saber quais certificações são reconhecidas pelos consumidores; quais certificações se aplicam ao seu produto; quais os requisitos que são necessários para obter essas certificações e custos.
Fonte: CNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manisfeste a sua experiência, a sua dúvida, utilizando a parte de comentários.